TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório Monitoria

Por:   •  29/8/2019  •  Relatório de pesquisa  •  688 Palavras (3 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 3

I - DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

MONITOR:

Nome: Manoel Bonifácio Dias da Costa

Curso: Engenharia Sanitária e Ambiental

Matrícula: 20183565855

DISCIPLINA:

Nome: Desenho Técnico

PROFESSORA ORIENTADORA:

Nome: Neusa Gomes

II- INTRODUÇÃO

A prática da atividade de monitoria é importante para a trajetória do discente de graduação, além de colocar o mesmo frente aos desafios presentes em sala de aula, promove a integração entre as práticas e saberes do ensino. A monitoria leva o aluno de graduação ao contato direto com os diferentes processos de aprendizagem que estão presentes em sala de aula, o que desenvolve aptidão necessária para lidar com eles, para que o mesmo demonstre capacidade técnico-didática necessária para atuação e também promove a formação integrada do monitor. Essa atividade estabelece novas práticas e experiências pedagógicas que fortalece a relação entre a teoria e a prática; discente e docente.

Além das atividades promovidas durante as aulas, à atividade extra sala tem um papel fundamental de resgatar as dificuldades ocorridas em sala de aula e propor medidas capazes de amenizá-las, propiciando apoio aos alunos na apreensão dos conteúdos trabalhados em sala de aula. Outro fator importante a ser destacado, são as experiências entre ambas as partes; professor, monitor e alunos, pois permite a troca de conhecimento a todas as partes relacionadas. As vivências adquiridas a partir da monitoria são importantes para o monitor conhecer mais de perto a experiência da docência.

III - OBJETIVOS DA DISCIPLINA

A disciplina de desenho tem por finalidade desenvolver nos alunos noções de percepção espacial, de projeção de pontos, retas e sólidos em planos de projeção. Permite ao aluno a elaboração, leitura e interpretação de projetos de cunho técnico como plantas baixas, cortes, perspectivas e vistas.

IV – DESENVOLVIMENTO

         O período de realização da minha monitoria teve início dia 11/06/2019 até dia 05/09/2019, na disciplina: Desenho Técnico, com a professora Neusa Gomes. Dentre as atividades propostas, o monitor tinha a responsabilidade de acompanhar as aulas e ajudar os alunos durante as mesmas, oferecer reforço em atividades e trabalhos extra-sala, tirar dúvidas sobre quaisquer atividades desenvolvidas na disciplina.

        Comumente realizada às segundas-feiras, recebendo os alunos em sala de aula para sanar dúvidas e/ou solucionar exercícios.

        Nos dias 13 e 18/06/2019 foram realizadas as avaliações bimestrais, para obtenção de notas para o primeiro bimestre da disciplina. Nas aulas posteriores, mais especificamente dos dias 14 e 18/06/2019, foi trabalhado em sala de aula o assunto de projeções ortogonais, onde a docente aplicou exercícios para a obtenção de notas parciais do bimestre vigente, no dia 19/06/2019 ocorreu um horário extra, para sanar dúvidas sobre o exercício aplicado. Na semana seguinte a professora utilizou o horário das aulas para o término das atividades propostas aos alunos.

        No mês de julho a instituição teve o período de férias, ou seja, não ocorreu atividades relacionadas a monitoria da disciplina.

        Retornando as suas atividades normais no dia 01/08/2019 com a finalização do assunto de projeções e no dia 06/08/2019 a finalização dos exercícios relacionados ao assunto citado.

        No dia 08 e 13/08/2019, foi trabalhado em sala de aula o assunto sobre perspectivas isométricas, no período de 20 a 23/08/2019 foram trabalhados os assuntos sobre cortes e seccionamentos, onde foram aplicados exercícios avaliativos comumente trabalhados nas segundas-feiras nos horários extras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (72.4 Kb)   docx (8.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com