TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório de Química

Por:   •  2/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.613 Palavras (11 Páginas)  •  78 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

DISCIPLINA: QUÍMICA GERAL EXPERIMENTAL

CURSO: Engenharia de Computação

 

 

 

 

André Luís Martins Pereira

 

 

 

 

Relatório 3:

Volumetria Óxido redução

Reações de transferência de elétrons

Reações químicas

 

 

 

GOIÂNIA

2021

Experimento 11: Volumetria de oxirredução

(Teor de peróxido de hidrogênio em água oxigenada)

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

Conclusões

A titulação da amostra de água oxigenada apresentou concentrações bastante coerentes com as indicadas no rótulo do fabricante, que são 3%(m/v) e 10 volumes e que está de acordo com o esperado e regulamentado pela RDC ANVISA Nº 199/2006.

Referências Bibliográficas

SKOOG, A. D.; W EST, D. M.; HOLLER, F. J.; CROUCH, R. S. Fundamentos de Química Analítica. 6 ed. Thomson, Learning, 2006.

BACCAN, N.; ANDRADE, J. C.; GODINHO, O. E. S.; BARONE, J. S. Química analítica quantitativa elementar. 3. ed. São Paulo: Edgar Blücher, 2001.

ANVISA<http://portal.anvisa.gov.br/documents/33836/3071039/RESOLU%C3%87%C3%83O+RDC+N%C2%BA+199.pdf/0d194d31-54a6-48e2-8f28-76d6bd06d32b> (Acesso em 14/10/22).

EXPERIMENTO 15: Reações de transferências de elétrons

Introdução

Algumas substâncias, pela própria natureza, apresentam uma tendência finita de receber ou doar elétrons. Essa força propulsora dirige um grande número de reações químicas, formando e quebrando ligações em busca de um equilíbrio onde as tendências se contrabalançam. Assim, espécies com tendências opostas como zinco metálico e os íons de cobre, reagem rapidamente formando íons de zinco e cobre metálico, mediante simples transferência de elétrons.

Zn(s) + Cu2+(aq) Zn2+(aq) + Cu(s)

A mesma reação acima pode ser executada, porém com maiores proveitos, separando-se os reagentes zinco e íons de cobre em dois recipientes distintos, ligados por uma ponte salina. Nesse caso, fazendo-se uma conexão metálica (condutora) entre os dois sistemas, os elétrons fluirão espontaneamente através do condutor do zinco para os íons de cobre, como se esses estivessem reagindo naturalmente. O sistema assim projetado constitui uma pilha, que é capaz de produzir corrente elétrica através de uma reação química.

O importante fato de que a eletricidade pode ser produzida por meio de transformações químicas permite o estoque de energia elétrica sob a forma de reagentes químicos, os quais poderão ser usados para gerar energia elétrica e outras formas de energia, quando houver necessidade.

Pode-se, ainda, através da passagem de eletricidade em um sistema, provocar a ocorrência de reações no sentido inverso daquela em que se processaria espontaneamente. O processo assim executado é denominado eletrólise e encontra enormes aplicações na indústria, principalmente metalúrgica e química.

Objetivos

Estudar as reações de óxido-redução, utilizando conceitos e medidas de potencial de redução. Determinar a atividade de alguns metais em reações de óxido-redução.

Assuntos envolvidos

Reações de óxido-redução: definição, conceitos de semi-reação, balanceamento.

PROCEDIMENTOS

Procedimento 1

Em um tubo de ensaio foi colocado uma pequena quantidade de CuSO4 e adicionado um prego(previamente limpo com a palha de aço), o qual depois de cerca de dois minutos ganhou a coloração do cobre(alaranjado).

Logo após o primeiro experimento, foi colocado em um béquer uma solução de ZnSO4 e mergulhado em uma lâmina de cobre, a qual mesmo após um longo período mergulhada na solução não sofreu alterações.

Procedimento 2

Montagem da pilha de cobre e zinco. Em um béquer, foi colocado 20ml da solução de sulfato de cobre (II) e, em outro, 20ml da solução de sulfato de zinco (II).

A ponte salina em gel foi previamente preparada, se encontrava mergulhada em KCl(aq) , com auxílio de uma pinça foi retirada do béquer e em seguida colocada ligando os dois béqueres que continham as outras soluções. Fechou-se o circuito intercalando o voltímetro entre os eletrodos, o eletrodo de zinco foi ligado ao terminal negativo e o eletrodo de cobre ao terminal positivo do voltímetro.

A diferença de potencial foi anotada, para que fazendo as equações das semirreações que ocorrem nos eletrodos, fosse possível calcular seu valor teórico através da tabela e comparar com o valor experimental.

Procedimento 3

A montagem do sistema de acordo com a imagem contida na apostila. Foi realizada uma ligação entre os pólos da fonte e os eletrodos de carbono(grafite) imersos em um tubo de U.

A solução de KI 0,5 mol L foi colocada no - 1 tubo em U até enchê-lo quase completamente e deixou-se que a eletrólise se processasse por cerca de 2 minutos. Após as observações e devidas anotações serem realizadas, os elétrons de carbono foram retirados.

Retirou-se, com uma pipeta, aproximadamente 2mL de solução de um dos ramos do tubo em U e logo em seguida colocou-se em dois tubos de ensaio; foi realizado o mesmo procedimento para o outro ramo do tubo em U, utilizando-se dois tubos de ensaio.

Foi adicionado uma gota de fenolftaleína a um tubo de ensaio de cada par, logo em seguida adicionou-se uma gota de dispersão de amido a um tubo de ensaio de cada par. Com estas últimas ações o procedimento foi concluído.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Procedimento 1:

Após o contato da solução com a superfície do prego, começou a ocorrer seguinte a reação de oxirredução: Zn(s) + Cu2+ (aq) → Zn2+ (aq) + Cu(s) , onde os átomos de Zn(s) presentes no prego perdem elétrons(se oxidam) passando para a solução na forma de Zn2+ (aq) enquanto que os íons Cu2+ (aq) presentes na solução recebem elétrons(se reduzem) e se depositam sobre a superfície do prego na forma de Cu(s).

Procedimento 2:

De acordo com a tabela, Potencial Padrão de Redução, temos o valor teórico da pilha de zinco e cobre com suas semi-reações dado por,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.3 Kb)   pdf (289.1 Kb)   docx (736.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com