TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Tempo de Retorno de Precipitação

Por:   •  5/10/2021  •  Resenha  •  362 Palavras (2 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 2

Tempo de retorno

O período de retorno (Tr) é dado como o inverso da frequência média da tormenta de projeto (F) [...] A escolha do período de retorno da tormenta de projeto significa a escolha de um risco aceitável para a obra desejada. Essa escolha também está associada ao custo da obra, pois um nível de segurança alto para a obra exige um custo elevado. As dificuldades existentes na escolha do período de retorno levam a escolher valores normalmente aceitos pelo meio técnico. Essa escolha deve ser analisada com maior critério, principalmente nas grandes cidades, onde o grau de impermeabilização e a complexidade do sistema de drenagem são muito grandes, o que agrava as consequências das cheias. (SÃO PAULO, 2012)

A intensidade pluviométrica é tabela de acordo com o tempo de retorno tabela, conforme apresentado na Figura A (ALMEIDA, 2020, pág. 17):

[pic 1]

O habitual, para projetos de redes pluviais é fixar-se o tempo de retorno em 10 anos (BOTELHO, 2017, pág. 70). Para a cidade de São Paulo, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano sugeriu a seguinte proposta para adoção de período de retorno:

Figura B: Períodos de retorno propostos para projetos de drenagem urbana

[pic 2]

Fonte: São Paulo (2012)

Figura C: Períodos de retorno para zoneamento de várzeas e áreas ribeirinhas

[pic 3]

Fonte: São Paulo (2012)

Tempo de concentração

Quanto ao tempo de duração da chuva, igualaremos ao “tempo de concentração” da bacia. Tempo de concentração de uma bacia é o tempo que leva para que toda uma bacia comece a contribuir para a vazão em uma certa seção considerada. (BOTELHO, 2017, pág. 70)

[pic 4]

Para o cálculo de Ts, usaremos a chamada fórmula de George Ribeiro, publicada na Revista do Clube de Engenharia, em fevereiro de 1961


[pic 5]

Referências bibliográficas:

SÃO PAULO (cidade). Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano. Manual de drenagem e manejo de águas pluviais: aspectos tecnológicos: fundamentos. 220 p. São Paulo: 2012.

ALMEIDA, J. C. B. Drenagem Urbana. Curitiba: Contentu, 2020.

BOTELHO, M. H. C. Águas de chuva: Engenharia das águas pluviais nas cidades – 4 ed. rev. – São Paulo: Blucher, 2018.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (393 Kb)   docx (372.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com