TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Marketing Trabalho Individual FGV

Por:   •  14/1/2023  •  Relatório de pesquisa  •  2.843 Palavras (12 Páginas)  •  89 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

plano de marketing

 Maio/2022

[pic 4]

Elaborado por:

Disciplina: Marketing

Turma:


Introdução

Se tornar e se manter sustentável é o desejo de todas as empresas que tem como objetivo o desenvolvimento econômico e conservação ambiental.

Visando se manter sustentável e ter uma correta destinação dos produtos que utilizam plásticos na coposição e estrutura de um produto, o Plano de Marketing tem como Estratégia o desenvolvimento de um produto sustentável que promova uma ação entre o a enpresa e seu cliente. O objetivo do plano de márketing é  analisar os dados e realizar uma proposta de marketing a Marca Brasileira Melissa do Grupo Grendene visando melhorar a logística reversa e reutilização de produtos da Marca que estão fora de condições de uso na fabricação de uma linha nova e exclusiva de sapatos Melissa.

Será apresentado um estudo sob a Melissa e sua empresa Grendene, analisando o cenário atual da marca no mercado o mercado global em que atua e suas estratégias para se manter competitiva e a avaliação dos seus clientes, e com isto  montar uma estrutura que possibilite analisar os pontos fortes e Fracos, Oportunidades e ameaças para definição de estratégias que visam o aumento de lucratividade, competitividade do mercado, credibilidade e força da Marca 100% reciclável e sustentável.


Desenvolvimento

O Plano de Marketing a seguir foi baseado em informações encontradas em sites públicos e artigos onlines da Internet.

  1. Sobre a Empresa e Marca

História de Sucesso

Segundo HUBACK, Rodrigo, a Melissa iniciou sua história em 1979, no Brasil, onde os Irmãos Alexandre e Pedro Grendene da Empresa Grendene tiveram a grande Ideia de introduzir algo novo no mercado para o clima tropical Brasileiro, um sapato para mulheres de Plástico. Como inspiração, os irmãos Grendene se basearam em sandálias utilizadas por pescadores da Riveira Francesa. Como já esperado, a aceitação foi grande por esse público e a marca se tornou grande sucesso, fazendo com que a Melissa se tornasse pioneira em sapatos de plásticos e referência no mundo.

A primeira sandália modelo Aranha, ilustrada na imagem 01 teve a venda de aproxiamadamento 200 mil pares em apenas dois meses após seu lançamento em 1979 e durante o próximo ano foram vendidos aproximadamente 5 milhões de pares. Em 1986 lançou-se na versão Infantil “Melissinha” modelo “Xuxa” e teve cerca de 13 Milhoes de pares vendidos.

[pic 5]

Imagem 01: Sapato Melissa Modelo Aranha

Fonte: Site Melissa

A Melissa também teve momentos de não crescimento e foi necessário um relançamento para reposicionamento no mercado em 1994. Após esse período, No ano 2000, a marca já havia crescido e se tornado destaque em relação a moda, se associando a grandes estilistas e designers internacionais, como Romero Britto, Alexandre Herchcovitch e os irmãos Fernando e Humberto Campana. Sempre que ocorriam lançamentos era inevitável um dispáro de vendas, tanto que em 2008 a Marca Melissa começou a ser exportada e em 2009 já havia sido lançado mais de 500 modelos diferentes.

HUBACK, Rodrigo, ainda afirma que Marca que tem como Foco de atender as necessidades de seus clientes sempre buscou um desenvolvimento inovador, moderno, confortável, prático e versátil. Para se manter competitiva no mercado e na conquista de novos clientes, a Melissa faz a venda e distribuição de seus produtos através do seu site e lojas Franqueadas denominadas “Clube Melissa” que atualmente conta com mais de 340 “clubes melissas” e mais de 130 franqueados em todo o País.

De acordo com a divulgação no site Melissa  a Marca garante que o Diferencial da Melissa é uma Marca com Tradição de Qualidade, Know-how no desenvolvimento de franqueados, estrutura de suporte ao franqueado e campanhas de marketing com impacto Nacional e Internacional.

Uma preocupação da Marca é ser cada vez mais sustentável, segundo publicado no Site da Melissa “O futuro extraordinário só acontece com muita responsábilidade e atitude”. Em função de reduzir qualquer impacto que a fabricação e distribuição de seus produtos podem estar causando ao meio ambiente, os produtos Melissa são 100% Vegana e reciclável, e conta com pontos de coletas para recolher produtos em má condições de usos para o descarte correto.

  1. Análise Ambiental

Para melhor compreencção do négócio e com a meta de atingir a estrátegia de desenvolvimento de um novo produto que tem como o foco a sustentábilidade, pe necessário o conhecimento das influencias dos ambientes analisando de forma criteriosa os Microambientes que são os fatores internos como a própria empresa, seus clientes, concorrentes e seus intermediários, e a analise do Macroambiente que engloba os fatores externos, ou seja as tendencias, modismos e as megatentências.

Para melhor compreendimento e analise Ambiental da empresa Grendale, se faz necessário mapear atraves a análise SWOT os pontos Fortes e Fracos e fracos da Empresa e tambem as Oprotunidades e ameaças que a empresa possui. A seguir segue a Imagem 02 SOWT :

[pic 6]

Imagem 02 Analise SWOT

Fonte: Produção própia com dados da Abicalçados e Artigo autor COLERATO, Marina.

  1. Pesquisa de Mercado

A comercialização de roupas e sapatos está em segundo lugar entre os setores que mais vendem no Brasil segundo o site da Renda Brasileira, perdendo apenas para o setor de alimentação. Isso atrae os investidores e empresários que buscam um negócio de sucesso. No Brasil o comércio de roupas e calçados é movimentado por empresas gigantes e algumas marcas até alçançam o mercado internacional, atuando nas exportações. Dentre essas empresas, e olhando para o mercado nacional, a Grendele se encontra em 3° lugar conforme publicado em 2020 no blog Daniela Atacado.

Em mercado mundial,  a Abicalçados (Associação Brasileira das Industrias de Calçados) publicou no seu relatório Setorial da Industria de Calçados do Brasil de 2022, que mesmo o setor de calçados sendo um dos mais afetados pela Pandemia do Covid 2019 em 2020, já esta se recuperando e em 2021 com retomada da econômia mundial, já se está estimando um crescimento de 13,3% nas exportações mundiais de calçados, totalizando em 12 bilhões de pares. Em relação ao consumo, a previsão é de 19 bilhões de pares no mundo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)   pdf (428 Kb)   docx (1.5 Mb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com