TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é Evapotranspiração Hidrologia

Por:   •  11/2/2023  •  Projeto de pesquisa  •  1.201 Palavras (5 Páginas)  •  50 Visualizações

Página 1 de 5

EHD – 304 Hidrologia

Discente: Douglas Barroso Santos                             Matrícula: 20221025002

Docente: Aruana Rocha Barros Lopes

Questões

  1. O que é Evapotranspiração?

Como o próprio nome sugere evapotranspiração é junção da evaporação da água com a transpiração das plantas, como não conseguimos separar a água proveniente de um com a do outro em termos gerais se expressa pela passagem da água da superfície terrestre na sua forma de vapor para a atmosfera ou seja é um processo de conversão da água em seu estado líquido para vapor que pode ocorrer junto a  espelhos d´águas, nos próprios cursos d´águas, na vegetação, no solo  e que é uma parte fundamental do ciclo hidrológico uma vez que fornece água para a atmosfera para que assim o clico hidrológico tenha continuidade.

  1. O que é Evaporação?

A evaporação se expressa como sendo um processo físico de passagem do estado líquido para o estado de vapor. Em especial a evaporação da água em si pode ocorrer diretamente através de espelhos d’águas, rios, lagos, uma vegetação que esteja úmida e do próprio solo e como qualquer processo físico este também requer gasto de energia.

  1. Quais as principais formas de predição da Evaporação?

O processo de evapotranspiração que consiste na evaporação e transpiração é um processo difícil de dissociar logo estes ocorrem de forma simultânea.  Assim a evaporação além de ocorrer na parte mais exposta do solo, ou seja, em sua superfície, também acontece em solos já cultivados, ou seja, florestados, através de um processo de radiação solar quando atinge a superfície da planta.

Tais processos estão intrinsicamente ligados aos estágios de desenvolvimento da planta, uma vez que a evaporação superficial do solo predomina em seu desenvolvimento inicial e logo em seguida quanto a planta aumenta em tamanho e desenvolvimento a evaporação predominante é pela radiação solar diretamente nas plantas.

Os evaporímetros, são muito usuais na medida direta de evaporação os quais consistem em pequenos reservatórios de água, que medem diretamente a evaporação de uma superfície livre de água.

Por fim temos os Tanques Classe A, um tanque com água onde são realizadas medidas de evaporação em mm, medidas entre leituras subsequentes, este também pode ser associado a medidas de evaporação dos reservatórios para se obter uma referência dos valores de evaporação.

  1. Quais os principais modelos de estimativa da evaporação, premissas e limitações?

Os modelos matemáticos de transferência do sistema solo vegetação (SVTAs), são modelos que tratam de processos de transferência de transporte de água para a atmosfera, estes vem sendo aprimorados ao longo do tempo. Desse modo esse modelo trabalha com processos dinâmicos que tem suas varáveis afetadas por diversos fatores, pois em si a própria interação do solo com atmosfera se mostra muito complexa, desse modo são modelos muito usuais e que estão em constantes desenvolvimentos e aprimoramentos.

  1. Quais as principais formas de medição da Evapotranspiração?

São diversos os métodos para se estimar a evapotranspiração desde de empíricos até matemáticos, que como mencionado anteriormente é difícil de dissociar em meio natural com o processo de evaporação individual.

Tais processos estão intrinsicamente ligados aos estágios de desenvolvimento da planta, uma vez que a evaporação superficial do solo predomina em seu desenvolvimento inicial e logo em seguida quanto a planta aumenta em tamanho e desenvolvimento a evaporação predominante é pela radiação solar diretamente na planta.

Temos também Evapotranspiração Potencial de Referência (ETO), sendo a taxa, ou seja, uma relação da água disponível no solo quando vaporizada em relação a uma determinada superfície de uma planta, é importante destacar que a evaporação ocorre também diretamente pela superfície das folhas das plantas.

Uma das principais formas de medidas de evaporação são os lisímetros que são recipientes diretamente preenchidos com solo, e podem ser de três tipos, pesagem mecânica, percolação e flutuação, estes também são usados para medição de evapotranspiração por ser um processo intrínseco a evaporação em sim, em geral são usados para avaliação da condição solo-planta.

O  Método de Blaney-Criddle é um método de modo genérico que se baseia na temperatura do ar, é bastante usual onde temos disponíveis penas dados de temperatura do ar, é importante a cautela no uso desse método em regiões equatoriais de temperaturas muito constantes, em pequenas ilha costeiras em que a temperatura é afetada pela superfície do mar, dentre outras regiões.

Método de Hargreaves-Samani este também é um método que se baseia em temperatura e irradiância solar, sendo desde modo um modelo que pode vir a incorrer em superestimativas em seu uso. De acordo com Jensen, Burman e Allen (1990), os métodos que se baseiam na temperatura do ar e na radiação, que é o caso de Hargreaves e Samani, tendem a superestimar a evapotranspiração de referência em 15 a 25%, em climas úmidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (90.1 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com