TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório Fundações

Por:   •  19/1/2021  •  Seminário  •  1.385 Palavras (6 Páginas)  •  97 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

CENTRO DE TECNOLOGIA

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

RELATÓRIO MODULO 01 – FUNDAÇÕES E CONTENÇÕES

MAURÍCIO CAMPOS MAGALHÃES - 363518

FORTALEZA

2020

RELATÓRIO MÓDULO 01 – FUNDAÇÕES E CONTENÇÕES        

Relatório do módulo 01 da disciplina de Práticas Construtivas, ministrada pelo Prof. Barros Neto, do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Ceará.  

FORTALEZA

2020


 

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        4

2        DESENVOLVIMENTO        5

2.1        Investigação do Solo        5

2.2        Concepção e Execução da Obra        7

2.3        Contenções        8

3        CONCLUSÃO        9

1        INTRODUÇÃO

A engenharia de fundações é um ramo muito particular da engenharia civil, pois os elementos que compõem a infraestrutura de uma edificação não se dão somente pelo que é construído, mas também pelo meio (no caso o solo/terreno) em que se é construído. Dessa forma, a geotecnia que vai ditar o que pode ou não pode ser construído no terreno.

Por definição, fundação é o conjunto de elementos que transmitem as cargas oriundas da estrutura para o terreno. Esse processo deve ser feito sem causar ruptura do solo e gerar deformações até um limite aceitável. Um projeto geotécnico de fundações mal concebido ou mal executado pode apresentar problemas para a edificação depois de anos construída, o que torna qualquer processo de reparo extremamente oneroso.

Dessa forma, uma série de cuidados e práticas são adotadas por engenheiros de fundações com intuito de prever as cargas admissíveis que poderão ser transmitidas com segurança ao solo, definir o tipo de fundação adequada às condições existentes e executar a fundação de forma eficiente e de acordo com as normas técnicas e boas práticas da engenharia.


2        DESENVOLVIMENTO

Conforme dito anteriormente, a infraestrutura de uma construção é composta pelo elemento de fundação e o solo onde ela é construída. Dessa forma, não há como projetar e executar uma obra sem se ter o conhecimento do tipo e das características do solo presente no terreno, e essa é justamente uma das grandes dificuldades encontradas pelos engenheiros geotécnicos. Por ser um elemento da natureza, o comportamento do solo deve ser estudado e analisado caso a caso. Uma fundação projetada para uma edificação construída no Nordeste pode não ser atender a uma edificação idêntica construída no Sul, por exemplo.

Estima-se que uma fundação bem projetada pode representar de 3% a 10% do custo da obra, conforme bibliografia. Contudo, uma fundação mal concebida ou executada pode onerar a obra de forma indefinida e, em casos mais extremos, pode até comprometer a segurança da edificação em questão. Visando minimizar os erros, o engenheiro geotécnico deve sempre realizar uma programação de investigação do solo.

2.1        Investigação do Solo

A investigação geotécnica deve ser conduzida de forma a obter informações como a natureza do solo, a identificação dos extratos dos perfis geotécnicos, a localização do nível da água, do manto rochoso e parâmetros como: resistência ao cisalhamento, compressibilidade, permeabilidade, ângulo de atrito, dentre outros. Um bom programa de investigação possibilita a adoção de fatores de segurança menores aos projetos.

Essas informações podem ser obtidas através de um ensaio de Sondagem a Percussão SPT (conforme NBR 6484 e 6122), que é um procedimento pouco oneroso, mas que pode gerar uma economia considerável na obra quando feito de forma adequada.

O método executivo da sondagem SPT inicia-se com trado cavadeira (concha) até a profundidade de 1,00 metros. O ensaio SPT é iniciado após o primeiro metro, sendo que ele determina a resistência nos 45,00 centímetros iniciais de perfuração divididos em 3,0 partes iguais de 15 centímetros.

Após a realização do ensaio de penetração (SPT), o amostrador é retirado do furo para abertura do barrilete e retirada da amostra verificando a composição do tipo material coletado. Através do número de golpes, obtêm-se o Nspt.


A cravação do amostrador padrão é interrompida quando ocorre uma das seguintes situações:

- Quando em qualquer um dos três segmentos de 15 cm, o número de golpes

ultrapassarem 30;

- Quando um total de 50 golpes foi aplicado em toda a cravação do amostrador;

- Quando não se observou avanço no amostrador durante a aplicação de 05 golpes

sucessivos do martelo.

É importante ressaltar que a simples realização de uma investigação do solo não é garantia de sucesso em um projeto, o que requer competência por parte dos profissionais envolvidos na sondagem ou alguns problemas podem surgir:

- INVESTIGAÇÃO INSUFICIENTE: Ao realizar a sondagem, a quantidade ou a distribuição de furos pode ser insuficiente para uma boa intepretação do solo ou a profundidade pode ser inadequada, gerando interpretações equivocadas na sondagem.

- INVESTIGAÇÃO COM FALHAS: Os pontos de sondagem podem ser locados incorretamente e o operador pode executar a sondagem em desacordo com o procedimento normatizado. Um erro muito comum é a ponteira do coletor estar danificada, gerando resultados maiores que os ideais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (108.3 Kb)   docx (26.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com