TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Trabalho de Epistemologia

Por:   •  23/9/2020  •  Abstract  •  630 Palavras (3 Páginas)  •  171 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA – UDESC

CENTRO DE CIÊNCIAS AGROVETERINÁRIAS - CAV

PROGRAMA DE GRADUAÇÃO EM ENG. AMBIENTAL E SANITÁRIA

Gabrielle Ferreira de Souza

Lauana Zanata

Introdução:

Atualmente no Brasil, há uma quantidade enorme de lixo que são jogados em lixões afetando a saúde humana e o solo. Deste lixo produzido somente 3% são reciclados, assim trazendo um impacto também para o meio ambiente. Uma das formas de diminuir estes impactos é realizando a reciclagem destes resíduos, logo executando a diminuição dos mesmos.

Nesta revisão bibliográfica focaremos na reciclagem do papel. O papel é um dos principais tipo de resíduos gerados pelos brasileiros, assim uma solução seria a reciclagem.

O papel reciclado:

A reciclagem do papel contribui para a diminuição de gasto de energia e redução da degradação do meio ambiente. O processo de reciclagem passa por uma série de etapas desde a coleta até a matéria prima pronta. O papel é uma substância orgânica e sua decomposição varia muito dependendo do local em que está situado (úmido ou seco).

Segundo SOUSA, Derlicio Carlos Goes, MATOS, Leandro Lisboa, ARAUJO, Myllane Kelry Sa, LIMA, Elon Vieira. Artigo A importância da reciclagem do papel na melhoria da qualidade do meio ambiente. 2016.(pag. 2)

A reciclagem é uma forma particular do reaproveitamento de matérias-primas, tais como: papel, plásticos, latas de alumínio e de aço, vidro, orgânicos e outros, na qual é produzida uma nova quantidade de materiais a partir do material captado no mercado e reprocessado para ser comercializado, havendo grandes economias em energia e matéria prima.

Segundo SOUSA, Derlicio Carlos Goes, MATOS, Leandro Lisboa, ARAUJO, Myllane Kelry Sa, LIMA, Elon Vieira. Artigo A importância da reciclagem do papel na melhoria da qualidade do meio ambiente. 2016.(pag.3)

“Os principais fatores que motivam a reciclagem são: preservação de recursos naturais (matéria prima, água, energia), minimizar a poluição, diminuir a quantidade de lixo nos aterros (destinação correta do lixo) e estudos apontam para a geração de empregos.”

Resíduos no solo da reciclagem de papel:

O método da reciclagem apresentam elementos que auxiliam na correção da acidez do solo e atuam como origem para os nutrientes.

De acordo com JUNIOR, Alvadi Antonio Balbinot , TÔRRES, André Nunes Loula, FONSECA, José Alfredo, TEIXEIRA, João Ribeiro, NESI, Cristiano Nunes. Revista de ciências agroveterinárias: Alteração em características químicas de um solo ácido pela aplicação de calcário e resíduos de reciclagem de papel.2006.(pag.17)

“A hipótese dessa pesquisa é de que resíduos de reciclagem de papel corrigem a acidez do solo, sem elevar significativamente os teores de metais pesados no solo e nas plantas. O objetivo dessa pesquisa foi avaliar em vasos os efeitos de diferentes doses de resíduos de reciclagem de papel (apara natural e branca) e calcário dolomítico sobre características químicas de um solo ácido.”

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (87.4 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com