TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Smart Grid

Por:   •  22/12/2022  •  Artigo  •  4.879 Palavras (20 Páginas)  •  68 Visualizações

Página 1 de 20

[pic 1]

SMART GRID: a importância do uso religadores automáticos no sistema de distribuição de energia elétrica

SMART GRID: the importance of using automatic reclosers in the electricity distribution system

Etevaldo Amaral de Sousa Junior[1]

Felipe Borges2

RESUMO

Hoje, as redes de distribuição elétrica estabeleceram elementos cada vez mais confiáveis que permitem a implantação de inteligência de pesquisa para reconfigurar os sistemas elétricos em caso de falha ou deficiência. As empresas de serviços de distribuição precisam atualizar constantemente seus equipamentos e procurar sistemas altamente confiáveis que aprovam principalmente os requisitos das agências reguladoras. Pesquisas e componentes desenvolvidos em escala global podem permitir que a rede de distribuição que ganhasse autonomia, opere e reconstrua por si mesma sem intervenção do operador, principalmente buscando, quando necessário, restaurar rapidamente o sistema e melhorar sua eficiência. O conceito de Smart Grid expõe múltiplos caminhos de desenvolvimento do sistema elétrico e é aqui que as empresas buscam concentrar toda sua energia para atender às novas demandas e aumento das redes de distribuição. Portanto, o objetivo geral de conduzir esta pesquisa é propor a importância da aplicação dessa tecnologia à rede de distribuição. Os objetivos específicos são: descrever os aspectos e características conceituais; descrever a tecnologia de Smart Grid aplicada à rede de distribuição e delinear o religamento automático. A revisão da literatura como método será baseada em contribuições teóricas e demonstrará como o religador automático tem máxima credibilidade.

Palavras-chaves: Smart Grid; Religadores Inteligentes; Qualidade de Energia Confiabilidade da rede; Eletricidade.

ABSTRACT

Today, electrical distribution networks have established increasingly reliable elements that allow the deployment of research intelligence to reconfigure electrical systems in the event of failure or deficiency. Distribution service companies need to constantly update their equipment and look for highly reliable systems that mainly approve the requirements of regulatory agencies. Research and components developed on a global scale can allow the distribution network to gain autonomy, operate and rebuild by itself without operator intervention, mainly seeking, when necessary, to quickly restore the system and improve its efficiency. The Smart Grid concept exposes multiple paths for the development of the electrical system and it is here that companies seek to concentrate all their energy to meet new demands and increase distribution networks. Therefore, the general objective of conducting this research is to propose the importance of applying this technology to the distribution network. The specific objectives are: to describe the aspects and conceptual characteristics; describe the Smart Grid technology applied to the distribution network and outline the automatic reclosure. The literature review as a method will be based on theoretical contributions and will demonstrate how the automatic recloser has maximum credibility.

Keywords: Smart Grid; Intelligent Reclosers; Power Quality Reliability of the network; Electricity.

1 INTRODUÇÃO

.

Ao longo dos anos, avanços tecnológicos foram observados em todo o mundo.  O conceito Smart tem ocupado muito espaço nesta área, especialmente em eletrônica e telecomunicações. Essa tendência evoluiu tanto no campo elétrico quanto na automação de sistemas de separação, sistemas de proteção e até sistemas de medição.

Como os equipamentos de lazer e entretenimento das pessoas aumentam a demanda de energia, muitas vezes é necessário implementar tecnologia em redes de energia para permitir a integração de sensores e medidores inteligentes na rede, a fim deque o monitoramento do comportamento em tempo real é importante, além de melhorar a eficiência e a escala da rede.

Incluindo distribuição e consumo ao longo da rede, bem como a integração de diferentes fontes de energia na rede, em particular fontes de geração de energia descentralizadas, renováveis e intermitentes, na rede, e a introdução novos consumidores como veículos elétricos. Uma das razões pelas quais este artigo irá destacar pode acabar sendo a aplicação crescente de inteligência em sistemas elétricos é razoável.

Portanto, o objetivo geral que norteia esta pesquisa é propor a importância da tecnologia de Smart Grid aplicada à rede de distribuição. Os objetivos específicos são: descrever os aspectos e características conceituais; descrever a tecnologia de Smart Grid aplicada à rede de distribuição e delinear o religamento automático. A revisão da literatura como método será baseada em contribuições teóricas e demonstrará como o religador automático tem máxima credibilidade.

2 SMART GRID:  aspectos conceituais e características

A vida contemporânea tornou a energia elétrica um produto cada vez mais extraordinário. Em qualquer segmento que se pense, seja na produção de bens ou de serviços, na segurança pública, na saúde ou simplesmente para o conforto dos lares, a energia elétrica é indispensável. Contudo, o seu uso cada vez mais intenso gera igualmente a necessidade de aumento na produção de energia elétrica (COPEL, 2010).

O segmento da distribuição de energia, além de conseguir a interface entre o sistema de transmissão e a geração distribuída, possui a maior malha de circuitos que proporcionam o acolhimento aos consumidores finais. É nesta parte que estão às máximas transformações e as ocasiões de implantação de um novo conceito dentro do sistema elétrico (ABINEE, 2013).

Inovações tecnológicas admitem a estruturação de uma integração plena entre as subestações, redes elétricas (de média e baixa tensão), equipamentos elétricos da rede (transformadores, reguladores de tensão, banco de capacitores, chaves, religadores, relés de proteção), com a avaliação do consumidor e sua instalação elétrica. Esta coerência deve ser suportada pela comunicação entre os elementos e sistemas computacionais de apoio aos processos e instalações automáticas (COPEL, 2010).

Essa integração entre a tecnologia da informação e o sistema elétrico de potência ao lado dos sistemas de comunicação e toda estrutura de uma rede de distribuição automatizada exibe o cerne do significado do termo Smart Grid. Esse contíguo tecnológico seria o responsável por significativos ganhos de eficiência energética, por permitir automação e operação remota do sistema, por melhorar a fiscalização e monitoramento das categorias de rede e qualidade de energia, por incrementar a capacidade de tomada de decisões nas distintas fases do setor, por viabilizar tecnicamente ao consumo programado, inteligente, de energia, dentre outros. (RIBEIRO, 2011, p. 3).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.7 Kb)   pdf (228 Kb)   docx (57.6 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com