TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INFLUÊNCIA DA ELETRICIDADE NO TRABALHO DO INSTALADOR E REPARADOR DE SISTEMAS DE TELEFONIA

Por:   •  24/2/2016  •  Relatório de pesquisa  •  336 Palavras (2 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 2

CURSO: Inst. E reparador de sist. de telefonia        

DISCIPLINA: NR10 módulo básico

PROFESSOR: Helessandro

ALUNO: Francisco Evandro Rodrigues de Brito

TEMA: A influência da eletricidade no trabalho do instalador e reparador de sistemas de telefonia.

Uma das principais fontes de energia da civilização contemporânea é a energia elétrica. A telefonia possui uma certa dependência com a eletricidade, pois sem a mesma seria impossível conseguirmos utilizar os sistemas telefônicos e demais instrumentos tecnológicos de informação.

Entretanto, essa interligação entre energia e telefonia possui riscos, mas também tem fatores positivos, como por exemplo, no trabalho de um instalador de sistemas telefônicos, no qual o mesmo utiliza o mecanismo de pulso elétrico para fazer a interligação entre os pontos que possibilitam a comunicação entre os usuários com os intermédios centrais. Além do que o referido profissional utiliza de equipamentos eletrônicos, tais como multímetro, no qual é utilizado para realizar testes e assegurar de forma eficaz a manutenção do circuito telefônico. As instalações elétricas das máquinas e equipamentos devem ser projetadas e mantidas de modo a prevenir, por meios seguros, os perigos de choque elétrico, incêndio, explosão e outros tipos de acidentes.

 Em todas as intervenções em instalações elétricas devem ser adotadas medidas preventivas de controle do risco elétrico e de outros riscos adicionais, mediante técnicas de análise de risco, de forma a garantir a segurança e a saúde no trabalho, pois não podemos esquecer os inúmeros riscos que a eletricidade apresenta, principalmente se não atentar-se para a forma correta de manuseio da eletricidade. A norma regulamentadora NR-10 - Instalações e serviços com eletricidade, recomenda condições mínimas para garantir a segurança das pessoas, e estabelece critérios para proteção contra os riscos de contato, incêndio e explosão, dentre outros.

Mesmo com os riscos que a eletricidade apresenta, não podemos esquecer que existem meios e maneiras para tornar o manuseio da eletricidade seguros, como por exemplo: não deixar de usar os equipamentos de segurança corretos, sinalizar sempre o local no qual você está trabalhando, seguir as normas de segurança, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (35.7 Kb)   docx (340.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com