TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório Física

Por:   •  23/4/2023  •  Relatório de pesquisa  •  1.517 Palavras (7 Páginas)  •  86 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

 UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

CENTRO DE CIÊNCIAS

DEPARTAMENTO DE FÍSICA

FÍSICA EXPERIMENTAL BÁSICA

PRÁTICA 1 - PAQUÍMETRO

ALUNO: RIKEY MANOEL ALEXANDRE CHAVES

MATRÍCULA: 55606

CURSO: ENGENHARIA DE ALIMENTOS

TURMA: 01

PROFESSOR: MARCOS ANTÔNIO E LUCAS SARAIVA

FORTALEZA - CE

 2023.1

SUMÁRIO

OBJETIVOS…………………………………………………..…………………………..      2

INTRODUÇÃO……………………………………………..……………………………….  3

PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL.……………………….………..……………….     4,5

DESENVOLVIMENTO……………………………………….…………………….…   6, 7, 8

CONCLUSÃO…………………………………………………………...………..…………. 9

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS……………………………………………………     10

1. OBJETIVOS

A prática 1 referente a utilização do paquímetro possui como principal objetivo introduzir o aluno a conhecer equipamentos com funcionalidade ligada a formas de medição. Sendo assim, é possível realizar medidas específicas como diâmetro interno, diâmetro externo e altura de objetos, bem como aplicar diversos conhecimentos adquiridos à priori como utilização de unidades de medida, tal procedimento se mostra importante uma vez que o estudante lidará com situações semelhantes no mercado de trabalho, como por exemplo no controle de qualidade.

2. INTRODUÇÃO

O paquímetro é um instrumento utilizado para medir objetos de alta precisão. Quanto ao seu surgimento, não há detalhes, mas sabemos que é uma espécie de evolução de instrumentos com a mesma funcionalidade como calibre e compasso. Acredita-se que o paquímetro teve como detentor de sua criação o matemático Pierre Vernier, por volta do século XVII. Ele realizou a combinação de um compasso e relógio comparador, permitindo que quem o utilizasse realizasse medições em três dimensões. Com o passar dos anos, o paquímetro passou por diversas modificações e aprimoramento do seu uso. Hoje existem paquímetros analógicos e digitais, que podem medir objetos em milímetros ou em frações de milímetros, sendo utilizado em diversos setores da indústria.

O paquímetro é uma ferramenta de suma importância na indústria, ele é utilizado para medir de forma precisa e dar dimensão linear a peças e componentes de determinado produto. Tal utensílio se mostra eficaz, garantindo a qualidade e a segurança de produtos alimentícios. No controle de qualidade, o paquímetro atua com aplicações distintas, como na medição de espessura das embalagens, para garantir que o produto esteja dentro das especificações durante o seu transporte e armazenamento. Ele também é utilizado na medição de diâmetros (interno e externo) de recipientes alimentícios, como latas, potes e garrafas, com o objetivo de fazer com que o encaixe da tampa em tais objetos seja eficaz. Além disso, também é utilizado na inspeção de materiais, onde se verifica a qualidade do material, como chapas de metal, placas e barras. Dessa forma, o paquímetro mostra-se eficiente e versátil na indústria não só alimentícia, mas também na automotiva, mecânica, metalúrgica, eletrônica, na de calçados –para medir a sola dos sapatos, por exemplo–, e mais importante, utilizado na pesquisa científica e acadêmica.

3. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

3.1. MATERIAIS UTILIZADOS

  • Paquímetro analógico;
  • Tarugo;
  • Arruela;
  • Peça com furo cego;

[pic 2]

(Figura 1: Paquímetro Analógico - Imagem Ilustrativa)

Especificações do paquímetro utilizado:

Comprimento do nônio: 39mm

Número de divisões do nônio: 20

Precisão do paquímetro: 0,05mm

[pic 3]

(Figura 2: Arruela Lisa - Imagem Ilustrativa)

3.2. METODOLOGIA

No procedimento em questão, foi utilizado um paquímetro analógico (Figura 1), com o objetivo de introduzir os alunos a utilização do mesmo em diversas situações, com objetos de espessuras e tamanhos diferentes. Em primeiro instante, ocorreu a medição do tarugo, onde realizou-se quatro medições, cada uma feita por um dos alunos, em seguida foi-se determinado o valor médio de tais medições. Logo após, utilizou-se uma arruela (Figura 2) para realização de leitura no paquímetro, mais uma vez, quatro medições foram realizadas, desta vez diâmetro interno e diâmetro externo foram incluídos na medição, foi também realizada a medição da espessura da arruela, em seguida tirou-se a média dos valores encontrados no processo. E por último, realizou-se a medição do diâmetro interno, altura externa, diâmetro externo e altura interna de uma peça com furo cego, os quatros alunos realizaram medições e uma média dos valores foi determinada, os dados e valores encontrados serão apresentados posteriormente.

3.3. CÁLCULOS REALIZADOS

Para realizar a leitura com o paquímetro utiliza-se um cálculo simples para gerar o número de casas decimais necessárias para compor a medida, para o cálculo foi-se necessário seguir as seguintes orientações:

I - Observar a medida principal, que podemos visualizar notando onde o zero do cursor se encontra posicionado na régua de medição, dessa forma obtemos o valor inteiro (valor fixo).

II - Observar em qual ponto da régua é possível enxergar que se há uma uniformidade de linhas decimais (a linha se encontra pareada), obtendo esse valor, podemos calcular o número de casas (sendo 20 o seu máximo) e multiplicar por 0,05 mm para se obter as casas decimais do valor fixo. Utilizemos como exemplo um paquímetro com valor medido 6 mm, ao analisar o cursor vemos que o valor pareado é 7,5 mm, multiplica-se esse valor por 0,05 (precisão) e obtém-se 0,375, então a medida daquele objeto que está em análise é 6 mm + 0,375 mm, ou seja, 6,375 mm, sendo função do nônio realizar a determinação das casas decimais. Portando, temos que:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (537.9 Kb)   docx (442.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com