TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SISTEMA DE TRANSMISSÃO AUTOMOTIVA

Por:   •  13/12/2015  •  Abstract  •  860 Palavras (4 Páginas)  •  398 Visualizações

Página 1 de 4

SISTEMA DE TRANSMISSÃO AUTOMOTIVA

Bruno Henrique Rêgo Batalha[1]

Resumo

Este estudo visa esclarecer de forma simples o que é uma transmissão automotiva, quais são os seus tipos e função, apresentando assim, conceitos e explicações que facilitem o entendimento acerca deste assunto.

Palavras-chave: embreagem, mercado automotivo, velocidade,

Abstract         

This study aims to clarify simply what is an automotive transmission, what are their types and function, thus presenting concepts and explanations that facilitate the understanding of this issue.

Key-words: clutch, automotive market, velocity,

1. INTRODUÇÃO

O sistema de transmissão é o conjunto de elementos que garantem a transmissão de potência do motor para os diferentes mecanismos a serem utilizados (Ribas et al. 2010 apud Leite et al., 2012), com o objetivo de efetivar a transformação de movimento (direção e a velocidade).

Segundo Bosch (2005) os atributos constituintes da transmissão veicular visam: proporcionar movimento para frente e para trás; transformar força em movimento para as rodas, dispor rotações diferentes para as rodas motrizes em curvas; realizar arranque; parar o veículo mesmo com o motor em funcionamento e proporcionar que o motor trabalhe na faixa ideal, visando um melhor consumo e consequentemente uma redução das emissões de poluentes.

Em um automóvel comum a transmissão começa a partir do volante, prolongando-se através da embreagem, da caixa de velocidades, do eixo de transmissão e do diferencial até as rodas traseiras. A embreagem que fica entre o motor e a caixa de velocidades faz com que a energia vinda do motor seja desligada das outras partes que fazem parte da transmissão. Então aciona-se a caixa de velocidades, na qual se controla a força e a velocidade oferecida às rodas. A energia passa pelo diferencial, podendo variar a velocidade, através do eixo de transmissão na última fase do percurso até as rodas.

        Há, no entanto, um componente fundamental em todo o sistema de transmissão, a caixa de velocidades que, a cada marcha imprime uma rotação diferente no motor. Assim quanto maior a rotação do motor em relação ao eixo maior será a força liberada, e quanto menor for à rotação maior será a velocidade imprimida.

Em relação ao funcionamento de uma caixa de transmissão, Leite et al. (2012), em estudo realizado visando compreender o funcionamento de uma caixa de transmissão de um veículo automotivo, inferem que a mesma possui um eixo primário, proveniente do motor, e um eixo secundário de transmissão.  Segundo eles as engrenagens dos eixos primários e secundários encontram-se acopladas e as engrenagens do eixo primário são solidárias ao eixo enquanto que as engrenagens do eixo secundário não são.

2. TIPOS DE SISTEMA DE TRANSMISSÃO

        O mercado automotivo segue diversificando os modelos de transmissões de veículos devido a necessidade de soluções e alternativas, dentre elas destacam-se: transmissões manuais, transmissões automáticas, transmissões automatizadas e transmissões CVT.

2.1 Transmissão manual

Funciona travando e destravando diferentes sequências de engrenagens dentro da caixa de velocidades usando a embreagem.

2.2 Transmissão automática

Possui as mesmas engrenagens usadas na transmissão manual, no entanto concentradas em uma peça só. O conversor de torque tem a função da embreagem, se o motor girar mais devagar, a quantidade de torque passando pelo conversor é menor. Quando acelera, o motor bombeia mais fluido para dentro do conversor de torque, fazendo com que essa força seja transmitida às rodas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (139.7 Kb)   docx (15.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com