TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional

Por:   •  14/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  331 Palavras (2 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 2

TAREFA 4

O Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional - PCMSO, serve como um indicador biológico e um termômetro de como está o funcionamento da politica de segurança ocupacional da empresa e a aderência do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais – PPRA. Assim é imprescindível conhecer e identificar as características de um bom PCMSO e como ele interfere na segurança ocupacional de uma organização.

Isto posto: Analise o PCMSO apresentando e sua aderência a legislação vigente em especial a NR07, inferindo-se o mesmo serve como um instrumento de política de segurança e higiene no trabalho.

O texto tem tamanho livre. Vale de 10 (dez) pontos desde que você envie no prazo determinado e alcance os objetivos propostos.

O PCMSO - Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional é regulamentado pela NR – 07 a qual define estre programa como: “que orienta empregadores, empregados, agentes da inspeção do trabalho, profissionais ligados à área e outros interessados para uma adequada operacionalização do PCMSO.”

O PCMSO possui um escopo que não é “engessado”, mas orienta que deve conter minimante fatores em seu corpo como:

• Informações básicas (número de trabalhadores e suas respectivas características que os identificam como cidadãos e de formas de trabalho);

• Definições correspondentes as atividades de processos de trabalho, sempre avaliando o PPRA e os respectivos mapeamentos de risco, considerando critérios e procedimentos para avaliações clínicas, o que salienta a integração entre o PPRA e PCMSO;

• Deve conter um cronograma periódico de exames clínicos a serem solicitados de acordo com a atividade de cada trabalhador, avaliando os riscos e definindo conforme a necessidade de cada trabalhador;

Além do atendimento a NR-7 o PCMSO é um essencial como instrumento de política de segurança e higiene no trabalho que deve ser realizado sempre por médicos do trabalho.

Se o PCMSO for executado de forma correta pode trazer resultados que visam melhorar a qualidade de vida do trabalhador, previnindo diversas doenças que são um dos maiores problemas atuais e melhora do engajamento e animo do trabalhador no exercício do trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (39.3 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com