TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O QUE É BIG DATA?

Artigo: O QUE É BIG DATA?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/4/2014  •  288 Palavras (2 Páginas)  •  684 Visualizações

Página 1 de 2

BIG DATA

O que é?

O conceito de Big Data é focado no gigantesco armazenamento de dados, com enorme velocidade. O Big Data é baseado no conceito de 5V: Valor, Veracidade, Variedade, Volume e Velocidade. O Big Data é tido por muitos, como a solução de eventuais situações problemáticas da economia. E devido ao modelo econômico adotado pela globalização, o termo Just in time, totalmente dependente da necessidade de uma expansão virtual, se tornou a palavra de ordem das negociações e forçou a ampliação de estrutura para armazenamento de dados.

Qual a utilidade?

A função e atuação fundamental do Big Data é justamente de ser capaz de trabalhar com muitas variáveis simultaneamente, além de leitura e reinderização de imagens, em tempo mínimo e muita eficácia.

Como funciona?

Geramos um numero gigantesco de dados diariamente, e estima-se que esse volume dobre a cada 18 meses. Esses dados vêm de sistemas estruturados e não estruturados gerados por e-mails, postagens em mídias sociais, mensagens instantâneas, etiquetas RFID, câmeras de vídeo, etc. Muitas vezes precisamos agir em tempo real para lidar com essa imensa quantidade de dados.

Qual a fonte de informações?

Esses dados vêm de sistemas estruturados e não estruturados gerados por e-mails, postagens em mídias sociais, mensagens instantâneas, etiquetas RFID, câmeras de vídeo, etc.

Qual a contribuição para o marketing das empresas?

A dificuldade de armazenar, analisar e utilizar grandes conjuntos de dados têm sido um considerável gargalo para as companhias. Já existem casos bem interessantes de uso de Big Data. Um exemplo é o “Flu Trends” do Google. Baseado nos dados do seu buscador, a empresa desenvolveu um projeto no qual conseguiu identificar tendências de propagação de gripe antes de números oficiais refletirem a situação. Essa mesma técnica pode ser aplicada para analisar inflação, desemprego e muitas outras coisas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com