TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Vantagens De Utilizar Um Software Livre Como O Sistema Operacional Linux E Os Aplicativos Do LibreOffice

Trabalho Universitário: As Vantagens De Utilizar Um Software Livre Como O Sistema Operacional Linux E Os Aplicativos Do LibreOffice. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/8/2014  •  834 Palavras (4 Páginas)  •  1.741 Visualizações

Página 1 de 4

As vantagens de utilizar um software livre como o sistema operacional Linux e os aplicativos do LibreOffice.

C

om o advento da informática e a evolução técnológica cada vez mais nos tornamos dependentes de softwares e aplicativos para realização de tarefas como gerenciamento e processamento de dados tanto na gestão de grandes corporações econômicas, governos ou até mesmo no cotidiano do cidadão comum.

Quando falamos em softwares estamos falando de frutos de investimentos e pesquisas de indíviduos e empresas que perceberam uma necessidade e se dispuseram a supri-la apartir da criação de um programa de computador (software). A partir dessa criação a ferramenta é disponibilizada para uzo. Essa forma de disponibilização irá de certa forma influenciar em como será o software classificado, principalmente como : Livre ou Propietário.

Software Livre ou Software Propietário:

1Linux sistema operativo livre e Windows Sistema operativo propietério atualmente são os maiores concorrentes no mercado. Fonte:http://www.portalopensource.com/2009/09/07/microsoft-transmite-informacoes-falsas-sobre-o-linux/

Software Propietário: é aquele cuja cópia, redistribuição ou modificação são proibidos ou restrito em algum aspecto pelo seu criador ou distribuidor. Geralmente para se ter acesso para uso, redistribuição ou modificação é necessário adquirir uma licença ou autorização normalmente concedida mediante a pagamento. As empresas que produzem estes softwares proprietários para aumentarem os lucros costumam lançar de tempos em tempos versões novas que geralmente não são compatíveis com as anteriores, além de após um tempo pararem de realizar correções nas versõesantigas, dessa forma obrigam os seus uzuários a realizarem gastos com atualizações e novos softwares. A Microsoft está tentando mudar o esquema das licenças de software, para evitar a utilização do software ilegal, ao contrário de vender as licenças e atualizações, introduzir o aluguel de software.Exemplos de software propietário: Microsoft Windows, o Microsoft Office, o RealPlayer, o Adobe Photoshop, o Mac OS, o WinZip.

Software Livre: é aquele fornecido aos uzuário de forma a possibilitar o uso sem

restrições de operação, cópilagem, redistribuição, estudo ou modificações Free

Software Foundation define um software como livre quando atende aos quatro tipos de liberdade para os usuários.

1. Liberdade para executar o programa , para qualquer propósito.

2. Liberdade para estudar como funciona e modificar o programa adaptando as necessidades do uzuário.

3. A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao seu próximo;

4. A liberdade de aperfeiçoar o programa, e liberar os s eus aperfeiçoamentos, de mo-do que toda a comunidade se beneficie.

Para que essas liberdades sejam efetivas é primordial que o uzuário tenha acesso irrestrito ao código fonte. Exemplos de software livre: Linux, BR Office (OpenOffice), Navegadores Firefox e Google Chrome.

Principais Vantagens de um software livre:

Redução de custos com obtenção de licenças: para se ter acesso a um software propietário as pessoas e empresas gastam uma grande quantia de dinheiro com licença e ainda sim o uso na maioria das vezes é restrito e com prazo determinado. No caso de um software livre não é necessário pagar por licença ou permissão para ter acesso a um, você pode adquirir uma cópia com um amigo, através

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com