TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Tempo de efluxo de um tanque

Por:   •  9/12/2017  •  Relatório de pesquisa  •  838 Palavras (4 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 4

Tempo de efluxo de um tanque

Introdução

Os princípios da mecânica de fluidos podem ser aplicados para sistemas físicos simples de escoamento de um tanque sob a ação da gravidade através da descarga em dutos para predizer a velocidade e o tempo de escoamento de um tanque com um duto qualquer e para determinação de um fator de correção (fator este que será analisado posteriormente).

Escolhendo-se pontos de referência apropriados para a aplicação da equação de energia e fazendo-se suposições sobre os vários termos desta equação pode-se geralmente simplificar a análise de problemas de escoamento de fluido através do fator de correção. Tais suposições, porém, podem conduzir a resultados incorretos, se elas não forem quantitativamente justificáveis.

O uso do fator de correção consiste num modo de simplificação de fatores que influem no escoamento de um fluido.

Objetivo do Experimento

O objetivo dessa investigação é determinar o tempo  de escoamento de um fluido através de dutos de comprimentos  e diâmetros variáveis, e interpretar os efeitos do diâmetro e do comprimento do tubo de descarga na velocidade de escoamento e no fator de correção, a serem determinados.

Conhecimentos teóricos

Equação da continuidade: através dessa equação, pode-se deduzir que:

[pic 1]

[pic 2]        Pela equação de Bernoulli, que é aplicada à velocidade de saída, deduz-se que:

[pic 3]

[pic 4]

Como a densidade é invariável neste experimento, pode-se cancelar os segundos termos de ambos os lados da equação, e considerando-se v2 >> v1, a equação resulta em:

[pic 5]

Torna-se necessário a adição de um fator de correção para suprir perdas devido ao atrito, resistências de entrada e saída, tensão superficial.

[pic 6]

Se não considerarmos v2 >> v1:

[pic 7]

[pic 8]

         D

                                                                          H

                                                        D0              L

Lista de Materiais/ Equipamentos:

Os itens necessários para a realização do experimento são:

  • Aparato do tanque de efluxo/descarga
  • Baldes
  • Cronômetro
  • Paquímetro
  • Termômetro
  • Balança
  • Pincel
  • Álcool
  • Papel toalha

Procedimento Experimental:

  1. Prender o duto de saída escolhido ao tanque.
  2. Fixar intervalos (mínimo quatro) de mesma variação (quanto menor a variação mais precisa será o resultado, por exemplo 1 cm) no indicador de nível do tanque.
  3. Colocar um balde abaixo da saída do duto.
  4. Numerar e pesar baldes, tantos quanto forem os intervalos, para o recolhimento de massa de fluido nos respectivos intervalos.
  5. Abastecer o tanque e o duto com fluido até altura determinada pelo grupo (um membro do grupo deve prevenir o escoamento vedando, com o dedo, a saída do duto).
  6. Remover o dedo da saída do duto e deixar o fluido escoar até total remoção do ar, isto deve ser feito antes de se iniciar a cronometragem.
  7. O cronômetro deve ser disparado assim que o fluido atingir a primeira marcação e o instante anotado assim que o nível de fluido atingir o final da mesma. O cronômetro não deve ser travado, até que seja atingido o final da última marcação.
  8. O grupo deve ficar atento à troca de baldes, uma vez que se deve recolher apenas a massa nos intervalos de altura pré-definidos pelo grupo. O volume de fluido que não se encontra nestes intervalos é, então, recolhido pelo balde que se encontra abaixo do duto, este não deve ser pesado.
  9. Pesar a massa recolhida em cada intervalo.

Deve-se repetir todo o procedimento para cada duto escolhido, visando a partir da réplica e da tréplica, diminuir a possibilidade de erro experimental. Lembrando que os baldes devem ser secados entre as amostragens pelo uso de papel toalha.

[pic 9]

  1. Duto escolhido.
  2. Tanque de efluxo.
  3. Final do duto.
  4. Balde coletor.
  5. Indicador de nível.

Entrada de Dados:

Duto

Comprimento (cm)

Diâmetro (mm)

1

2

Balde

Massa do Balde

1

2

3

4

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (260.8 Kb)   docx (72.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com