TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é Pcp

Dissertações: O Que é Pcp. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/6/2014  •  650 Palavras (3 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 3

O que é PCP?

Planejamento criado nas empresas por uma necessidade. Um processo utilizado no gerenciamento das atividades de produção, e dele dependem planejar e controlar a produção. Garantindo que a produção ocorra eficazmente e produza produtos e serviços como se deve. O Objetivo é traçar metas e planos bem mais definidos, utilizando os recursos de maneira eficiente, corrigindo possíveis falhas e distorções, obtendo com isso resultados bem mais satisfatórios. Planejar e controlar então significa que a processo de produção ocorra da maneira que se espera, na quantidade, no tempo certo e na qualidade dos produtos. Entre os principais resultados alcançados com o PCP estão altos indicies de produção e qualidade, baixos indicies de falhas e refugos, custo baixo de produção e melhor administração do tempo. Então o PCP leva a empresa produzir com maior eficiência, rapidez e menor custo, obtendo assim um maior lucro.

A Importância do PCP para as empresas

Quem não planeja, programa e controla o que produz, provavelmente terá dificuldades em alcançar os índices de produtividade e qualidade que o mercado exige, sendo assim as empresas necessitam de planejamento e controle na produção e num todo da empresa. Portanto é necessário decidir uma forma de garantir que a sua empresa atinja o objetivo de produzir com qualidade e produtividade. A garantia de bons resultados está ligada ao bom planejamento, programação e controle de todo o processo de produção.

O planejamento e o controle são muito importantes para uma organização produtiva já que qualquer operação requer planos e controle para que os objetivos sejam alcançados, nos prazos e com qualidade de produtos. O planejamento e o controle são necessários, principalmente porque o projeto de operação produtiva geralmente não se preocupa com o andar do sistema em todas as suas etapas. Planejar e controlar, então significam garantir que os recursos produtivos estejam disponíveis na qualidade, no momento e no nível de qualidade adequados.

Apesar de serem inter-relacionados, planejamento e controle são diferentes. Planejamento é uma palavra que significa o ato ou efeito de planejar, criar um plano para otimizar a alcance de um determinado objetivo, ou seja é a formalização do que se pretende que aconteça em um determinado momento do futuro. Um plano não garante que aquilo aconteça conforme o planejado, pois existem muitas variáveis ao longo do seu processo então ai entra o controle, no dicionário Ato de dirigir qualquer serviço, fiscalizando-o e orientando-o do modo mais conveniente, segundo escrito no artigo “È o processo de lidar com as variáveis”.

Esse lidar com as variáveis significa que o controle permite alterar o planejamento, para que possa haver melhoria e adequações nos objetivos a serem alcançados.

Conclusão.

No atual cenário mundial a competitividade entre as empresas é algo que cresce cada dia mais, plano e controle da produção se tornou mais que uma necessidade, é quase uma regra para um bom funcionamento de uma empresa. Planejar é algo extremamente útil que permite que as empresas tracem objetivos e metas, melhorem o seu processo de produção e o principal, levar as empresas a um maior conhecimento de suas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com