TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O RELATÓRIO DA VISITA EM CAMPO NO MUNICÍPIO DE SATUBA - AL

Por:   •  4/3/2020  •  Relatório de pesquisa  •  1.368 Palavras (6 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 6

CENTRO UNIVERSITÁRIO TIRADENTES – UNIT
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS
[pic 1]

Curso: Bacharelado em Engenharia Ambiental e Sanitária 2019.2

RELATÓRIO DA VISITA EM CAMPO NO MUNICIPIO DE SATUBA - AL

Alunos: Lucas Dias Correa

 Paulo Victor dos Santos

Tallyne Ryara Monteiro Mendes

Professora: Jaqueline Silva Albuquerque da Guia

Maceió/AL, Setembro /2019.

Lucas Dias Correa

Paulo Victor dos Santos

Tallyne Ryara Monteiro Mendes

RELATÓRIO DA VISITA EM CAMPO NO MUNICIPIO DE SATUBA - AL

Relatório de campo sobre condições de saneamento –No municipio de Satuba - AL. Apresentado ao Curso de Bacharelado em Engenharia Ambiental e Sanitária – 8° Período  do Centro Universitário Tiradentes - UNIT, sob orientação da professora, Jaqueline Silva Albuquerque da Guia. Como um dos pré-requisitos para obtenção de nota parcial na ME da disciplina Praticas de Engenharia Ambiental IV.

Maceió-AL, Setembro /2019.[pic 2]

SUMÁRIO

RESUMO.........................................................................................................................3

INTRODUÇÃO ............................................................................................................... 3

OBJETIVOS .................................................................................................................... 4

OBJETIVO GERAL ........................................................................................................ 4

OBJETIVOS ESPECÍFICOS .......................................................................................... 4

ATIVIDADES REALIZADAS ................................................................…................... 4

CONCLUSÃO ............................................................................................…................. 8

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS .....................................................….................. 9

 

 

 

RESUMO    

Este  relatório  foi  elaborado  com  o  objetivo  de  apresentar  a  importância  da visita em campo para tomar informações necessárias para a pesquisa das condições de saneamento do município . A ideia de saneamento básico contém uma série de aspectos para o bem-estar da comunidade, abastecimento de água potável, manejo de águas pluviais, coleta e tratamento de esgoto, limpeza urbana, manejo de resíduos sólidos, controle de pragas e outros tipos de agentes patogênicos, visando à saúde da comunidade em geral. O presente trabalho foi realizado na cidade de Satuba – AL.

  1. INTRODUÇÃO

O Saneamento Básico é a medida de saúde pública mais eficaz em prevenir doenças, reduzir a mortalidade infantil e ainda no aumento de expectativa de vida de uma comunidade. Os cuidados com a drenagem urbana, os resíduos sólidos, a água e o esgotamento sanitário, são itens de importância vital do Saneamento Básico para o desenvolvimento humano, econômico e financeiro de uma região.

O presente relatório tem como objetivo apresentar as informações obtidas na visita em campo, realizado no município de Satuba percorrendo os setores da cidade e visitando a empresa CASAL  (Companhia de Saneamento de Alagoas), situada na cidade na Rua Júlio Felismino Nº 28.

A visita teve duração de 3 dias, iniciando no dia 13 de Setembro e encerrou-se no  dia  20  de  Setembro  de  2019.

Onde foram desenvolvidas as seguintes atividades no local: Realização de questionário com a população sobre o saneamento básico do município, registro de fotos do local e levantamento de dados da nascente e reservatório.

  1. OBJETIVOS

Objetivo Geral

Devido que importância do saneamento básico está intrínseco na implantação de sistemas e modelos públicos que promovam o abastecimento de água, de qualidade e para que possa contribuir para uma melhor qualidade de vida da população que o município de Satuba foi escolhido, justamente pelo déficit em proporcionar abastecimento para a população, devido que o crescimento desordenado ocorreu de maneira irracional em  áreas, que pela sua natural topografia, representa uma da falta de abastecimento de água.

Objetivo Específico

  • Visitar a região para identificação in loco dos problemas de abastecimento
  • Realizar entrevistas com os moradores do município para identificar os principais problemas
  • Levantar dados de abastecimento de água na localidade

  1. ATIVIDADES REALIZADAS

Foram realizadas visitas em alguns setores da cidade de Satuba para coletar informações sobre o abastecimento. Também realizamos pesquisas a fim de determinar a situação demográfica da cidade no passado e recentemente, e também para determinar qual o consumo médio das residências em Satuba.

De acordo com as informações disponibilizadas pelo IBGE (2019), a população estimada para 2019 é de 13.828 habitantes, com uma densidade demográfica de 342,57 hab/km². Em se tratando do abastecimento residencial da cidade, de acordo com a Pesquisa Nacional de Saneamento Básico (PNSB) de 2017, a CASAL fornece uma vazão de 1200 m³/dia ao longo de uma rede de distribuição de 18 km, dessa vazão, em média 720 m³/dia são destinados somente para consumo residencial. Também segundo a pesquisa, a CASAL informou que nos últimos anos houve interrupções no fornecimento de água por conta da deficiência nas instalações e nos equipamentos disponíveis.

Na sequência, através das informações contidas no site DATASUS (2019), coletamos informações sobre o crescimento demográfico da cidade desde o ano de 1995, como mostra o gráfico a seguir.

[pic 3]

Figura 1 -  Crescimento demográfico da cidade de Satuba (1995-2018)

Fonte: DATASUS, 2019

Foram feitas três visitas ao município de Satuba. O primeiro momento foi para um levantamento da situação populacional e da distribuição no órgão responsável na distribuição e abastecimento de água. Foi observado que o crescimento desordenado é um dos maiores impedimentos, sendo que certa ocupação em um condomínio fechado faz uso de poços artesianos, causando outro grande problema pois essa água sai direto dos poços sem nenhum tratamento indo para uso de consumo do devido condomínio. Baseado nesses dados foi elaborado um formulário para coleta de informações básicas de como é feito o abastecimento, quantas vezes acontece a falta desse abastecimento. Se sabem a origem da fonte do abastecimento. Na segunda visita foram visitadas pessoas dos três setores mapeados pela empresa responsável de abastecimento, mostrado na figura 2. Coletando dados e captando-as para concluir até que ponto a população entende e reage a falta do abastecimento satisfatório e de qualidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com