TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Visita de campo - CESMAR

Por:   •  6/7/2017  •  Trabalho acadêmico  •  6.255 Palavras (26 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 26

SERVIÇO SOCIAL: PRÁTICA REAL

CENTRO SOCIAL MARISTA

Cassandra O. Castro

Diovana D.M. Barbosa

Eunice Rocha Saccol

Professor-Tutor Externo: Maria Geraldina Venancio

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

Serviço Social (SES0307) – Prática do Módulo II

25/11/2015

RESUMO

O Centro Social Marista Cesmar foi fundado em agosto de 1999 e localiza-se num extenso terreno no bairro Mario Quintana.

Nos primeiros anos de sua fundação, o perfil socioeconômico da comunidade do bairro Mario Quintana era formado por crianças, adolescentes e famílias pertencentes a uma classe social inferior, vivendo em modestas e até precárias condições econômicas. Diante disto, o Cesmar passou a oferecer oficinas de música, dança,  artesanato, corte e costura, informática, entre outros. Atualmente o Cesmar, através de políticas públicas em convênios com a Fundação de Assistência Social e Cidadania (FASC) e a Secretaria Municipal da Educação (SMED), presta atendimento a 620 crianças e adolescentes.

Na área social do Cesmar estão a Assistência Social, a Psicologia Social e o Serviço de Atendimento Familiar (SAF), sendo que esse último é um convênio da Proteção Social Básica (PSB) e funciona em parceria com a FASC (Fundação de Assistência Social e Cidadania) na perspectiva do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). O SAF atua articulado ao CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) e tem como público alvo famílias em situação de vulnerabilidade social, residentes ao redor do Centro.

O assistente social dentro da instituição trabalha efetivando os direitos sociais por meio dos atendimentos prestados às crianças e adolescentes que se encontram em situações de risco social ou pessoal, também buscando promover a aproximação das famílias, a fim de fazerem parte da realidade escolar de seus filhos. O profissional acaba por colaborar demasiadamente na democratização da educação, fortalecendo a gestão escolar.

O assistente social trabalha fazendo mediações de conflitos, traçando o planejamento e direcionando sua prática, de forma ética, possibilitando uma ação transformadora, trabalhando sempre pela inclusão social e garantindo o direito socioassistencial dos educandos e seus familiares.

Palavras-chave: Gestão Escolar, Serviço Social, Rede Socioeconômica, Assistência Social.

1 INTRODUÇÃO

        A prática real foi realizada na instituição CESMAR, um Centro Social Marista que esta localizada no bairro Mario Quintana, comprometido em atender as demandas das famílias da região. Dentro dos princípios maristas, os projetos desenvolvidos no Cesmar estão focados na aprendizagem de crianças e jovens, sem descuidar dos idosos, pertencentes a um grupo de vulnerabilidade social.

        A área de assistência social, psicologia social e o serviço de assistência familiar (SAF) dos Marista conta com profissionais qualificados para atender as demandas, buscando promover o empoderamento dos indivíduos e resgatando sua alto estima.

        O ensino formal no mundo teve inicio por volta do século IV a.C na Europa. No Brasil a primeira escola foi criada pelos jesuítas em 1549 em Salvador na Bahia.

        Marcelino Champagnat iniciou sua obra em 2 de janeiro de 1817 com o Instituto dos Pequenos Irmãos de Maria ou Irmãos Maristas. Atualmente seu sonho se expande a 79 países nos cinco continentes. O Centro Social Marista é uma continuação de sua obra, oferecendo em uma região carente da capital um espaço educativo, amplo e desafiador considerando as especificidades da comunidade.  

        O Cesmar oferece dentro sua instituição oficinas para seus educandos, cerca de 620 crianças e adolescentes estão sendo beneficiados. Esta ação ocorre através das politicas publicas em convenio com a Rede de Assistência Social e Cidadania (FASC) e a Secretaria Municipal da Educação (SMED). O centro social também conta com o grupo de convivência para idosos que tem como objetivo fortalecer o individuo para que se tornem ativos. No âmbito escolar se encontra presente o serviço pastoral, levando sempre o sonho de Marcelino à frente.

        O centro social marista também conta com o polo tecnológico, que pretende formar cidadãos críticos e capazes de transformar o ambiente em que vivem. Também contam com o apoio de empresas para os educandos que participam do programa “jovem aprendiz”.

        A área social é constituída pelo serviço social, psicólogo e o serviço de atendimento familiar (SAF), que buscam promover a cidadania e os direitos humanos. O serviço social enquanto profissão assume a competência de planejar, implantar e avaliar o cenário inserido junto às políticas e programas sociais, conforme prevê o código de Ética Profissional. Desta forma o assistente deve trabalhar fazendo mediações de conflitos, planejando e direcionando sua pratica, de forma ética, trabalhando sempre pela inclusão social e garantindo o direito socioassistenciais dos educandos e seus familiares.

2 PRIMEIRAS ESCOLAS NO MUNDO

As primeiras escolas no mundo surgiram na Europa, por volta do século IV a.C. Não havia sala de aula, eram apenas lugares onde os mestres transmitiam os ensinamentos de gramática, física, música, poesia e oratória. Normalmente essas escolas eram mantidas pelos seguidores do filósofo-fundador e cada uma prezava uma área do conhecimento. A escola de Isócrates, um notável orador, por exemplo, era muito forte no ensino da oratória.

Essa forma de ensinar permaneceu por muito tempo até transformar-se em escolas modernas, como nos dias atuais, com professor em sala de aula e crianças e jovens como educandos.

Há registros históricos de que no século IX, no ano de 859, foi criada a Universidade de Karueein, na cidade de Fez, no Marrocos, como sendo o primeiro estabelecimento de ensino do mundo, no sentido moderno do termo, sendo esta dividida em repartições de saberes distintos.

Na Europa, as escolas no estilo tradicional como conhecemos hoje, surgiram no século XII. Iniciaram com as obras de instituições de caridade católicas, onde os objetivos dominantes eram transmitir conhecimentos de leitura, escrita, canto e, junto a isso, a doutrina religiosa. Mas as escolas que contemplam as disciplinas básicas que temos hoje, como matemática, ciências, história e geografia, só surgiram entre os séculos XIX e XX.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.4 Kb)   pdf (276.4 Kb)   docx (32.3 Kb)  
Continuar por mais 25 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com