TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O REUSO DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL

Por:   •  18/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  5.599 Palavras (23 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 23

REUSO DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL

Building Materials Civil Reuse

Laurin Gabriela de Jesus

 Prof.º  Richardson Luz

RESUMO

A construção civil é primordial para o desenvolvimento e desempenho de situações cotidianas do ser humano, porem é a atividade que utiliza em grande quantidade matéria prima e assim, produz um grande volume de resíduos. A gestão de resíduos sólidos se enquadra como saneamento básico e, portanto, ações de gerenciamento devem ser integradas para melhorar a qualidade de vida da população. Quando se fala de construção sustentável, se pensa logo em atitudes quanto a ele pronto, como reuso de agua e energia verde; entretanto essa atitude pode ser tomada bem antes, na administração do material a ser empregado e a destinação dos resíduos produzidos pela própria obra. No Brasil a geração de resíduos da construção civil, em novas edificações, é de 300 kg/m², enquanto em países desenvolvidos é de 100 kg/m². Além de novas obras, temos também reformas e demolições, que originam ampla quantidade de material de descarte. Os problemas ambientais referentes aos resíduos de construção e demolição estão relacionados a sua disposição final e à exploração de matérias primas. Para tentar sanar esse problema, se faz necessárias atitudes que primam por sustentabilidade e consciência de que o meio ambiente pode ser finito.

Palavra-Chave: reuso de materiais, construção, resíduos de construção e demolição.

Abstract

The construction is paramount for the development and performance of everyday situations of human beings, however is the activity that uses large amount raw material and thus produces a large volume of waste. The solid waste management falls as sanitation and therefore management actions should be integrated to improve the quality of life of the population. When talking about sustainable construction, as soon think of attitudes towards him ready as water reuse and green energy; however this attitude may be taken well before the administration of the material to be used and the disposal of waste produced by the work. In Brazil, the generation of construction waste in new buildings, is 300 kg / m², while in developed countries is 100 kg / m². In addition to new projects, we also have renovations and demolitions, which cause large amount of discarded material. Environmental problems related to construction waste and demolition are related to final disposal and the exploitation of raw materials. To try to remedy this problem, it is necessary attitudes that aim for sustainability and awareness that the environment may be finite.

Keyword: reuse of materials, construction, construction and demolition waste.

  1. Introdução

        Cada vez mais as pessoas tem tomado consciência de que o meio ambiente não tem recursos infinitos, e com essa percepção precisa-se pensar e repensar em melhorias para atividades humanas. O ser humano precisa progredir em seu comportamento, desde a situação mais corriqueira até a mais complexa. A tecnologia tem avançado muito em diversos ramos, sempre visando o bem estar de todos ou pelo menos da grande maioria. Esse avanço tecnológico afeta diretamente a fonte de recursos, o meio ambiente, que sofre a pressão de fornecimento constante de matéria prima.

        E tem se falado da necessidade de gerenciar melhor resíduos, de modo que não cause impacto ambiental. Mas quando se fala nesse assunto, as politicas de gerenciamento de resíduos sempre se direcionam diretamente ao lixo domiciliar e ao esgoto, contudo se faz necessário observar e por em pratica de reuso de outros tipos de lixo.

        A construção civil ocupa uma posição de destaque entre as atividades que propulsionam o desenvolvimento econômico do país, pela parcela que gera de Produto Interno Bruto (PIB) e pelo contingente de pessoas que emprega direta ou indiretamente. Por outro lado, explora recursos necessários a sua realização e também é responsável por um montante de resíduos.

        Sendo uma das responsáveis pela extração de matérias primas para a sua efetivação, por todos estes motivos, a construção civil é um dos grandes vilões ao se falar em impactos ambientais, aparecendo como o principal gerador de resíduos de toda a sociedade. Essa atividade gera muitos benefícios ao desenvolvimento humano em diversos âmbitos, e, portanto deve ser pensada de forma que não prejudique o mesmo, realizar sem prejudicar. Todo procedimento deve ser realizado de maneira eficiente, que agregue valores e princípios que atinjam o beneficio coletivo.

        Estima-se que a construção civil é responsável por algo entre 20 e 50% do total de recursos naturais consumidos pela sociedade. Para citar um exemplo, em uma cidade como São Paulo, o esgotamento das reservas próximas da capital faz com que a areia natural seja transportada de distâncias superiores a 100 km, gerando consumos de energia, além de poluição.

        Resíduo ou entulho é geralmente fruto da falta de controle no processo construtivo, que será lançado em aterros. A prática de reuso poderia minimizar esse montante de resíduos de demolição, mesmo que não elimine totalmente desde o inicio. Além de causar desperdício de material também o acumulo em aterros, que causam doenças e outros problemas; o reuso e a reciclagem podem gerar benefícios financeiros para todas as partes envolvidas. 

[pic 1]

Área de despejo ilegal

  1. Construção civil sustentável

        A preocupação acerca do meio ambiente atinge todas as áreas de uma sociedade consciente, e com razão. E a construção civil não poderia ficar de fora, já que responsável pelo equivalente a 50% do consumo da sociedade. Esse fato deve ser aceito como razoável, uma vez que construir é necessário.

        A sustentabilidade na construção civil hoje é um tema de ampla importância, já que a indústria da construção civil causa um grande impacto ambiente ao longo de toda a sua cadeia produtiva. Incluindo ocupação de terras, extração de matérias primas e geração de resíduos sólidos.

        Estima-se que em um metro quadrado de construção de um edifício são gastos em torno de uma tonelada de materiais, o que demanda uma quantidade volumosa de cimento, areia, brita etc. Boa parte dos resíduos são gerados devido às perdas ou desperdícios, provenientes de problemas de má gestão.

[pic 2]

        Observa-se que a preocupação com esse desperdício tem aumentado nos últimos anos, com a apreensão de redução de custos. Com uma prática adequada, esses resíduos podem ser convertidos em beneficio da própria construção. E isso elevará o conceito dos envolvidos nessa reutilização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.7 Kb)   pdf (850.4 Kb)   docx (2.1 Mb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com