TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório Funções

Por:   •  31/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.788 Palavras (8 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 8

A construção civil vem a cada dia inovando e aprimorando os métodos construtivos criando sempre novas alternativas. Os limites das obras estão cada vez mais desafiadores e a busca por soluções para esses desafios vem sendo criadas.

Os “retangulões” foram desenvolvidos pelo Eng. Sergio Mauricio Pimenta Velloso em 1981, na cidade de Belo Horizonte, onde é muito conhecido e utilizado. É um método que possui mais de uma utilidade (reforço e contenção), e pode ser utilizado de várias formas, o que diferencia dos outros métodos de contenções existentes.

Com a facilidade de execução deste método quando comparado a outros métodos existentes, o sistema de contenção por retangulões está ganhando seu espaço no mercado e ao mesmo tempo vai sendo aprimorado e utilizado para outras funções e objetivos diferenciados.

Na obra do Edifício Firenzze, a forma de contenção escolhida foi por retangulões dentre sua vantagens podemos citar que, o método não precisa de grandes equipamentos, o custo da execução é baixo comparado com outras contenções, e oferece segurança por não escavar o solo antes de sua contenção, evitando desabamentos.

Tão importante quanto as contenções de taludes são as fundações. Em geral toda obra de construção civil, visa a estática de sua estrutura de forma a garantir as condições de seguranças necessárias. Esse fator está relacionado diretamente com a base na qual se apoia.

Atualmente existem vários tipos de fundações – rasas ou profundas, como por exemplo, radie, sapata corrida, tubulão, estaca, e entre outros. De modo análogo, as condições do solo influenciam na escolha da base de sustentação, independente de se tratar de edificações, obras viárias, muros de contenções etc. A escolha do tipo de fundação da obra em questão foi feita por uma empresa especializada em fundações a Celson Gontijo Representações Ltda. Que determinou a utilização de estacas escavadas por hélice contínua, através do carregamento obtido pelo projeto estrutural e análise da sondagem do solo.

4. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS

Todos os processos de contenção e fundação foram acompanhados in loco, observando-se a aplicação das normas ABNT NBR 6122, NBR 6118, NR-18 entre outras a serem atendidas. O período do estágio foi de 01 de julho a 01 de setembro de 2014.

A obra do edifício, assim como qualquer outra obra, é projetada e desenvolvida a partir de cálculos de dimensionamento, onde há uma sequência de etapas a serem executadas.

4.1. CONTENÇÕES: O primeiro passo após o terreno estar limpo e gabaritado foi o começo das escavações para fazer os retangulões, a construtora contratou uma empresa de Belo Horizonte para este serviço, pois os contratados já têm costume de executar este procedimento, o que é de muita importância para a qualidade do serviço e a não ocorrência de acidentes na obra. Os restangulões foram escavados manualmente a céu aberto no entorno da divisa em todo o perímetro do imóvel com 1,0 m x 0,60 m e 6,0 m de profundidade com redução para 1,0 m x 0,2 m a partir da cota – 3,06 m, espaçados entre si de 1,5 m em 1,5 m. Durantes a realização desses serviços houve a preocupação em verificar o prumo e a planicidade das escavações de modo a evitar a invasão do imóvel adjacente.

As armações utilizadas nestas estruturas foram armadas com barras de aço CA-50 compostas por 12 Ø12.5 mm. C = 600 cm e estribos com 30 Ø6.3 mm. C/ 20 cm.

Após a colocação das armaduras no interior das escavações, os mesmos passaram por conferências para proceder a concretagem. Neste caso o concreto utilizado foi usinado com fck 20 MPa e Slump 10 ± 2 cm. vale ressaltar que durante os serviços de concretagem foram moldados corpos de prova para controle tecnológico do concreto lançado.

4.2. DESATERRO: Em seguida, foi executado o desaterro aproximadamente até a cota – 3,06 m a qual será o pavimento subsolo utilizado como garagem. Esse serviço foi realizado principalmente com o uso de tratores de esteiras. Nenhuma movimentação de terra se iniciou antes da conclusão das contenções e antes que completasse sete dias após a ultima concretagem de retangulões.

Com a terraplenagem concluída procedeu-se a abertura de cavas entre os retangulões para escavação das vigas baldrames e fechamento do arrimo

4.3. PREPARAÇÃO PARA FUNDAÇÃO: Para dar início a execução dos projetos de fundação, fez necessária a reconstituição dos gabaritos. Em seguida, foi realizada a locação das estacas por meio do projeto de locação de pilares e planta geométrica das estacas. A medida que as estacas foram locadas, são realizados embocamentos com diâmetro da estaca e aproximadamente 30cm de profundidade preenchido por areia para servirem de piloto com o objetivo de evitar a perda da locação bem como garantir a execução correta dos furos.

4.4. PREPARO DE ARMADURAS PARA CONCRETAGEM: Durante a locação e embocamento, as armações das estacas foram montadas em outro canteiro de obras e transportados para o local de utilização no tempo certo por questão de espaço. Cada estaca terá sua armadura composta por 6 Ø 12.5mm. C= 600cm. Para este caso o estribo utilizado foi helicoidal com Ø 6.3 mm

4.5. EXECUÇÃO DO PROJETO DE FUNDAÇÃO:Como dito anteriormente a fundação do Edifício Firenzze foi por meio de estaca escavada por hélice contínua monitorada com Ø 50 cm com profundidade de aproximadamente 15,0 m. Antes de iniciar o furo, o piloto da estaca é localizado e o eixo da estaca passa por uma nova conferência de locação. Em seguida o eixo da hélice é posicionado no eixo do embocamento e iniciado o furo, retirada do solo e concretagem. Após a concretagem são colocadas as armaduras das estacas.

4.6. EXECUÇÃO DOS BLOCOS: Após o término da execução das estacas, será realizada escavação dos blocos de coroamento ou capeamento. Estes são de grande importância por distribuírem os carregamentos dos pilares para as estacas.

Na obra acompanhada, os blocos foram formados com 1(uma), 2(duas), 3(três) e 5(cinco) estacas.

4.7. EXECUÇÃO DAS VIGAS ALAVANCAS E BALDRAMES: Todos os blocos foram ancorados/ “cintados” através de vigas baldrames entre si, criando assim um travamento em toda a fundação e contribuindo para combater possíveis recalques diferenciais. Além disso, vigas alavancas foram construídas para equilibrar as cargas recebidas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)   pdf (57 Kb)   docx (15.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com