TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório Pêndulo

Por:   •  1/10/2023  •  Trabalho acadêmico  •  7.097 Palavras (29 Páginas)  •  23 Visualizações

Página 1 de 29

[pic 1][pic 2]

Relatório do Módulo 1

Reconhecimento e reatividade de alguns elementos

representativos

Discentes:

Bianca Helena Ferreira de Souza

Sofia Santos Sartorelli

Docente responsável:

Prof. Dr. Marcelo Nalin

Discentes responsáveis:

Me. Leonardo Marchiori

Douglas C. A. R. e Almeida

Araraquara

2023


Introdução

     Os elementos químicos podem ser classificados em três grandes categorias: metais, não metais e metalóides. Essas categorias são baseadas em suas propriedades químicas e físicas.

      Metais são elementos que têm uma aparência brilhante e são bons condutores de eletricidade e calor. Eles são geralmente sólidos à temperatura ambiente e tendem a ser maleáveis e dúcteis. Eles têm baixa energia de ionização, ou seja, tem tendência a perder elétrons e formar cátions.

      Não metais são elementos que geralmente não têm brilho e não são bons condutores de eletricidade e calor. Eles podem ser encontrados em várias formas, como sólidos, líquidos e gases, dependendo da temperatura e pressão. Os não metais têm uma alta energia de ionização, tendo raio atômico pequeno o que contribui para que eles ganhem elétrons facilmente e formem ânions.

       Metalóides são elementos que possuem propriedades intermediárias entre metais e não metais. Eles têm uma aparência metálica, mas suas propriedades químicas são mais semelhantes às dos não metais. Eles podem ser bons condutores de eletricidade em algumas condições e maus condutores em outras. Além disso eles tem tendência de ganhar elétrons e formar ânions igual os não metais. [2]

       Existem três tipos principais de ligações químicas que podem ocorrer entre átomos: ligações iônicas, ligações covalentes e ligações metálicas, isso devido as propriedades dos elementos.

      As ligações iônicas ocorrem entre átomos de elementos diferentes, geralmente um metal e um não-metal, em que os átomos perdem ou ganham elétrons para formar íons com cargas opostas, que se atraem e formam uma ligação. Essas ligações são geralmente muito fortes e sólidas, formando compostos iônicos cristalinos.

      Já as ligações covalentes ocorrem entre átomos de elementos iguais ou diferentes, em que os átomos compartilham elétrons para formar uma ligação. Essas ligações podem ser simples, duplas ou triplas, dependendo do número de pares de elétrons compartilhados.

       As ligações metálicas ocorrem entre átomos de metais, em que os átomos compartilham seus elétrons de valência para formar uma rede tridimensional de átomos e elétrons chamada de "mar de elétrons". Essa rede permite que os átomos se movam livremente e conduzam eletricidade e calor facilmente. [2]

       As reações de dupla troca e de troca simples são dois tipos comuns de reações químicas que ocorrem quando substâncias químicas reagem entre si.

      Uma reação de dupla troca, também conhecida como reação de metátese, ocorre quando os cátions e ânions de duas substâncias químicas diferentes trocam de lugar, formando duas novas substâncias. A forma geral dessa reação pode ser representada pela seguinte equação química:

A+B- + C+D- → A+D- + C+B-

      Onde A e C representam cátions e B e D representam ânions. Nessa reação, A e B combinam-se para formar AB, e C e D combinam-se para formar CD. No entanto, os íons AB e CD trocam de lugar, formando AD e CB. Um exemplo comum de reação de dupla troca é a precipitação de sais em solução aquosa.

      Já a reação de troca simples, também conhecida como reação de substituição simples, ocorre quando um elemento substitui outro em uma substância. A forma geral dessa reação pode ser representada pela seguinte equação química:

A + BC → B + AC

      Nessa reação, A é um elemento que substitui B em uma substância composta BC, formando um novo composto AC. Esse tipo de reação é comum em química orgânica e em reações redox, onde um elemento ganha ou perde elétrons. Por exemplo, a oxidação de ferro metálico para formar ferrugem é uma reação de troca simples.

     Em resumo, enquanto a reação de dupla troca envolve a troca de íons entre duas substâncias diferentes, a reação de troca simples envolve a substituição de um elemento em uma substância. [1]

     A ligação de neutralização é uma reação química que ocorre entre um ácido e uma base, que resulta na formação de um sal e água. Nessa reação, os íons hidrogênio (H+) do ácido reagem com os íons hidroxila (OH-) da base, formando moléculas de água e deixando os íons do ácido e da base unidos para formar um sal neutro.    Compostos polares e apolares são tipos diferentes de moléculas com base nas suas propriedades de polaridade. [2]

     Os compostos polares são moléculas que possuem um dipolo elétrico, ou seja, uma distribuição desigual de cargas elétricas dentro da molécula. Essa distribuição desigual é causada por uma diferença na eletronegatividade entre os átomos que formam a molécula. A eletronegatividade é a habilidade de um átomo em atrair elétrons para si mesmo em uma ligação química. Exemplos de compostos polares incluem água (H2O), amônia (NH3) e álcool etílico (C2H5OH).

     Os compostos apolares, por outro lado, são moléculas que não possuem um dipolo elétrico. Isso ocorre quando os átomos que formam a molécula têm uma eletronegatividade semelhante, o que significa que eles compartilham elétrons igualmente na ligação química. Como resultado, a molécula é eletricamente neutra e não tem uma carga elétrica líquida. Exemplos de compostos apolares incluem hidrocarbonetos como metano (CH4) e hexano (C6H14).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (44.1 Kb)   pdf (368.8 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com