TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA dO SISTEMA DE GESTÃO DE QUALIDADE NAS INDÚSTRIAS AUTOMOTIVAS

Por:   •  26/5/2017  •  Monografia  •  2.182 Palavras (9 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 9

(insira logo da instituição)Faculdade anhanguera de sorocaba

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

Sorocaba

2017


MAYARA DE CASSIA ANTUNES[pic 5]

[pic 6]

A IMPORTÂNCIA dO SISTEMA DE GESTÃO DE QUALIDADE NAS INDÚSTRIAS AUTOMOTIVAS:

Projeto apresentado ao Curso de Engenharia de Produção da instituição Faculdade Anhanguera de Sorocaba.
Orientador: Gabriel


SOROCABA

2017


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

1.1 O Problema        4

2 OBJETIVOS        5

2.1 Objetivo Geral ou Primário        5

2.2 Objetivos Específicos ou Secundários        5

3 JUSTIFICATIVA        6

4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        7

5 METODOLOGIA        9

6 CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO        10

REFERÊNCIAS        11

APÊNDICE        12

ANEXO        13

Atualizar Sumário. Inserir divisões do tópico 4 (4.1, 4.2, etc); não foram apresentados Apêndice e Anexo, portanto excluir do Sumário.


1 INTRODUÇÃO

As indústrias automotivas vivem em uma incessante corrida pela busca da melhoria contínua para permanecerem competitivas no mercado.

Esta competitividade é de nível mundial, e é preciso que as organizações estejam cientes e se destaquem no mercado buscando por ferramentas para melhorar a qualidade e focar na satisfação do cliente final. Para tanto se faz necessário compreender os clientes recebem a todo o momento, diversas ofertas de produtos e serviços e por esse motivo tornaram-se rigorosos em suas escolhas e é necessário desenvolver ferramentas para conquistá-los e fideliza-los.

Mas afinal o que é Qualidade? Podemos definir a Qualidade como confiabilidade, durabilidade, Estética, ou um conjunto de características especificadas em um determinado projeto que juntando todos esses fatores chegam à satisfação do cliente final.

Para atender todos os requisitos mencionados é necessária a implantação de um Sistema de gestão da qualidade. Uma ferramenta de gerenciamento que auxilia na melhoria contínua e tem um papel indispensável dentro das organizações. Produzindo com qualidade, reduzindo custos e no menor tempo possível.

O objetivo principal do trabalho apresentado é destacar a importância da qualidade nas indústrias automotivas, expondo as vantagens dessa implementação, identificar se as empresas automotivas estão em busca da melhoria contínua da qualidade e posteriormente apresentaras principais ferramentas aplicadas no Sistema de Gestão da Qualidade e destacar os principais problemas existentes nesse mercado pela falta da qualidade.(o Objetivo é apresentado no tópico 2.Objetivos, portanto fica redundante citá-lo na Introdução; neste parágrafo)

Tal trabalho contribui para o aprendizado na 9ª fase da Graduação de Engenharia de Produção, Relacionando as teorias aprendidas em sala de aula com o cotidiano do mercado automobilístico.

  1. O Problema

De que forma a implementação do Sistema de Gestão da Qualidade pode influenciar na permanência das organizações dentro do mercado automotivo e quais as ferramentas aplicadas?

2 OBJETIVOS

2.1 Objetivo Geral ou Primário

Apresentar a importância da implementação do Sistema de Gestão de Qualidade para alcançar a satisfação do cliente e se manter competitivo dentro do mercado automotivo.

2.2 Objetivos Específicos ou Secundários

Pesquisar sobre as principais ferramentas utilizadas no sistema de gestão da qualidade e exemplos de aplicações.

Conhecer os principais problemas ocasionados pela falta de Gestão da qualidade.

Destacara metodologia para implantação do sistema de gestão.


3 JUSTIFICATIVA

Sabendo-se que para alcançar o sucesso, é fundamental que as empresas estejam focadas na satisfação e segurança do cliente, e que para atingir essa satisfação é necessário conhecer suas necessidades sendo elas atuais ou futuras e que para isso é preciso buscar pela melhoria contínua da qualidade. É verificada a necessidade de implantar o sistema de gestão da qualidade, saber qual a metodologia utilizada e as ferramentas que serão aplicadas.


4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

A fundamentação teórica deste trabalho objetiva-se a evidenciar o conceito e a importância entre a relação da implantação e a adoção do sistema de gestão da qualidade por empresas do ramo automotivo. Serão abordados conceitos e definições do Sistema de gestão da qualidade, evolução histórica, suas vantagens e as ferramentas utilizadas. Através de referências de autores especializados e evidenciando os critérios de implantação dentro da norma ISO.

4.1 Normalização ISO

O Termo gestão de qualidade evolui ao longo do século XX, após passar por estágios marcantes. A Gestão da qualidade total e os sistemas de gestão da qualidade baseado na ISO 9001, mostram os resultados dessa evolução e cada vez mais está sendo adotadas pelas organizações.

A orientação para implantar o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), se dá através da norma ISO 9001:2008, que constitui um conjunto de normas estabelecidas pela ISO (International Organization for Standardization).

        

A norma ISO 9001 baseia-se em um modelo de sistema de gestão, ou seja, estabelece um conjunto de atividades interdependentes, que interagem formando um sistema de atividades de gestão da qualidade. (CARPINETTI, 2012. 75p.).

4.2 Qualidade: Conceito e Evolução Histórica

Atualmente o termo "qualidade" vem recebendo, diferentes conceitos. Entretanto, existem teorias que descreve seus verdadeiros fundamentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.1 Kb)   pdf (188 Kb)   docx (29.1 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com