TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TRABALHO DE HOMEM E SOCIEDADE

Por:   •  12/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.602 Palavras (7 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 2]

UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP

Campus Chácara Santo Antonio

TRABALHO DE HOMEM E SOCIEDADE

Tribos Urbanas: Moradores de Rua

ALLAN RIBEIRO MUNIZ                                                        RA: C490326

BRUNO OLIVEIRA MARQUES                                              RA: C58GDF-2

BRUNO QUERINO MARQUES RIBEIRO                              RA: C43EBF-3

GABRIEL RIBEIRO MAMEDE                                               RA: C52FGJ8

IGOR RIBEIRO DE LIMA CAVALCANTE                              RA: C55EBB6

LEONARDO FERREIRA BASTOS                                        RA: C586AF7

LUIZ FERNANDO BATISTA DE OLIVEIRA                           RA: C542075

MARCUS VINICIUS OLIVEIRA DE ALBUQUERQUE           RA: C5775G-9

PAULO CÉSAR GALVÃO DA SILVA                                    RA: C5921B-2              PEDRO HENRIQUE J SCATOLIN SILVA                              RA: C530DE-5   RAMOM DE OLIVEIRA FINI                                                   RA: C458FG-3 TARCISO DO O MARQUES JUNIOR                                    RA: C6856H-1 WAGNER AUGUSTO TEODORO FLORENCIO                    RA: C570CC-3 WELLINGTON GALDINO DE SOUZA                                   RA: C6244F-1 WELLINGTON MARIA MACHADO                                        RA: C70647-7

São Paulo

Maio/2015

RESUMO

Esse trabalho de Tribos Urbanas é realizado com as orientações do professor Giuber e tem como finalidade abordar na prática conhecimentos adquiridos e estudados na matéria de Homem e Sociedade como, etnocentrismo, preconceito, relativismo, egocentrismo, cultura, conhecimento, socialização, etc.

Apartir de entrevistas com moradores de rua, consulta de dados sociais e números podemos compreender os motivos que os levam a estar nessa situação e apartir disso acabar com o preconceito existente a eles.

São Paulo

Maio/2015

SUMÁRIO

  • Introdução ...............................................................................  Pag.4
  • O dia a dia dos moradores de rua ..........................................  Pag.5
  • Quem são os moradores de rua .............................................  Pag.7
  • Conclusão ...............................................................................  Pag.8
  • Referencias Bibliográficas ......................................................  Pag.9

São Paulo

Maio/2015

INTRODUÇÃO

No Brasil são cerca de 32 mil moradores de rua segundo os órgãos do governo, são homens, mulheres e crianças vistas em todas cidades brasileiras e que dormem e acordam diariamente sob sol, chuva, poeira e o frio. Passam todos os dias por situações de preconceito, medo e violência. Apartir desses dados começamos nosso trabalho com o intuito de descobrir os motivos que os levam a essa situação, como se sente em relação à sociedade e entre outros aspectos através de entrevistas.

São Paulo

Maio/2015

O DIA A DIA DOS MORADORES DE RUA

Mendigo, mendicante, pedinte, esmoleiro, esmoler, um morador de rua, sem-teto ou sem-abrigo é o indivíduo que vive em extrema carência material, não conseguindo obter as condições mínimas de salubridade e conforto com meios próprios. Tal situação de indigência material força o indivíduo.

 O estado de indigência ou mendicância é um dos mais graves dentre as diversas gradações da pobreza material. Muitas das situações de indigência estão associadas a problemas relacionados com  dependênciaalcoolismo, ou patologias do foro psiquiátrico.

Os mendigos obtêm normalmente os seus rendimentos através de subsídios de sobrevivência estatais ou através da prática da mendicância à porta de igrejas, em semáforos ou em locais bastante movimentados como os centros das grandes metrópoles. A viver na rua, perambulando de um local para o outro. [pic 3]

        

São Paulo

        Maio/2015

        Se caminharmos pelos centros de São Paulo, como o Largo 13, gastou um bom tempo analisando a dramática situação das pessoas que moram nas ruas. Dramática porque sabemos que ninguém escolhe viver nessas condições. A ida para as ruas é um processo lento e sofrido.

Os abusos de autoridade são cometidos pelos brigadianos, e a situação só piora com o passar do tempo, fazendo com que estas pessoas não denunciem tais atos por medo de retaliação, ou seja, uma desmoralização em público, tortura, que por medo, acabam não denunciando quem as pratica. Envolve uma sucessão de perdas e uma sistemática desumanização. Os moradores de rua geralmente são agredidos, espancados, achincalhados, humilhados.

Os acontecimentos que envolvem assassinatos dos moradores de rua são constantemente registrados em todo o país, mas a maioria dos casos não é investigada, pois nota-se que só entram na pauta das autoridades quando o escândalo é grande demais, visto que esta parcela da sociedade não possui renda, vive em condições de extrema miserabilidade, não encontrando representatividade de suas palavras e seus desejos, pois a sociedade capitalista é quem representa a cidadania, a não ser em períodos eleitorais, cuja representatividade desses cidadãos (moradoresderua)acontece. [pic 4]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (288 Kb)   docx (161.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com