TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto Tecnologia Social Sustentável

Por:   •  25/11/2021  •  Relatório de pesquisa  •  1.612 Palavras (7 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 7

Universidade Federal de São Carlos

 Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia

 Departamento de Hidrobiologia 

 

 

 

Livia Fernanda Silva Cunha, 793176

Pedro Henrique Fortes Bartoli, 792324

Projeto Tecnologia Social Sustentável (TSS) - Estudo de caso:

Tecnologia Social e Desenvolvimento Sustentável: Um estudo de caso acerca do Projeto EcoCidadania da Universidade Patativa do Assaré.

 

 

 

São Carlos

2021

Livia Fernanda Silva Cunha, 793176

Pedro Henrique Fortes Bartoli, 792324

Projeto Tecnologia Social Sustentável (TSS) - Estudo de caso:

Tecnologia Social e Desenvolvimento Sustentável: Um estudo de caso acerca do Projeto EcoCidadania da Universidade Patativa do Assaré.

Trabalho entregue na disciplina de Ciências do Ambiente (10308) no curso de graduação Engenharia de Produção na Universidade Federal de São Carlos.

 

Orientadores: Prof. Dr. Sergio Henrique Vannucchi Leme de Mattos

Prof. Dr. João Anderson Fulan

 

 

 

 

 

 

 

São Carlos

2021

Resumo:

O presente texto relaciona um artigo escolhido com base Tecnologia Social Sustentável (TSS) e os conceitos ensinados na disciplina de Ciências do Ambiente (10308-UFSCAR), apresentando como a tecnologia social pode ser aplicada, bem como o seu público-alvo e os seus resultados. Durante o projeto analisado verificou-se que através da transformação e reutilização de garrafas PET, foi possível atingir e contribuir com a qualidade de vida de diversas famílias, configurando o caso como uma verdadeira tecnologia sustentável.

Palavras-chave: Tecnologia Social, Projeto EcoCidadania, Desenvolvimento Sustentável.

Abstract

This text relate a article picked based on Sustainable Social Technology and the concepts taught in the subject of Ciências do Ambiente (10308-UFSCAR), introducing how the social technology can be aplicated, as well as your target audience and their results. During the analyzed project checked that trough the transformation and reuse of PET bottles, was possible achieve and contribute with the quality of life of many families, featuring the case like a truly social technology.

Keywords: Social Technology, EcoCidadania Project, Sustainable Development.

O caso escolhido se refere ao tema de Tecnologia Social Sustentável (TSS), e discorre a respeito de uma pesquisa que possui como objetivo analisar os efeitos da TSS para os participantes do Projeto EcoCidadania realizado pela Universidade Patativa do Assaré desde 2009, este que foi escolhido pois além de ser um exemplo prático do uso da Tecnologia Sustentável, também dispõe de exemplos do seu efeito na sociedade.

A tecnologia social (TS) surge em meados de 1980 quando a degradação do meio ambiente e o agravamento dos problemas sociais se veem em grande crescimento, como um desenvolvimento que deveria ter como base não somente em resultados econômicos, como também em aspectos sociais e ambientais. É importante ressaltar que uma das características da TS é a habilidade em gerar resultados sustentáveis a longo prazo, uma vez que pode ser desenvolvida sob uma perspectiva ampla, chegando aos níveis da sustentabilidade: social, econômica e ecológica, como destaca Fonseca (2010) em (BOSZCZOWSKI; TEXEIRA, 2012; DALMORO, 2009). Tem-se como questionamento abordado pela pesquisa: Quais os efeitos da TS para os beneficiados do projeto, através da perspectiva do desenvolvimento sustentável?  Dessa forma, a pesquisa tem como foco identificar os resultados econômicos do projeto, assim como a geração de emprego e renda; verificar quais os efeitos sociais atingidos com relação as relações entre os grupos, a valorização dos talentos individuais e a melhoria da qualidade de vida; inspecionar os impactos ambientais do projeto, através das ações feitas em busca da preservação dos recursos naturais.

O caso anteriormente explicado se enquadra como um exemplo de TSS, pois está relacionado justamente ao uso da tecnologia para transformar a sociedade. O processo de produção do projeto consiste em tirar a tampa e rótulo de garrafas PET e lavá-la, em seguida a mesma tem o seu fundo cortado, e depois é colocada em uma “Fiadeira” para que seja desfiada em fios finos que posteriormente serão utilizados na produção de vassouras e cordas. Os fios são aplicados a base da vassoura com o auxílio da “Grampeadora”. O restante é enrolado num cartel, com o “Equipamento de enrolamento de fios”, para ser usado na produção de corda-alambrado (feita com a utilização da “Tecedeira”), utilizada em redes de campo de futebol, balanço infantil, porta toalha, porta planta e cestos. Como uma segunda opção, as PETs podem passar pela “Cortadeira Grossa”, está que irá produzir fios mais grossos para a produção de bolsas e cestos.

Ademais, os desenvolvimentos dos equipamentos supracitados foram feitos através de um projeto que buscava por meio de um técnico qualificado disponibilizar para a sociedade uma atividade que gerasse emprego e renda, e ainda contribuísse com a preservação do meio-ambiente. Objetivo que foi atingido e comprovado através das entrevistas dos beneficiados pelo projeto, como pode-se notar a seguir:

Antes faltava até de comer em casa, mas, agora com o projeto, nós estamos mais despreocupados, sempre tem trabalho, sempre vendemos os produtos, e sempre entra um dinheirinho. E, outra coisa boa, é que toda vida que tem um problema a gente conversa e resolve. (beneficiado 2)

Ah, o bom do projeto, é porque a gente se dá bem, a gente rir, a gente aprende, a gente se preocupa um com o outro, e além de tudo isso, estamos fazendo um trabalho honesto, ganhando nosso dinheiro e cuidando da natureza, pois a garrafa PET é muito prejudicial ao meio ambiente. (beneficiado 4)

Tendo em vista as informações anteriormente apresentadas, conclui-se que o caso é um exemplo de tecnologia sustentável aplicada, pois estabelece-se como uma técnica elaborada e implantada com interação da sociedade, e que usou de recursos locais de forma sustentável para gerar soluções que beneficiaram a sociedade, como cita o RTS (2012).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (95.8 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com