TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Potencial Elétrico

Por:   •  3/4/2016  •  Relatório de pesquisa  •  390 Palavras (2 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 2

Potencial Elétrico O potencial elétrico é a grandeza escalar (possui apenas um valor absoluto) que determina a capacidade de um corpo eletrizado realizar trabalho, ou seja, se atraírem ou se repelirem, segundo as forças geradas pelas cargas num campo elétrico (o potencial elétrico, em geral, existe na mesma região do campo elétrico) representado por linhas de força ou linhas de campo. Em outros termos, o potencial elétrico, uma grandeza escalar (não possuem direção e sentido) mede o nível de energia potencial de um ponto de um campo elétrico, colocandose uma carga de prova (q) resultando assim, na energia potencial adquirida por essa carga. Por esta razão, para determinarmos a existência de potencial elétrico de um ponto em uma região no espaço é preciso a inserção de uma carga de teste e verificar a existência de Energia Potencial Elétrica, sendo assim, pode-se calcular o potencial gerado por qualquer corpo com a seguinte equação:

𝑉 =

𝐸𝑝𝑒 𝑞

Onde: 𝑉 – Potencial elétrico (V, volt) ou [J/C] 𝐸𝑝𝑒 – Energia potencial elétrica (J, joules) 𝑞 – Carga elétrica (C, coulomb)

Para o Sistema Internacional de unidades as duas unidades são aceitas [V, volt] ou [J/C, Joule por Coulomb], sendo a primeira a unidade oficial em homenagem ao físico italiano Alessandro Volta (1745-1827), inventor da pilha.

Energia Potencial Elétrica A energia potencial elétrica (Epe), indica a força em um ponto dentro de um campo elétrico onde um determinado corpo eletrizado, se “alimentando” do potencial elétrico (V) poderá gerar trabalho, ou seja, se movimentará de uma região no espaço para outra através das forças de atração ou repulsão, gerados conforme sinal do material eletrizado (fonte geradora do campo). Para corpos puntiformes (dimensões e peso desprezíveis), pode-se utilizar a equação abaixo para determinar a intensidade da energia potencial elétrica.

𝐸𝑝𝑒 =

𝑘.𝑄.𝑞 𝑟 Vale ressaltar que para corpos cujas dimensões e massa são significativos, a fórmula descrita anteriormente não pode ser aplicada, para estes casos devemos utilizar a equação do tópico anterior.

Potencial Elétrico em Corpos Puntiformes O potencial elétrico gerado por um corpo puntiforme pode ser determinado através da equação: 𝑉 = 𝐸𝑝𝑒/𝑞 assim como para qualquer outra situação. Todavia, uma vez que o campo gerado por estes corpos são, em geral, de baixa intensidade, em algumas vezes é inviável a determinação do potencial através desta equação máxima. Sendo assim, temos:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (74.6 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com