TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Roteiro de Produção

Por:   •  28/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  683 Palavras (3 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 3

1) Defina ROTEIRO DE PRODUÇÃO (RP).

De acordo com Russomano, o roteiro de produção tem a função de determinar o melhor método de produção das peças, dos subconjuntos e das montagens dos vários produtos acabados que a fábrica produz, além de determinar o tempo de preparação e de operação das máquinas. Tecnicamente falando, os roteiros de fabricação contêm informações básicas como resumos de cada uma das fases que a compõem, são numeradas sequencialmente, e contém ainda tempo de execução. 

2) Quem produz o RP?

O engenheiro industrial, ou engenheiro de projetos da fábrica é quem geralmente se responsabiliza por desenvolver o roteiro de produção. Este profissional com conhecimento da planta sabe as necessidades da produção como poucos.

3) Como o PCP utiliza o RP?

Geralmente o PCP é quem mais utiliza os dados do RP, para planejar recursos de produção, prazos, lead-time entre outras utilidades. Ainda utilizando os dados do RP, o PCP acompanha e monitora a produção, coletando dados, rastreando informações sobre a produção, medindo o tempo gasto para produzir determinado produto e disponibilizando-o para analise gerencial.

4) Quais informações são necessárias para compor o RP?

Primeiramente, deve saber qual tipo de produção é utilizado, por fluxo – utilizado na produção contínua; por projetos especiais – utilizado na produção por encomenda; por ordem – utilizado na produção repetitiva; por bloco ou cargas – utilizado em determinadas indústrias. A partir disso o roteiro é desenvolvido, já que para cada tipo de produção, é necessário projetos diferenciados.

5) Quais as decisões tomadas pelo RP?

As decisões tomadas baseadas no roteiro de produção são fabricar ou comprar peças para o produto final, forma e tamanho da matéria-prima, divisão do trabalho, escolha das máquinas e sequencia de operações a serem tomadas para melhor andamento da linha de produção.

6) Quais os documentos emitidos pelo RP ? Comente sobre cada um deles.

O roteiro segue um sequencia de principio lógico, para facilitar o planejamento como um todo, no geral são emitidas tabelas, com a sequência de ações ideais para o bom andamento da linha.

[pic 1]

Produto: Produto fabricado (F), beneficiado (D) ou virtual (V). Roteiros de produtos com origem D ou V podem ser utilizados como referência, porém não agregam custo ao produto.

Lote: Lote padrão ou múltiplo de produção

L. Time: Tempo padrão de produção de uma unidade do lote padrão.

Ficha: Nome do arquivo com a ficha técnica do produto, gravado na pasta correspondente.

U.T.: Campo obrigatório define a Unidade de Trabalho da tabela de UTs onde será fabricado o produto. Consequentemente, define também o setor de produção.

Operação: Campo opcional define o nome da operação. Pode ser digitado ou obtido na tabela de operações

Observação: Campo opcional, utilizado para completar detalhes da operação.

Preparação: Tempo de preparação da UT em horas (setup da máquina). Este tempo é rateado pelo tamanho do lote no cálculo do custo do produto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (111.6 Kb)   docx (21.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com