TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório Eletroscópio

Por:   •  15/3/2019  •  Relatório de pesquisa  •  511 Palavras (3 Páginas)  •  126 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

Carga elétrica é uma propriedade atribuída aos prótons e os elétrons pelo fato de interagirem entre si. Os nêutrons não possuem carga. Ele é considerado neutro. Os prótons são, por convenção, considerados como tendo carga positiva. E os elétrons são, também por convenção, considerados como tendo carga negativa.

Um átomo sempre apresenta um número igual de prótons e elétrons e por isso, a carga elétrica do átomo é nula. Quando um átomo perde ou ganha elétrons, através de uma reação química ou um fenômeno físico, ele muda sua carga elétrica. E seu nome passa a ser íon. Se um átomo ganha um ou mais elétrons sua carga total fica negativa (porque ele apresenta mais elétrons do que prótons naquele átomo). Então, esse íon será chamado de ânion.

Se um átomo perde um ou mais elétrons sua carga total fica positiva (porque ele apresenta menos elétrons do que prótons naquele átomo). Então, esse íon será chamado de cátion.

O físico Francês Charles Du Fay percebeu que ao colocarmos cargas elétricas de mesmo sinal próximas umas das outras, elas se repeliam mutuamente.

E que ao colocar cargas de sinais diferentes próximas umas das outras elas se atraiam mutuamente.

Ou seja:

Cargas positivas atraem cargas negativas, mas repelem cargas positivas.

Cargas negativas atraem cargas positivas, mas repelem cargas negativas.

OBJETIVO

Esta experiência consiste em estudar o comportamento das cargas elétricas e corpo eletrizado. Com a construção de um eletroscópio e o canudo plástico, do bastão de eletrização mostra-se os processos de eletrização por atrito, contato e indução, bem como os princípios da conservação das cargas elétricas, da atração e repulsão.

Este trabalho é voltado para o estudo da eletricidade analisando o comportamento das cargas elétricas em repouso. São apresentados os processos de eletrização de um corpo e os procedimentos para determinar se um corpo está ou não eletrizado, através do eletroscópio de folhas metálicas.

MATERIAIS

• Canudos de plástico, para poder atritar e gerar eletricidade;

• Fio de Cobre;

• Folha de papel Alumínio;

• Embalagem Pet de maionese de 250g;

EXECUÇÃO

O canudo é atritado com o papel, havendo assim uma transferência de carga do papel para o canudo, carregando o canudo com excesso de cargas negativas (elétrons). Assim, quando o canudo e aproximado da parte da em que se está o fio condutor acontece a transferência de elétrons, assim eletrizando o papel alumínio que se encontra ligado ao fio no interior do recipiente.

CONCLUSÕES

Ao aproximar o canudo em contato com o eletroscópio, ele ficará carregado positivamente e como houve o contato, logo haverá uma redistribuição das cargas, tanto a esfera como as folhas ficam eletrizadas com cargas positivas,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (32.7 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com