TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto de engrenagem

Por:   •  7/11/2017  •  Relatório de pesquisa  •  371 Palavras (2 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

[pic 2]

Projeto e Força de Forjamento

Professor: Angelo Caporalli Filho

Alunos:  

Lucas Hideki           141322951

Kaique Guedes       141323663

Henrique Ribeiro     12046-1

Marcelo Siqueira     141323256

Matheus Resende   141322901


INTRODUÇÃO

O projeto realizado tem a proposta de desenvolver um projeto

  1. OBJETIVOS

Este experimento visa projetar um sólido de revolução, mais precisamente uma engrenagem, através de aplicações de processos de forjamento à quente de peças de aço. Deve ser desenvolvido desde o desenho técnico da peça até os devidos cálculos para o dimensionamento da peça e cálculo da força de forjamento, na qual estima a força necessária para determinação da capacidade do equipamento a ser utilizado.

  1. MATERIAIS E MÉTODOS

O material escolhido a ser utilizado no projeto da engrenagem foi o aço SAE 8620 devido às suas características e aplicabilidades compatíveis às propostas.

O mesmo tem como características ser um bom aço para cementação, além de  média temperabilidade, com uma boa usinabilidade, boa soldabilidade e média resistência mecânica. Sua dureza superficial, na condição cementada e temperada, pode alcançar 62 HRc, enquanto que a dureza de núcleo varia entre 30 e 45 HRc.

Além disso, é amplamente utilizado na fabricação de engrenagens, pinos e peças onde há exigência de dureza superficial, obtida pelo processo de cementação ou carbonitretação, que cumpre com os objetivos propostos no projeto.

O software utilizado para a realização da representação da engrenagem e do tarugo foi o Catia V5. O mesmo software foi utilizado para alguns cálculos básicos o volume, por exemplo, para a definição das dimensões do tarugo.

  1. RESULTADOS E DISCUSSÃO

        

O processo de definição das dimensões do tarugo foi realizado através do método de equivalência volumétrica. O volume da engrenagem projetada foi calculado através do software Catia V5. A partir desse ponto, foi considerado o diâmetro da  parte central da peça (90 mm) como referência para o diâmetro do tarugo, escolhendo-se o diâmetro comercial numericamente mais próximo, sendo este com o valor de 4in, equivalente a 101,6mm, aproximadamente. Realizando manualmente os cálculos e igualando o volume da engrenagem e do tarugo, achou-se o comprimento de 116mm para o segundo.

  1. CONCLUSÕES
  1. BIBLIOGRAFIA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (125.6 Kb)   docx (771.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com