TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Subsistema de Comunicação na Engenharia Civil

Por:   •  16/8/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.619 Palavras (7 Páginas)  •  99 Visualizações

Página 1 de 7

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA – CAMPUS ILHÉUS

TRABALHO DE INFRAESTRUTURA URBANA

Ilhéus-Ba

2022

CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES

CAIQUE FARIAS MACEDO

ÉRIC HEGEL OLIVEIRA SILVA

GUILHERME CHAGAS CERQUEIRA

MARCOS OLIVEIRA SANTANA

MATEUS DIAS BRITO

SUBSISTEMA DE COMUNICAÇÕES

Ilhéus-BA

2022

CAIQUE FARIAS MACEDO

ÉRIC HEGEL OLIVEIRA SILVA

GUILHERME CHAGAS CERQUEIRA

MARCOS OLIVEIRA SANTANA

MATEUS DIAS BRITO

Trabalho apresentado a Prof. Juliana Farias, como requisito parcial para obtenção de nota na disciplina de Infraestrutura Urbana do curso Técnico em Edificações na forma integrada.

Ilhéus-BA

Julho-2022

1. SUBSISTEMA DE COMUNICAÇÃO

É caracterizado, dentro da área de infraestrutura urbana, como tipos de estruturas que possibilitam comunicações interpessoais à distância entre ruas, bairros, cidades e países. Para melhor entendimento a Lei 9.472/97 define:

“(...) o modo específico de transmitir informação, decorrente de características particulares de transdução, de transmissão, de apresentação da informação ou de combinação destas, considerando-se formas de telecomunicação, entre outras, a telefonia, telegrafia, comunicação de dados e transmissão de imagens. (BRASIL, 1997 art. 69)”

Por possibilitarem a facilidade de comunicação entre pessoas, empresas, cidades, etc, de diferentes locais no mundo, tal subsistema vem avançando rapidamente cada vez mais e gerando, por consequência, maior dependência às pessoas. Inclusive, hoje em dia, as pessoas mal conseguem, às vezes nem, imaginar viver sem seus telefones celulares, suas TVs, sua internet, entre outros.

Tal dependência junto aos avanços tecnológicos desta área criaram a chamada sociedade das informações, onde milhares de informações são transmitidas por segundos e para todo o mundo, ela se encontra em processo de formação de constante baseada no desenvolvimento de tecnologias de armazenamento e transmissão de dados e informação a baixo custo (SANTOS & CARVALHO, 2009).

2. NÍVEIS

Geralmente o subsistema de comunicações se encontra em nível aéreo, por onde passam serviços de telefonia (cabos, centrais); por cabo (TV, Internet): central, rede de fibra óptica e/ou cabos coaxiais e amplificadores de banda larga; Fibra óptica: fios de vidro opticamente puro, tão finos quanto um fio de cabelo, que transmitem informação digital ao longo de grandes distâncias; Redes sem fio (rádios, telefones celulares, assistentes pessoais digitais), etc.

Em alguns países o tal sistema perpassa pelo nível subterrâneo, diga-se de passagem que isto é raro de acontecer.

1.3 MEIOS DE COMUNICAÇÃO

Por ser um subsistema essencial para convivência e comunicação, é normal que tenhamos diversos meios para nos comunicarmos, dentre esses muitos, os principais são: TV à cabo e satélite, telefone fixo, telefone celular, internet banda larga e de fibra óptica, computadores, rádios e cartas. Os meios de comunicação são de extrema importância na sociedade pois eles aceleram e facilitam a obtenção de informações, nos mantém entretidos, além de nos aproximar das pessoas que estão distantes, acabando com os limites geográficos.

Imagem 1

Na imagem 1, podemos ver a densidade de acessos de telefonia móvel no Brasil, e fica claro que há uma desigualdade, tendo uma forte concentração em estados mais desenvolvidos economicamente. Essa desigualdade se dá pelos altos preços cobrados por esses dispositivos e a falta de sinal em alguns lugares impossibilitando a utilização dos mesmos.

Imagem 2

No caso da imagem 2, temos a densidade do acesso de telefonia fixa no Brasil, e é possível notar uma distribuição maior em relação ao último mapa, isso deve-se ao fato de os telefones fixos serem uma tecnologia mais antiga (presentes no brasil desde o século XX) e que se barateou ao longo dos anos, tornando-se mais acessível para as pessoas com menor condição financeira.

Imagem 3

A imagem 3 retrata a densidade de acessos de internet banda larga no Brasil, a concentração de maiores acessos está nas regiões centro-oeste, sudeste e sul, regiões essas que têm um maior desenvolvimento econômico. Após a pandemia da covid-19 muitas coisas passaram a funcionar de maneira remota, o que impulsionou esses números para cima. Apesar disso, o acesso à internet ainda é algo muito desigual, e de difícil acesso para pessoas do interior .

2. HISTORICIDADE

Desde o advento do capitalismo industrial, em meados de 1800, a humanidade experimentou crescimento jamais visto na história da humanidade. Antes, 90% da população mundial vivia abaixo da linha da pobreza, hoje, o quadro se inverteu, e apenas 10% é atingida por esses males.

Além disso, o capitalismo trouxe, também, a busca pela inovação tecnológica, sobretudo dos meios de comunicação. Duzentos anos atrás, para se comunicar com alguém distante, era usado cartas. Com o passar do tempo e a inovação das tecnologias, criou-se o telefone, mais tarde a televisão, computador e o smartphone, que é, atualmente, o tipo de comunicação mais utilizado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (62.7 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com