TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é Big Data?

Monografias: O Que é Big Data?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2014  •  345 Palavras (2 Páginas)  •  508 Visualizações

Página 1 de 2

O que é big data?

Big data é basicamente uma grande quantidade de dados que necessita de uma ferramenta de gerenciamento para que possam ser analisadas e aproveitadas. O big data é utilizado para que possamos tirar conclusões sobre determinados assuntos. Um exemplo é a análise de pesquisa do google onde ele aproveita as informações pesquisadas e lhe indica links patrocinados em diversos sites sobre o mesmo assunto que você buscou. Ou analisar clientes de um supermercado cruzando informações, com isso é possível identificar que tipo de produtos os clientes costumam levar em uma mesma compra.

Especialistas explicam big data com a teoria dos cinco V's: volume, variedade, velocidade, veracidade e valor.

Volume: Diversos fatores fizeram ajudaram no aumento no volume de dados. Armazenamento dos dados durante anos, dados coletados das redes sociais, novas tecnologias que são aderidas com maior facilidade, câmeras que coletam informações diariamente e etc. Antigamente o longo volume de dados nos trouxe "dor de cabeça", hoje é possível colher frutos a partir destas informações e se adiantar nas necessidades dos usuários.

Variedade: A variedade quer dizer que podemos utilizar diferentes tipos de dados, no passado utilizávamos apenas os dados estruturados, hoje podemos cruzar dados

desestruturados, pois fotografias, vídeos, atualizações de redes sociais, não podem ser estruturados facilmente para que possamos colher dados posteriormente.

Velocidade: A velocidade se refere ao modo como as informações estão sendo armazenadas, ou seja, a velocidade que as informações se movem ou que são realizadas transações de cartões de crédito.

Veracidade: Veracidade porque precisamos ter certeza da autenticidade dos dados e com uma grande variedade de obtenção das informações muitas vezes temos dados como erros de digitação, gírias (caso das redes sociais), mas ao final de tudo o grande volume de dados compensa a má qualidade em algumas informações.

Valor: Valor pode-se dizer que é o "V" mais importante, pois precisamos tornar todo esse volume de dados coletados em algum resultado, pois sem isso todos os dados serão inúteis.

Podemos concluir que o big data tem um grande força na tomada de decisões, campanhas de marketing, aprimoramento de algum produto e etc.

Referências:

Acessados no dia 09-09-2014

http://www.oficinadanet.com.br/post/13252-o-que-e-big-data

http://www.sas.com/offices/latinamerica/brazil/solucoes/bigdata/

http://www.infoq.com/br/news/2012/11/bigdata-realidade-exageros

http://pt.slideshare.net/BernardMarr/140228-big-data-volume-velocity-variety-varacity-value

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com