TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório de Química

Por:   •  2/6/2022  •  Relatório de pesquisa  •  1.217 Palavras (5 Páginas)  •  79 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

SÉFORA DAVANSO DE ASSIS

Gravimetria e Técnicas de Separação de Misturas: Dissolução Fracionada,  Filtração e Evaporação

RELATÓRIO

APUCARANA 2022

SÉFORA DAVANSO DE ASSIS

Gravimetria e Técnicas de Separação de Misturas: Dissolução Fracionada,  Filtração e Evaporação

Relatório apresentado como requisito parcial à obtenção de nota na disciplina de Química Experimental do Curso Superior de Engenharia de Computação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná.

APUCARANA 2022

[pic 1]

4.0 Internacional


Esta licença permite compartilhamento, remixe, adaptação e criação a partir do trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que sejam atribuídos créditos ao(s) autor(es). Conteúdos elaborados por terceiros, citados e referenciados nesta obra não são cobertos pela licença.

Davanso de Assis, Séfora. Gravimetria e Técnicas de Separação de Misturas: Dissolução Fracionada, Filtração e Evaporação. 2022. 04. Relatório experimental da disciplina de Química experimental do Curso Superior de Engenharia de Computação – Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Apucarana, 2022.

O presente relatório de prática experimental teve como objetivo a determinação da composição percentual de uma mistura e separação de componente de uma mistura heterogênea e homogênea, através da gravimetria associada a três métodos de separação de misturas: dissolução fracionada, filtração e evaporação. Fragmentos de fio de cobre encapado foram submetidos a: dissolução fracionada – com 20mL de Ácido Nítrico a 8% de concentração, filtração – retirando os componentes sólidos e evaporação – separando a água do sal. A fim de recuperar 1,5939 ±  0,00005g de nitrato de cobre, que posteriormente pode ser usado na produção de cobre metálico.

Palavras-chave: Gravimetria; Dissolução Fracionada; Filtração; Evaporação.

  1. INTRODUÇÃO        5
  2. MATERIAIS E MÉTODOS        6
  3. RESULTADOS E DISCUSSÕES        8
  4. CONCLUSÃO..........................................................................................9

REFERÊNCIAS......................................................................................10

  1. INTRODUÇÃO

Sabe-se que “Na natureza, nada se cria, tudo se transforma”, assim como dito pelo químico francês - Antoine Lavoisier; que por meio de processos físicos mecânicos faz-se a separação das fases de uma mistura heterogênea e que por meio de processos físicos mais energéticos faz-se  a separação de uma mistura homogênea.

Logo, uma forma de assegurar o afirmado por Lavoisier é aplicar a gravimetria durante todo o experimento juntamente com a separação de misturas. A gravimetria é um método de análise quantitativa que objetiva realizar a aferição de um elemento ou composto definido em sua forma mais pura que é separado de uma quantidade ou amostra previamente conhecida. Isso, através de várias pesagens para garantir a correta quantificação, relacionará os valores inicias com os finais.

O experimento se inicia com cobre metálico e finaliza com nitrato de cobre e neste trabalho os processos de separação do cobre de outros resíduos serão explanados juntamente com os valores quantitativos parciais, assim como o proposto pelo métofo gravimétrico.

  1. MATERIAIS E MÉTODOS

[pic 2]

[pic 3]

Primeiramente, o papel de filtro foi depositado na estufa de aquecimento, com o intuito de retirar qualquer umidade presente no objeto, desse modo é possível alcançar o valor mais aproximado de seu peso. Após 30 minutos e utilizando a balança analítica, concluiu-se que o valor é de 0,9947g ± 0,0001 g.

Como o método gravimetrico será utilizado em todo o experimento, o próximo passo foi aferir as massas da mistura a ser tratada (1,9795g ± 0,0001 g) e do Béquer a ser utilizado (101,0439 g ± 0,0001 g).

Em seguida, com a mistura a ser tratada dentro do Erlenmeyer foi adicionado lentamente e sob agitação constante – utilizando a caplea de exaustão – 20 ml de solução de ácido nítrico com uma concentração média de 8,0%. Percebe-se uma fumaça amarronzada (Dióxido de Nitrogênio) em torno da vidraria e o líquido começa a se tornar esverdeado. A mistura deve ser agitada regularmente até não houverem mais formações de bolhas, o que significará o fim da dissolução fracionada de todos os componentes metálicos da amostra.

Durante a dissolução o experimento era avaliado a cada 3 minutos. Após 10 minutos, certificou-se a diminuição da velocidade da dissolução  - caso ela não ocorra completamente, será preciso adicionar mais ácido nítrico a mistura e continuar as verificações periódicas - posteriormente, o Erlenmeyer foi posto sobre a chapa aquecida a 80°C para acelerar o fim da desta etapa de separação e garantir a eficiência da reação química, a observação regular e agitação foi mantida por mais ±30 minutos, resultando na inexistência das bolhas e/ou do gás castanho e no fim da dissolução fracionada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (118 Kb)   docx (853 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com