TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório Reatores

Por:   •  16/10/2019  •  Relatório de pesquisa  •  428 Palavras (2 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

Instituto de Química

Laboratório de Engenharia Química 2

Turma B

Reator em tanque agitado e reator tubular

Gabriela Teixeira Alves – 13/0009415

Lucas Fonseca Guimarães – 12/0126354

Marina Curcio dos Santos – 12/0061406

Rafael Pereira Cordellini – 13/0036056

Brasília

2017

  1. Objetivos

O objetivo do presente experimento é a comparação do comportamento de determinada reação química em dois tipos de reatores, um reator de tanque agitado e um reator tubular. É analisada também a influência da vazão sobre a conversão da reação química em cada um dos reatores.


  1. Materiais e procedimentos

A reação estudada no experimento foi a hidrólise de acetato de etila com hidróxido de sódio para produzir etanol e acetato sódico.

[pic 2]

É uma reação equimolar e cada um dos reativos apresenta uma cinética de primeira ordem, portanto a ordem global de reação é dois.

Inicialmente foi feita a calibração da bomba peristáltica utilizando-se de uma proveta de 10mL, medindo o volume de água recolhido em um tempo determinado dos canais 2 e 3. No canal 2 ia ser passada a mangueira para a introdução de acetato de etila no reator e no canal 3 a mangueira de solução de hidróxido de sódio. As velocidades escolhidas na bomba peristáltica foram as das posições 1 e 2.

Após a calibração, foram preparadas as soluções de acetato de etila e de  e ligadas nos respectivos canais ligados à bomba peristáltica e tais conexões foram colocadas no reator tanque agitado. Para a agitação no interior do reator foi utilizado um borbulhador e a sonda do condutivímetro. Foi ligada a bomba na posição 1 e o condutivímetro foi monitorado até que se alcançou um volume constante e a partir daí foram retiradas alíquotas de 5mL de solução para serem tituladas com  depois de ter adicionado o indicador fenolftaleína. O mesmo procedimento foi repetido com a velocidade 2 da bomba. Então foi realizado o experimento com o reator tubular em que se conectou as saídas da bomba ao reator com a ajuda de uma conexão Y. Na saída do reator foi adaptado um sistema de monitoramento da condutividade, que também foi monitorada até o valor ficar constante para que fossem retiradas as alíquotas a serem tituladas. O mesmo procedimento também foi realizado com a velocidade da bomba em 2.[pic 3][pic 4]

[pic 5]

Figura 1. Esquema de um CSTR e um PFR [2]

 


  1. Resultados e Discussão


  1. Conclusões

Texto


Referências Bibliográficas

[1] Roteiro para realização da prática “Experimento em reator tipo tanque agitado e em reator tubular ”. Laboratório de Engenharia Química 2. Universidade de Brasília, Instituto de Química, 2017.

[2] MAY S., JOHNSON M. Continuous Processing to Enable More Efficient Synthetic Routes and Improved Process Safety. 2013

[3]


Anexos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (169.4 Kb)   docx (639.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com