TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO FÍSICA ELETRICIDADE

Por:   •  23/6/2017  •  Relatório de pesquisa  •  1.094 Palavras (5 Páginas)  •  754 Visualizações

Página 1 de 5

29-O efeito de um campo elétrico no movimento de partículas

5- Qual o comportamento do ponto luminoso na tela de fósforo verde à medida que a diferença de potencial entre as placas aumenta? Por quê?

 O ponto luminoso se move para esquerda, o ponto representa a movimentação da carga(-q), ele sofre desvio devido influencia do aumento de potencial do campo elétrico.

6- Aumente a corrente elétrica do  canhão  de  elétrons  para  1ª,  clicando  acima  do  dígito  das centenas  no  controlador  (o  segundo  visor  da  esquerda  para  a  direita).  O que acontece com o ponto luminoso na tela de fósforo verde? Por quê?

O ponto luminoso se move para a direita, pois aumentando a corrente, os pontos iluminados ficam menos sensíveis ao efeito do campo elétrico.

7- O que acontece com o ponto luminoso quando você aumenta  a   energia  cinética  do  feixe  de elétrons? Por quê?

 

O ponto luminoso se move para a direita, quando mais forte for a energia cinética dos elétrons emitidos pelo canhão, menos suscetíveis ao campo elétrico externo.

9-Devolva o canhão de elétrons arrastando para ao balcão do almoxarifado (Stockroom). Clique no almoxarifado para entrar e clique duas vezes no canhão de elétrons para devolvê-lo à prateleira. Clique duas vezes na fonte de partículas alfa (Alpha Source) para selecioná-la ou arraste-a para o balcão. Clique na seta verde Return to Lab para voltar à bancada. Arraste a fonte de partículas alfa para a mesa, colocando-a no mesmo lugar em que estava o canhão de elétrons. Clique (On/Off) para abrir a janela da fonte de partículas. Qual a posição do ponto luminoso na tela de fósforo?

No centro da tela

10-Altere o campo elétrico de V (volts) para kV (quilovolts) clicando no botão acima da unidade (tem que aparecer uma mãozinha), observe que o movimento do ponto luminoso enquanto você aumenta a diferença de potencial de 0 kV para - 5,9 kV, é pequeno. Qual o lado que o ponto luminoso se deslocou?

O ponto luminoso se deslocou pouco para a esquerda

11- Por que é necessária uma diferença de potencial maior para mover as partículas alfa em relação ao feixe de elétrons?

As partículas alfa tem muito mais energia que os elétrons, as partículas alfa são maiores em carga quanto em massa.

12- Qual o comportamento do feixe quando mudamos o sinal para positivo?

Observa-se um deslocamento das partículas alfa para a direita

13-Do que é formada uma partícula alfa?

É uma partícula de carga positiva sendo constituída de um núcleo um átomo de Hélio com 2 prótons e 2 nêutrons.

30- Capacitores

4- Precisamos medir a tensão e o tempo, usando um cronômetro, anote a elevação de tensão e o tempo. Para dar início ao experimento, clique na prancheta do lado direito e selecione o item 6, Charging Capacitor. Seja rápido pois tem que medir a tensão e o tempo, talvez precise de alguém para ajudar a cronometrar. Anote todos os dados até o capacitor chegar em 5 V. Segue a tabela exemplo a seguir. Preencha todos os valores e faça um gráfico da tensão em função do tempo.

MEDIDA

TEMPO (s)

TENSÃO (V)

1

105

1

2

117

2

3

132

3

4

155

4

5

181

5

[pic 1]

5-Se precisarmos armazenar mais energia, temos que aumentar a capacitância. Por quê?

Sim, porque a quantidade de energia armazenada é limitada pela capacitância (diferença de potencial), ou seja, quanto maior mais energia poderá ser  armazenada.

6- Se precisarmos diminuir o tempo de carga de um capacitor quais os componentes que podemos alterar no circuito?

Devemos alterar o resistor, ele tem a função de limitar a passagem de corrente, se pusermos um resistor com uma resistência menor o capacitor carregará mais rápido devido maior passagem de corrente

7-Agora vamos descarregar o capacitor, clique no botão Reset Lab no canto inferior da mesa. Clique na prancheta do lado direito e selecione o item 7, Discharging Capacitor, descarregando o capacitor, onde temos um circuito de descarga de um capacitor. Anote na tabela os respectivos valores do tempo de descarga, de 10V até chegar em 0V, conforme a tabela, em seguida realize os gráficos da tensão em função do tempo.

MEDIDA

TEMPO (s)

TENSÃO(V)

1

0

10

2

1:56

9

3

2:54

8

4

3:81

7

5

4:40

6

6

5:63

5

7

8:65

4

8

12:02

3

9

23:46

2

10

48:9

1

11

92:12

0

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (142 Kb)   docx (37.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com