TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Relógio Comparador

Por:   •  10/9/2018  •  Relatório de pesquisa  •  353 Palavras (2 Páginas)  •  246 Visualizações

Página 1 de 2

Relógio Comparador

O relógio comparador é uma ferramenta muito utilizada na área industrial mecânica. Esta ferramenta permite medir grandezas lineares diretas ou indiretas. Esta ferramenta trabalha afixada em bases, apoios, desempenos ou guias. Por se tratar de um equipamento muito frágil e de alta precisão, não é aconselhável que qualquer um a utilize. O ideal é que somente uma pessoa tenha acesso e responsabilidade pela ferramenta, e que seja guardado dentro de seu próprio estojo, e claro evitar quedas e choques.

A medição direta é interpretada diretamente na ferramenta.

“Por exemplo, quando determinamos uma dimensão linear com um paquímetro (veja o simulador de paquímetro), a leitura que obtemos na escala e nônio dele, desconsiderando os erros, é a medida efetiva do objeto que estamos submetendo à medição.”

Já a medição indireta, se define assim porque o profissional tem uma medida padrão e através desta se faz um cálculo para obter a medida da peça ou a medida necessária.

“Uma possibilidade de utilização do relógio comparador é calcular a diferença entre a dimensão de um padrão e a do mensurando.

Dimensão da peça = Dimensão do padrão + (ou) – Valor lido no instrumento”

Relógios comparadores existem diversos no mercado, podendo ser analógico ou digital. Os digitais facilitam e agilizam a leitura correta na medição.

O relógio comparador analógico possui um jogo de engrenagens no interior da caixa que amplia e transmite ao ponteiro, o movimento que é acusado pela haste de contato. A haste é guiada pelo canhão. A escala maior no mostrador está dividida em 100 partes. A cada volta completa do ponteiro ocorre uma volta de outro ponteiro chamado conta-voltas, que indica os milímetros inteiros. As engrenagens estão conectadas à cremalheira da haste. A alavanca mantida pressionada pela mola impede que a folga entre os dentes da engrenagem mascare a medida.

Para utilizar este equipamento, como qualquer outro, se faz necessário que seja zerado inicialmente. Após zerar o equipamento, deve-se instalado ou fixa-lo a peça a ser medida. Após isso é necessário os ajustes ideias e ler a medida.

Referencias Bibliográficas

Stefanelli, Prof. Eduardo J.. Relógio Comparador Virtual Simulador Milimetro. Disponível em: . Acessado em: 21 de Maio de 2018.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (79.7 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com