TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório da Saponificação

Por:   •  16/10/2019  •  Relatório de pesquisa  •  819 Palavras (4 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 4

EXPERIMENTO 4 - CINÉTICA QUÍMICA – SAPONIFICAÇÃO DO ACETATO DE ETILA.

ALUNOS: Abisai David, Gabriela de Paula V, Gustavo Smirelli, Marcela M. S. Ferreira– Turma 6 UNA

Física Experimental II

Resumo. Este relatório relata detalhadamente a saponificação do acetato de etila, que objetiva analisar  e confirmar a partir de titulações e cálculos a ordem da reação. Os cálculos consistem em achar a constante de velocidade e a concentração inicial de íons OH-, utilizamos de forma contrária dos outros experimentos de cinética já feitos, colocando o ácido na bureta e a base no erlenmeyer, observando o volume de hidróxido de sódio gasto para cada tempo de reação que são fatores necessários para realização dessa análise de reação.

Palavras chave: saponificação, cinética, titulações , velocidade, análise, fatores.

.

  1. Introdução

Saponificação é uma reação que ocorre quando um éster em solução aquosa origina um sal orgânico e álcool.. Quimicamente, se diz que a reação do éster e uma base, para se obter o sabão.

Neste presente relatório, utilizamos o acetato de etila. Este produto é da família dos ésteres, tendo um alto poder de solvência e muito utilizado como solvente polar. Vastamente utilizado na indústria química, está presente em resinas alquídicas, PVC, em aromas e perfumes, etc.  Reagindo em conjuntura, temos o NaOH com base, muito usado na indústria na fabricação de tecidos, detergentes, alimentos e biodiesel. O produto da saponificação de ambos (hidróxido de sódio e acetato de etila), origina acetato de sódio e álcool etílico, como mostra a reação 1:

CH3COOC2H5 + NaOH → CH3COONa + CH3CH2OH         

  1. Procedimento Experimental
  1. Materiais

Neste experimento foram utilizados solução de hidróxido de sódio (NaOH) 0,02M; solução de acetato de etila 0,02M; solução de ácido clorídrico 0,02M; indicador de fenolftaleína, 1 bureta de 50ML, 6 erlenmeyers de 250mL, 1 erlenmeyer de 500mL, 2 provetas de 250mL, 1 pipeta graduada de 50mL, 1 pipeta volumétrica de 25mL, cronômetro para contagem do tempo e 1 pera de borracha.

  1. Metodologia

Para a realização do experimento, foi transferido 125mL de acetato de etila em conjuntura de 125mL de hidróxido de sódio, formando dessa forma uma mistura reativa, onde quando iniciada a mistura o cronômetro foi acionado.

Depois de aguardado 5 minutos, foi transferido com auxílio da pipeta, 25mL do meio reacional para um erlenmeyer vazio, após foi adicionado 3 gotas de fenolftaleína como indicador.

A mistura foi titulada com ácido clorídrico contida na bureta e o processo foi repetido de 5 em 5 minutos sete vezes, anotando o volume gasto e o tempo.

  1. Resultados e Discussão

[pic 3]

A primeira imagem diz a respeito da mistura reativa, na qual  125mL de acetato de etila foi misturado com 125mL de hidróxido de sódio.

[pic 4]

Durante a titulação, o titulante utilizado foi o ácido clorídrico (HCl). Quando atingido o ponto de viragem (quando a solução tornava-se menos roça até ficar transparente ), era encerrado a titulação. Foi anotado nas tabelas abaixo os volumes e os tempos gastos para cada uma das sete titulações.

Erlenmeyer

Tempo (min)

HCl Volume (mL)

1

06:32

7,0

2

11:35

6,2

3

16:47

5,7

4

21:29

5,1

5

26:58

4,6

6

31:45

3,7

7

36:25

3,6

A reação ocorrida foi de segunda ordem, segundo os cálculos:

 (-d[OH-]/ dt)= (-d[acetato]/dt) = k[acetato]x[OH-]

[OH-] = [acetato]

(-d[OH-]/dt) = k[OH-][OH-]

(d[OH-]/dt) = k[OH-]2

(d[OH-]/[OH-]2) = -kdt

(d[OH-]/[OH-]2) = -kt

1/[OH-] = 1/[OH-]0 + kt

O volume gasto na titulação é diretamente proporcional à concentração de NaOH na mistura reacional.

1/VHCl = 1/VHCl + kt

Usualmente, é usado concentração ao invés de volume, entretanto concentração é diretamente proporcional ao volume, portanto não foi necessário realizar um cálculo para a conversão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (235.7 Kb)   docx (624.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com