TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Reuso da água na construção civil

Resenha: Reuso da água na construção civil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/9/2013  •  Resenha  •  271 Palavras (2 Páginas)  •  392 Visualizações

Página 1 de 2

Tema: Sustentabilidade

Subtema : Reuso da água na construção civil

A construção civil é uma das atividades humanas que mais causam danos ao meio ambiente no mundo. Segundo dados da ANAB (Associação Nacional de Arquitetura Bioecológica) cerca de 50% dos recursos extraídos da natureza são destinados ao setor e, no caso do Brasil, ele é responsável pelo consumo de 40% dos recursos naturais e da energia produzida, 34% da água, 55% de madeira não certificada, além de responder pela produção de 67% da massa total de resíduos sólidos urbanos.

Existem técnicas simples que podem ajudar tanto na redução do impacto da construção civil quanto na economia de água dentro de casa, como a cisterna, um sistema de reuso da água da chuva que segue por encanamento específico, em separado da água potável, fornecida pelas companhias de saneamento com a finalidade principal de abastecer o consumo humano.

A implantação de um sistema de reuso de água pluvial, apesar de ser inviável em alguns casos, traz benefícios não só para quem o adota, mas também para as gerações futuras, é tanto que já existe em algumas cidades leis que obrigam as novas construções a adotarem essa medida, como o caso de Curitiba. A adoção desse sistema visa principalmente a economia de água potável, o que ajuda diretamente no retardamento da escassez da mesma, que para alguns pesquisadores já é uma certeza para o futuro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com