TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O TRABALHO ELETRICIDADE

Por:   •  21/10/2020  •  Trabalho acadêmico  •  2.101 Palavras (9 Páginas)  •  302 Visualizações

Página 1 de 9

-

Curso de Engenharia Civil

-

TRABALHO DE ELETRICIDADE

-

2018

-

TRABALHO DE ELETRICIDADE

Trabalho a ser apresentado na disciplina de Eletricidade, -º período, do Curso de Engenharia Civil do - como requisito parcial para obtenção da nota bimestral.

Professor: Thiago Rodrigues

-

2018

  1. Cabos e fios

       São condutores elétricos, ou seja, possuem a finalidade de conduzir corrente elétrica, sendo que a diferença nos nomes se dá pelo fato de terem distinções em suas composições internas.

  1. Fio condutor

       É formado por um só fio, com uma seção constante, revestido de plástico ou borracha isolante. É rígido, podendo se partir com mais facilidade, uma vez que se esse fio romper, pode causar a interrupção da corrente elétrica. É mais utilizado em instalações residenciais e industriais mais simples, em que não são necessárias a flexibilidade do fio.

Figura 1: Fio Condutor

[pic 1]

Fonte: https://www.mundodaeletrica.com.br/wp-content/uploads/2016/11/fio-rigido.-300x300.jpg

  1. Cabo condutor

       É formado por vários fios condutores, entrelaçados uns nos outros, o que o torna flexível e facilita sua colocação dentro dos eletrodutos. São utilizados por exemplo, em aparelhos eletrodomésticos ou na ligação entre duas partes de um circuito que podem mudar de posição e que estão, por isso, submetidos a esforços de dobragens.

Figura 2: Cabo Condutor

[pic 2]

Fonte: https://www.mundodaeletrica.com.br/wp-content/uploads/2016/11/cabo-flexivel..jpg

  1. Condutor de cobre ou alumínio

       São os dois principais condutores de energia elétrica, sendo o cobre mais caro e mais pesado do que o alumínio, no entanto sua vida útil é relativamente maior, o que o torna economicamente viável. Além de que a eletricidade que flui por meio dos fios de cobre encontra muito menos resistência do que em fios de alumínio ou aço de mesmo diâmetro.

       O condutor de cobre é muito utilizado em instalações domésticas e urbanas, por ser um metal maleável e ser mais resistente à oxidação e corrosão galvânica, reduzindo o risco de superaquecimento das fiações. Já o condutor de alumínio, é mais utilizado em grandes redes de transmissão.

       Existem alguns fatores físicos e químicos que são levados em consideração na escolha do material que será utilizado, como peso, custo, aquecimento e capacidade de condução elétrica.

  1. Bitolas

       A bitola, ou seja, a espessura de um condutor elétrico, é um dos principais fatores parar obter uma instalação elétrica de boa qualidade e é definida pela quantidade de eletricidade que irá passar por eles, sendo assim, quanto maior a quantidade de energia mais grosso deverá ser o condutor.

       Os fatores que determinam qual deve ser a bitola do condutor são muitos, como a distância do QDC até onde é ligado a carga, a temperatura e principalmente a corrente que passa por aquele condutor. A norma NBR-5410 estipula seções mínimas para as tomadas de uso geral é 2,5mm² e para os circuitos de iluminação é 1,5mm². A norma diz também que os fios ou cabos não devem ocupar mais do que 53% da área útil do eletroduto quando é utilizado um condutor, 31% quando são utilizados dois e 40% para três ou mais condutores no mesmo eletroduto.

  1. Isolantes

       Para não haver riscos de choques e curto-circuito é essencial a escolha correta do material isolante que irá revestir os condutores elétricos, sendo então um complemento importante para garantir a segurança e a qualidade de uma instalação. Sua função é confinar o campo elétrico resultante da tensão aplicada aos fios e cabos em seu interior.

       A quantidade de tensão elétrica e a temperatura máxima que cada produto suporta estão entre os principais aspectos que diferenciam os materiais isolantes entre si, sendo que quando a temperatura máxima é ultrapassada os condutores perdem suas propriedades químicas, físicas, mecânicas e elétricas. Além disso, é inconcebível a existência de qualquer outro dano a isolação, como furos e rachaduras, o que provocaria aumento na corrente de fuga do cabo e consequentemente o aumento de riscos.

Figura 3: Isolante Elétrico

[pic 3]

Fonte: http://2.bp.blogspot.com/-CVhvP38hRL8/TZqWoWdI6KI/AAAAAAAAABU/BPaWlDbqimQ/s1600/fig2.gif

  1. Policloreto de vinila (PVC)

      É um dos plásticos mais antigos, estudados, avançados e utilizados da atualidade. O PVC, além de ter um excelente custo-benefício, possui grandes vantagens como durabilidade, resistência ao fogo, a água e a agentes químicos e uma alta flexibilidade. Suportam temperaturas máximas em serviço continuo de até 70º C, uma temperatura de sobrecarga de 100º C e de curto-circuito de 160º C. Sua rigidez dielétrica é menor que de outros isolantes.

Figura 4: Isolante Elétrico de PVC

[pic 4]

Fonte: https://universoeletrico.files.wordpress.com/2016/08/figura-11.jpg

  1.  Polietileno reticulado (XLPE)

       Os condutores com XLPE são normalmente utilizados em baixa e média tensão, e necessitam de cuidados adequados para não resultar em descargas localizadas e deterioração do material, como por exemplo, se a tensão for superior a 15 kV, pois haverá uma dispersão alta da rigidez dielétrica. Em instalações que serão submetidas a algum tipo de umidade, como instalações subterrâneas e canaletas, esse tipo de isolação não é recomendado. Suportam deformações térmicas de até 250ºC e tem desempenho satisfatório quando opera em baixas temperaturas mantendo sua estabilidade química.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)   pdf (289.9 Kb)   docx (181.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com