TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Software de código aberto – Uma tecnologia que permite a evolução do Smart Grid

Por:   •  26/8/2018  •  Monografia  •  2.880 Palavras (12 Páginas)  •  173 Visualizações

Página 1 de 12

Software de código aberto – Uma tecnologia que permite a evolução do Smart Grid

A infraestrutura que compõe a rede elétrica sempre esteve em estado de evolução. Estratégias de design, hardware físico e material para melhorar ao longo do tempo, para que essas mudanças ocorram de forma isolada. Similarmente, com a introdução de s continuar e a natureza conectada da rede torna impossível computadores e dispositivos eletrônicos inteligentes, as fontes de dados são continuamente múltiplas e novas ferramentas e estratégias são desenvolvidas para uma melhor compreensão e gerenciamento da rede elétrica. Interdependência única entre as empresas que compõem a rede de energia elétrica cria uma necessidade de interações em terra comum. O software de código aberto (OSS) aborda a necessidade de um terreno comum no desenvolvimento de aplicativos.

O objetivo deste capítulo é apresentar os conceitos de OSS, fornecer uma visão geral da história do OSS, cobrir alguns de seus benefícios e desafios. mostre como se encontra O sistema de energia inteligente precisa de exemplos de ferramentas existentes e apresenta uma visão futura do OSS no setor de serviços públicos de eletricidade. 

INTRODUÇÃO E BREVE HASTORY

INTRODUÇÃO

O OSS é um componente crítico da indústria de computação atual e fornece o backbone para comunicações, a Internet. e muitos serviços de back-end. OSS não é o mesmo que "Freeware". que é livre para obter, mas não inclui o código-fonte, então o usuário assume o risco de fazer o que deveria e nada mais. Enquanto o OSS não tem taxas de licenciamento. por definição, deve incluir o código fonte. A exposição do código-fonte permite que todos o revisem e determinem que ele faz o que é suposto fazer da maneira apropriada. O OSS é mantido em um repositório confiável e as alterações de código são verificadas antes da distribuição. Um diagrama do modelo de desenvolvimento de OSS, como apresentado por David Wheeler, está incluído no Figura 1.

BREVE HISTORIA

Nos primeiros dias da computação, os desenvolvedores viam os softwares de escrita como uma forma de expressão pessoal. A programação era uma forma de arte funcional que os desenvolvedores tinham prazer em compartilhar com outras pessoas da comunidade. O compartilhamento aberto de conceitos e técnicas facilitou a colaboração e permitiu avanços rápidos em ferramentas de software. As empresas de computadores geravam a maior parte de sua receita com o hardware, não com o software que ele suportava. No entanto, em meados da década de 1970, ocorreu uma mudança de foco e os fabricantes de computadores começaram a introduzir software proprietário - para aumentar a diferenciação, proteger seus interesses pessoais e desenvolver um novo fluxo de renda. Na comunidade de utilitários elecúricos, à medida que os recursos de computação se tornaram disponíveis para engenheiros e operadores de sistemas de energia, praticamente todas as suas ferramentas foram desenvolvidas de forma colaborativa e grupos de usuários foram formados para coordenar as atividades.

[pic 1]

Figura 1. Modelo de desenvolvimento OSS.

Algumas das atividades apoiadas pelo usuário e os primeiros aplicativos sobreviveram ao longo dos anos, mas ao longo do tempo, a grande maioria das aplicações tornou-se proprietária. Uma resposta inicial a essa transição foi o surgimento do termo "software livre". No entanto, esse termo pode ser confuso, já que para alguns significou "livre como na frecogia da fala e da expressão", enquanto para outros significava "livre". cerveja livre. "Em 1998, The Open Source Initiative (OSI) + cunhou o termo" open source "como parte de uma transição de iniciação de marketing foi o surgimento do termo" software livre ". No entanto, esperava eliminar a ambigüidade e transmitir uma mensagem mais positiva.Apesar do fato de que a maioria dos aplicativos migrou para o software proprietário, uma grande parte da infra-estrutura de computação geral permaneceu de código aberto.alguns exemplos bem conhecidos são os servidores que suportam a Internet e as comunicações e, mais recentemente, repositórios de "big data" Impulsionados por muitas forças convergentes, como a necessidade de agilidade, eficiência e segurança, uma nova ênfase foi colocada no desenvolvimento de ferramentas de código aberto de alta qualidade. já bei amplamente utilizado no Departamento de Defesa, e desde então um número de declarações de políticas foram feitas exigindo que OSS ele considerasse igual ou mesmo preferencialmente a soluçoes equivalentes de proprie- tários. 

BENEFÍCIOS E DESAFIOS

Os sistemas operacionais oferecem muitos benefícios em comparação com aplicativos proprietários semelhantes, mas podem estar sujeitos a muitos dos mesmos problemas. A qualidade e a confiabilidade de qualquer software dependem da habilidade do desenvolvedor ou da equipe de desenvolvimento e não são ditadas pelo licenciamento sob o qual ele é distribuído. Do ponto de vista do usuário, o OSS tem o potencial de fornecer valor e flexibilidade que não estão disponíveis sob uma licença proprietária. A seguinte lista de benefícios não é abrangente, mas apresenta uma variedade de qualidades positivas inerentes ao OSS. 

Benefícios

Segurança: A visibilidade do código fornecida pelo OSS oferece a oportunidade de ampla revisão, e a natureza flexível do OSS permite que as mudanças identificadas sejam implementadas rapidamente. Jim Stogdill descreve isso como capacidade de manobra que pode ser usada em combate à segurança cibernética.

Sem bloqueio de fornecedor: o usuário é livre para mover de um aplicativo para outro, ou de uma fonte de suporte para outra, e tem acesso ao código-fonte, que pode ser mantido ou aprimorado internamente, se desejável.

Baixo custo: Como não há taxas de licenciamento inicial ou anual, pode haver uma economia substancial na aquisição e implantação de aplicativos OSS. Quando aprimoramentos são necessários, os custos de desenvolvimento são limitados à tarefa em questão e não carregam o ônus de sustentar uma organização maior. Correções de bugs e alguns aprimoramentos amplamente atraentes são frequentemente doados, o que reduz ainda mais o custo total de propriedade.

Alta qualidade: os aplicativos de software livre devem ser de qualidade razoavelmente boa para ter o sucesso de atrair o envolvimento da comunidade e envolver os usuários. Uma vez estabelecido. a comunidade fornece revisão contínua por "muitos olhos" e não há como "esconder" um erro. Além disso. as capacidades de desenvolvimento não estão limitadas aos recursos de uma empresa. O código base é mantido por um administrador. quem verifica quaisquer alterações antes de serem distribuídas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.8 Kb)   pdf (189.7 Kb)   docx (36.8 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com