TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SENAI-CIMATEC BAHIA

Tese: O SENAI-CIMATEC BAHIA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2013  •  Tese  •  421 Palavras (2 Páginas)  •  495 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

O SENAI-CIMATEC BAHIA (SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZADO INDUSTRIAL) vem desenvolvendo ao longo dos anos parcerias com empresas do setor mineral, assim bem como capacitando profissionais técnicos de automação para as atividades de controle de processos, planejamento etc.

Este relatório descreve as atividades desenvolvidas na Mineração Caraíba S/A no período de estágio, onde eu tive a oportunidade de desenvolver as atividades no setor de Elétrica e Instrumentação (SETEL).

A realização desse estágio não é simplesmente cumprir uma carga horária, mas o desenvolvimento pessoal e profissional, visando uma boa qualificação para o mercado de trabalho.

Durante o período de desenvolvimento do estágio, eu tive a oportunidade de aliar a teoria adquirida durante as aulas, à prática conseguida com a execução das tarefas. Além do gigantesco desenvolvimento pessoal adquirido no relacionamento em grupo, onde, a participação e compreensão de todos os companheiros Técnicos Instrumentistas do setor, foi fundamental.

OBJETIVO

Este relatório tem por finalidade apresentar conceitos e práticas das atividades desenvolvidas no decorrer da disciplina de estágio supervisionado do curso técnico de automação industrial, e mais ainda, mostrar o que foi aprendido durante as disciplinas relacionadas e necessárias para a execução das atividades no estágio.

APRESENTAÇÃO

Os processos industriais exigem controle na fabricação de seus produtos. Estes processos são muito variados e abrangem diversos tipos de produtos, como, por exemplo, a fabricação dos derivados do petróleo, produtos alimentícios, a indústria de papel e celulose e porque não o concentrado de cobre. Em todos estes processos é absolutamente necessário controlar e manter constantes algumas variáveis, tais como: pressão, vazão, temperatura, nível, pH, condutividade, velocidade, umidade etc. Os instrumentos de medição e controle permitem manter constantes as variáveis do processo, objetivando a melhoria em qualidade, o aumento em quantidade do produto e a segurança. No princípio da era industrial, o operário atingia os objetivos citados através de controle manual destas variáveis, utilizando somente instrumentos simples (manômetro, termômetro, válvulas manuais etc.), e isto era suficiente, por serem simples os processos. Com o passar do tempo, estes foram se complicando, exigindo um aumento da automação nos processos industriais, através dos instrumentos de medição e controle. Enquanto isso, os operadores iam se liberando de sua atuação física direta no processo e, ao mesmo tempo, ocorria a centralização das variáveis em uma única sala. Devido à centralização das variáveis do processo, podemos fabricar produtos que seriam impossíveis por meio do controle manual. Mas, para atingir o nível em que estamos hoje, os sistemas de controle sofreram grandes transformações tecnológicas, como: controle manual, controle mecânico e hidráulico, controle pneumático, controle elétrico, controle eletrônico e atualmente controle digital.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com