TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relatório de Termodinâmica

Por:   •  28/7/2019  •  Artigo  •  1.139 Palavras (5 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ

[pic 1]

TÍTULO: MEDIDA EXPERIMENTAL DO PODER CALORÍFICO

NÚMERO DO RELATÓRIO: 1

DISCIPLINA: Termodinâmica II

CURSO: Engenharia Mecânica

PROFESSOR: Profª. Lucilene de Oliveira Rodrigues

AUTOR:        N. MATRÍCULA:

DATA: 23/09/13

  1. Objetivo

O objetivo deste experimento consiste na determinação experimental do poder calorífico dos combustíveis, sejam eles sólidos ou líquidos.

  1. Revisão Teórica

O poder calorífico de um combustível pode ser definido como sendo a quantidade de energia que um combustível libera durante a sua combustão, sendo ela completa ou incompleta, sendo que seu módulo é igual ao módulo da entalpia de combustão. A sua unidade pode ser apresentada em: kJ/kg, kcal/kg, kcal/N.m3 ou kJ/N.m3.

De acordo com as condições de determinação, o poder calorífico pode ser inferior ou superior, em relação ao estado fisco da água na combustão; a pressão constante; e a volume constante. O poder calorífico inferior (PCI) é obtido quando toda a água que é formada durante a combustão é o vapor. Já o poder calorífico superior (PCS) é obtido quando a água formada pela combustão é um líquido. A diferença entre esses dois poderes caloríficos é equivalente à energia necessária para transformar o líquido formado em vapor. O poder calorífico inferior sempre apresenta valores inferiores ao superior, que também dependem do estado físico do combustível, sendo ele líquido ou gás.

O poder calorífico a pressão constante (PCp) é o calor liberado durante a combustão que é processado a pressão constante , ou seja, em ambiente aberto. E o poder calorífico a volume constante (PCv) é o calor liberado pela combustão que é processado a volume constante, ou seja, em ambiente fechado. Temos que o valor, relacionado para o mesmo combustível, do PCv é maior do que o PCp.

Experimentalmente, o poder calorífico pode ser calculado utilizando uma bomba calorimétrica de Berthelot- Mahler, ou um calorímetro de Junkes. O primeiro pode ser utilizado para combustíveis sólidos ou líquidos, enquanto que o segundo é utilizado para a determinação de combustíveis líquidos ou gasosos.

Na bomba calorimétrica, que foi o equipamento utilizado neste experimento, todas as medições são feitas a volume constante, onde não há escoamento de combustível. Seu funcionamento inicia-se fechando uma quantidade do combustível em um recipiente de metal com atmosfera contendo oxigênio sob alta pressão. Depois a bomba é mergulhada em um recipiente com parede dupla, contendo água em seu interior e na camisa, sendo que a ignição do combustível é feita por uma conexão elétrica externa. Então, faz-se a medição da temperatura, e depois são obtidas as curvas de aquecimento e resfriamento da água, a massa do sistema, a massa e o calor especifico do recipiente, determinado assim a energia liberada durante o processo de combustão. Ainda é utilizado um agitador para assegurar a uniformidade da temperatura.

Em certas circunstâncias, deve-se adicionar calor externo à camisa de água para manter a uniformidade de temperatura, ou ainda pode-se deixar a camisa vazia buscando manter uma condição aproximadamente adiabática no recipiente. Pode ser feita ainda uma compensação pelo calor perdido ao ambiente, através da análise das curvas de aquecimento e resfriamento.

Existem diferentes tipos de calorímetro, que podem ser classificados quanto ao tipo de troca térmica: adiabáticos, isotérmicos e isoperibólicos. E à variação de energia: a volume constante e a pressão constante.

  1. Procedimento Experimental

Os equipamentos utilizados no experimento são:

  • Calorímetro;
  • Bomba de aço de inox;
  • Amostra do combustível a ser analisado;
  • Cadinho limpo para amostra;
  • Fio de algodão ou parafina;
  • Balança de precisão;
  • Cilindro de oxigênio;

Antes da realização do experimento propriamente dito, são realizados alguns procedimentos preliminares. Primeiramente liga-se o calorímetro em 220V, ligando-se o nobreak, a célula de medição,  o sistema de refrigeração, o computador em 110V, e aguardando um tempo de aproximadamente 180 s para o início dos testes. Logo após faz-se a tara da balança com o cadinho, para depois colocar o combustível no cadinho. Então se obtém a massa do combustível (que deve estar entre (0,4 e 0,7)g). Deve-se verificar o contato do fio de algodão ou da parafina com o combustível. Se for observado um desnível da água, deve-se acrescentar água destilada no sistema de refrigeração, com o aditivo de limpeza, fechando recipiente em seguida. Então o cilindro deve ser aberto, deixando o oxigênio numa pressão de 30 bar.

Seguindo com o procedimento experimental, uma amostra do fluido é colocada no cadinho de metal, que fica suspenso dentro da bomba calorimétrica. O mecanismo de ignição elétrica é então preparado para a queima de uma resistência, que pode ser o fio de algodão ou parafina, que causa a queima do combustível. A bomba então é colocada dentro do vaso calorimétrico, que é protegido em outro recipiente. A queima da substancia analisada ocorre em um vaso hermeticamente fechado. O calor liberado durante o processo é determinado pela medição da variação da temperatura, medida por um termopar, da água que envolve o vaso que contém a substância analisada. A fim de se evitar erros na medida da temperatura, um girador (sting) é acoplado ao aparelho, executando o movimento sobre o termopar. A bomba calorimétrica utilizada no experimento é constituída por um vaso de pressão de aço inoxidável, com recipiente de 250mL. Os dados do experimento são mostrados em tempo real através de um display.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (148.1 Kb)   docx (587.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com