TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Solo E Influencias Temáticas

Por:   •  13/11/2023  •  Projeto de pesquisa  •  644 Palavras (3 Páginas)  •  13 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO:

O clima influencia o homem de diversas maneiras, e o homem influencia o clima através de suas várias atividades (AYOADE, 2010, p. 286).

Nesse sentido, compreender a dinâmica climática é de suma relevância para verificar as variações de seus comportamentos, suas interferências no meio ambiente e na qualidade de vida humana, e, a partir dessa análise, entender como as sociedades se relacionam com o mesmo em escala têmporo-espacial, levando-os a perceber suas múltiplas relações de dependência com o espaço circundante.

Com o avanço tecnológico e científico, o homem tem cada vez mais influenciado o clima por meio de suas atividades e ações, alterando a forma e o conteúdo do espaço, do território, das relações societárias. Urbanização, industrialização, rede de drenagem, sistema de irrigação e atividades agrícolas, assim como as pesquisas voltadas à biotecnologia que favorecem o crescimento de sementes de melhor qualidade e plantas mais resistentes às pragas, as doenças e as variações climáticas, são exemplos.

O estudo do clima integrado ao uso do solo no espaço rural e urbano ocupa uma posição relevante no amplo campo da ciência Geográfica, conquanto troca influências diretamente nos processos ecológicos, pedológicos, geomorfológicos e bioclimatológicos. Por sua vez, a atmosfera é influenciada pelos elementos da paisagem e pelas ações do homem.

Portanto, para se compreender a Geografia de um lugar, analogias com ênfase no passado e na atualidade se fazem necessárias.

Os usos do solo rurais assim como os urbanos apresentam diferenças expressivas entre si, tanto no porte das unidades fundiárias (rurais) e dos equipamentos (urbanos) que os abrigam quanto nos padrões tecnológicos adotados e nas relações entre atores sociais e econômicos envolvidos nessas atividades.

 

Com o aumento excessivo dos padrões de consumo da população, o ritmo de degradação ambiental acelera em todo o planeta e aloca a dissociação e a contradição da vida social, num movimento que vai do espaço do consumo ao consumo do espaço.

O aquecimento global, a destruição da camada de ozônio, a poluição tóxica do ar e das águas, desmatamento, inundações, seca, lixo, extinção de espécies e diminuição de fornecimento de água potável, é uma realidade do mundo atual, que reflete na vida dos seres vivos e na qualidade ambiental, ainda que careça de um domínio científico sobre tais processos.

No tocante ao uso e ocupação do solo, têm sido detectados nos últimos anos práticas inadequadas na urbanização, nas atividades agrícolas, pecuárias e industriais que tem provocado perda do solo pela erosão acelerada e desequilíbrio no ecossistema, nível de contaminação de resíduos sólidos, poluentes, aterros sanitários não controlados. Deste modo, o sistema capitalista na busca do lucro, se expande em todos os setores, modifica o modelado terrestre para desenvolver as atividades econômicas; No entanto, é necessário compreender que o solo é um corpo vivo, complexo e dinâmico e que as alterações pode provocar degradação no meio ambiente, escassez dos recursos e catástrofes ambientais em diferentes escalas geográficas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (98.5 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com