TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho individual - marketing FGV

Por:   •  4/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.667 Palavras (11 Páginas)  •  584 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

PLANO DE MARKETING

 Janeiro/2021

[pic 4]

Elaborado por: Caio Mandarino

Disciplina: Marketing

Turma: 9


Introdução

Nesse plano de marketing faremos uma análise do pós-venda de uma concessionária Saga Jeep (Brasília) visando alcançar um engajamento com seus atuais clientes, e buscar atrair novos clientes.

O mercado automotivo brasileiro está aquecido e concorrido, ao contrário do que se acreditava a pandemia de SARS-COV aqueceu o mercado, pela alta injeção de dinheiro por parte dos governos.

Com advento da pandemia o olhar para o digital, e para o marketing de relacionamento estão em foco acelerando um processo que já era tendência.

Apenas no ano de 2020 foram vendidos em Brasília segundo o sincodiv-DF 66.500 veículos dos quais a Jeep representou 4,84% dessas vendas, colocando a marca em nono lugar no ranking de emplacamentos.  O que mostra o bom momento da montadora que, mesmo tendo apenas carros premium com ticket médio muito acima dos primeiros lugares VW, Fiat, Chevrolet e Hyundai, respectivamente, consegue vender um volume significativo. Segundo dados do próprio sincodiv a concessionária avaliada vendeu mais de 30% dos veículos Jeep de Brasília, o que traz uma força para o pós venda, uma vez que esses clientes já tem algum relacionamento com a loja, porem mostra também uma grande oportunidade de aumento de faturamento, uma vez que mais da metade do mercado em potencial realiza serviços, em outra concessionária, ou outra oficina.

Foi realizada uma pesquisa no site da loja, seu Instagram e demais meios eletrônicos de comunicação, além disso foram analisados seus concorrentes.


Desenvolvimento

  1. Análise ambiental

Para tal será utilizada a matriz de swot e feita considerações das premissas adotadas.

ANÁLISE SWOT

[pic 5][pic 6][pic 7][pic 8]

FORÇAS

FRAQUEZAS

Localização Privilegiada

Espaço fisico pequeno

Maior Grupo do Brasil

Preço

Equipe Altamente qualificada e treinada

Ausencia de comunicação com o cliente

Pesquisa de Satisfação bem implementada

agendamento on-line ruim

 

 

 

 

 

 

 

 

OPORTUNIDADES

AMEAÇAS

Melhorar Site

Abertura de uma nova loja da concorrencia

Melhorar midias sociais

Muita concorrencia

plano de fidelidade

setor com fama ruim perante o publico em geral

Ausencia marketing de conteúdo ou relacionamento

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Com o auxílio da análise de SWOT, podemos alavancar o que encontramos de forças e trabalhar nos pontos de oportunidade. Pesquisando no site da empresa escolhida ou mídia sociais, não vemos nenhuma menção de suas forças, não há comunicação a respeito da localização, não é mencionado o fato da empresa pertencer ao maior grupo de concessionária do País. No quesito oportunidade foi verificado principalmente a interação das mídias sociais com o público alvo e fica evidente a ausência do marketing de conteúdo, item fundamental para o engajamento e crescimento orgânico de uma mídia social, as páginas da Saga Jeep asa norte, basicamente se limitam a lançar promoções o que gera quase nenhum engajamento, tornando a pagina pouco atraente.

O site é um tanto quanto confuso para navegar e tem excesso de banners de propaganda, um ponto positivo é que o campo de agendamento de serviço é bem visível e prático, ponto negativo fica para a demora em responder o lead enviado, o mesmo demorou quase dois dias para ser respondido, o que se torna uma ameaça.

Com intuito de entender um pouco mais sobre o negócio e analisar os concorrentes foram feitas visitas em duas concorrentes e apesar da localização da loja analisada ser privilegiada, seu espaço físico comparada com a das concorrentes é demasiado pequeno, sua sala de espera é menor do que a da concorrência e apresenta menos “amenidades” ´para os clientes. Ponto positivo fica para a nota google da Saga Jeep Asa Norte ser maior do que as demais concorrentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.4 Kb)   pdf (384.2 Kb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com