TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SISTEMA

Dissertações: O SISTEMA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2013  •  373 Palavras (2 Páginas)  •  197 Visualizações

Página 1 de 2

para impedir a degradação do meio ambiente.

No cultivo hidropônico/aeroponico não se usa solo mineral e pode ser feito em pequenos espaços. A grande maioria das produções é feitas em cultivo protegido dentro de estufas. Isto permite grande controle sobre insetos e outras pragas, pois as estufas são também feitas de modo a permitir a entrada do ar, mas não de insetos voadores. As plantas assim cultivadas não têm contato com a terra e, portanto aqueles agentes patogênicos que podem causar doenças em humanos não estão presentes. O uso de venenos e agrotóxicos no sistema hidropônico não está, no entanto, descartado, mas a possibilidade de controle é maior num meio fechado.

Também no cultivo hidropônico/aeroponico é possível a utilização de “venenos verdes”, à base de óleo de neem e os já comentados chás de plantas repelentes, pulverizados sobre a cultura. O fornecimento de nutrientes é controlado e próprio para cada cultura em produção.

No cultivo sem solo mineral, há diversas técnicas utilizadas, algumas usam apenas água com soluções nutritivas outras usam com substratos inertes que servem de ancoragem para a planta. Pesquisas desenvolveram técnicas que têm sido aperfeiçoadas e existem diversas empresas que fornecem desde materiais de cultivo, partículas especiais para meio hidropônico/aeroponico, nutrientes, estufas para cultivo protegido a equipamentos como calhas para a produção, bombas e mangueiras.

A tecnologia é bastante avançada neste setor. As plantas recebem o que necessitam para crescer, florescer, frutificar, como no caso dos tomates e para a produção de folhas perfeitas, sem danos na sua estrutura e forma, como nas folhosas como as alfaces. A higienização dos produtos hidropônico/aeroponico é mais fácil, eles já vêm limpos de terra e de outras impurezas.

O manejo integrado de doenças em cultivo protegido deve combinar princípios de controle visando reduzir ou eliminar o inóculo inicial e reduzir a taxa de progresso da doença, enfocando o patógeno, o hospedeiro e o ambiente. Em cultivos hidropônico/aeroponico o importante é utilizar de água de boa qualidade e mudas sadias. É também a adoção de medidas de sanitização como a desinfestação das ferramentas de trabalho e das bancadas entre cada ciclo de cultivo, o manejo adequado das culturas, além de se manter o reservatório da solução nutritiva limpo e tampado.

A utilização de variedades resistentes de algumas plan

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com