TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho Individual FGV - Logística Reversa

Por:   •  28/2/2023  •  Projeto de pesquisa  •  2.822 Palavras (12 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

PLANO DE LOGÍSTICA REVERSA

[pic 4]

Elaborado por: Victor Périco Perez

Disciplina: Logística Reversa e Economia Circular

Turma: 1


Introdução e contextualização a respeito da empresa e do produto

A empresa escolhida como objeto de estudo deste trabalho, é a Bridgestone, a maior empresa de pneus e borrachas do mundo. Com sede em Tóquio, ela atualmente conta com mais de 140 mil colaboradores e tendo os seus produtos vendidos em mais de 150 países. A Bridgestone também atua em vários outros segmentos como o de: molas pneumáticas, produtos químicos para aplicações em construções civil, materiais de impermeabilização, borracha industrial, artigos desportivos, entre outros.

Sua missão e seu valor é “Servir à Sociedade com Qualidade Superior” lema que foi imposto pelo seu fundador Shojiro Ishibashi. O objetivo da empresa é de oferecer a melhor experiência para os clientes e oferecer o melhor para a sociedade como um todo, não apenas através de seus produtos, serviços e tecnologia, porém englobando todas as atividades corporativas. Em relação a visão da empresa, a Bridgestone tem o intuito de ser reconhecida como uma empresa que fornece soluções rápidas alinhando otimização de custos de produtos e serviços que excedam as expectativas de mercado.

A Bridgestone possui um foco muito grande nas questões ambientais, devido a quantidade alta de resíduos que são gerados através de pneus e borrachas em seu fim de vida útil. Por isso toda sua equipe está constantemente investindo em novas tecnologias e em novas estratégias em prol do desenvolvimento de novos conceitos de pneus que sigam as propostas de sustentabilidade, desempenho superior, economia e segurança.

No Brasil, a empresa possui algumas unidades distribuídas no país. A distribuição é composta por duas unidades para a fabricação dos pneus Bridgestone e Firestone em Santo André (SP) e em Camaçari (BA). Além de possuir duas fábricas projetadas para a fabricação de bandas de rodagem e de reforma de pneus, localizadas em Campinas (SP) e Mafra (SC), respectivamente, e seu escritório corporativo está situado em São Paulo.

Propostas para o design ecológico

A Bridgestone está buscando constantemente novas estratégias e soluções para desenvolver produtos com um ciclo de vida maior e utilizando menos recursos. Somado a isso, a empresa também está promovendo a reutilização de recursos como uma de suas soluções, o que gera valor para os clientes na fase de utilização dos produtos.

De acordo com o diretor comercial, Marcos Aoki, o grupo Bridgestone está fortemente comprometido com a questões sustentáveis. No planejamento estratégico da empresa, espera-se que até 2050 a Bridgestone possa ser uma companhia 100% sustentável. Para alcançar esse objetivo será preciso várias transformações, como o desenvolvimento de matérias primas sustentáveis, modelos de negócios de produtos e serviços oferecidos e a cultura dos colaboradores.

A Bridgestone criou a linha de pneus Ecopia, são pneus que reduz a resistência à rolagem, permitindo aos motoristas percorrer distâncias maiores e utilizando menos energia. Isso acontece, pois quando a resistência referente ao rolamento é diminuída, o pneu se move com mais eficiência melhorando a economia de combustível e consequentemente diminuindo o impacto do produto no meio ambiente. Um outro produto que foi desenvolvido através de uma combinação de tecnologias é o pneu radial R269, voltado para caminhões e ônibus que atuam em rodovias de curta, média e longas distâncias. Esse produto possui um design específico (compostos modernos e sulcos reforçados) que possibilita uma melhor performance quilométrica, ou seja, esse pneu entrega uma maior durabilidade e recapabilidade.

Uma outra vantagem do R269 é que ele contém uma tecnologia chamada Cooling Fin, que ajuda a reduzir a temperatura do pneu por meio de aletas de refrigeração, que diminui a temperatura do talão em até 5°C, com isso a dissipação de calor é muito mais eficiente do que um pneu normal. E isso aumenta o aumento do ciclo de vida do pneu e reduz o custo operacional do motorista.

Mesmo com todos esses produtos inovadores lançados, a Bridgestone ainda está desenvolvendo outros produtos com diferentes tipos de tecnologia. Atualmente está em desenvolvimento o Air Free Tires (Pneus Sem Ar) que é composto por uma usina termoplástica reutilizável que é super favorável ao meio ambiente. Seu design é único e futurista, as rodas são espirais e possuem a cor verde, enfatizando o seu foco ambiental. Cada roda pode suportar até 150kgs, pode-se observar que é muito mais leve do que os pneus normais (geralmente pesam 1 tonelada), mas esse produto é uma estratégia a longo prazo que está sendo desenvolvido para os carros elétricos, que são mais leves que os tradicionais.

Um dado interessante desse novo produto é que o seu uso contribui para uma redução de quase 65% da emissão de CO2, e reforça a questão do uso de materiais sustentáveis. Os materiais desse pneu são recicláveis o que contribui para uma utilização eficiente dos recursos. No fim de vida útil desse produto, nenhuma parte precisará ser descartada, pois esse processo funcionará no sistema “cradle to cradle” onde primeiro os pneus serão reciclados e depois reformados na fábrica, e serão reinseridos no ciclo como pneus novos.

Um outro fato interessante é a Bridgestone e a Michelin, duas das maiores empresas na fabricação de pneus, se juntaram para melhorar a sustentabilidade de seus produtos. O objetivo dessa união foi o de reduzir as emissões de gás carbônico através do aumento do uso de negro de fumo reciclado em seus produtos. Esse material é semelhante à fuligem produzida por petroquímicos de queima parcial, estima-se que esse material possa reduzir as emissões de CO2 em até 85%. Essas iniciativas tende a motivar o resto do setor, visto que as duas maiores empresas do ramo estarão contribuindo para que a indústria da borracha se torne mais sustentável e utilize materiais reciclados durante a composição de seus produtos.

Estratégias de retorno do produto pós-consumo

A Bridgestone utiliza o sistema de logística reversa para o seus produtos desde 2012, quando a empresa decidiu mudar sua visão e seu planejamento estratégico voltado para a questão da sustentabilidade. Por isso a Bridgestone mantém diversos programas de proteção em suas unidades produtoras fazendo a coleta seletiva e a correta destinação dos seus resíduos.

A Bridgestone, assim como outras empresas, possui parceria com a Reciclanip, (instituição criada pela Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos – ANIP) empresa que é responsável pelo descarte e pela correta destinação dos pneus inservíveis ao fim de sua vida útil. O programa elaborado pela Reciclanip tem contribuído bastante para a questão da regularização das atividades de empresas laminadoras que trabalham sem a devida documentação, pois uma das premissas do programa exige dos seus parceiros licenciamento junto aos órgãos ambientais de cada estado e junto também ao IBAMA.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)   pdf (312.4 Kb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com