TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Segundo Trabalho de Epistemologia e História da Ciência

Por:   •  14/12/2018  •  Trabalho acadêmico  •  708 Palavras (3 Páginas)  •  139 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

Aluno: Filipe Leal

Curso: Ciências Ambientais

Segundo Trabalho de Epistemologia e História da Ciência (trabalho específico)

A ORIGEM E UMA BREVE HISTÓRIA SOBRE A UFOLOGIA

Origem  

     A ufologia é considerada hoje em dia como uma pseudociência, devido a difícil obtenção de informações confiáveis sobre o campo de atuação que ela se encontra, mas pra entender melhor essa classificação de pseudociência, deve-se entender a origem do termo ‘’UFOLOGIA’’ e do que se trata essa área de estudos.

     Basicamente a ufologia estuda: Ufologia ou Ovnilogia é o conjunto de assuntos e atividades associadas com o interesse em objetos voadores não identificados – OVNI (UFO), que têm sido objeto de várias investigações ao longo dos anos por governos, grupos independentes e cientistas. No decorrer dos anos a Ufologia deixou de pesquisar apenas sobre OVNI’s e começou a se ambientar em pesquisas mais a fundo sobre vida inteligente fora da terra, civilizações e até mesmo especular sobre a possibilidade de uma migração dos seres humanos para outros planetas possivelmente habitáveis.

     Pode-se dizer que a Ufologia moderna teve seu início em 24 de junho de 1947, quando o piloto americano Kenneth Arnold, que comandava aviões de pequeno porte, transportando encomendas, habituado a voar sobre montanhas, principalmente por cima do monte Rainier, pico de uma importante cadeia de montanhas da região localizada entre Chebalis e Yakima, em Washington, teve neste local o primeiro contato com naves dirigidas por extraterrestres dos tempos atuais. Muito respeitado e admirado em sua cidade, afirmou ter visto nove objetos com o formato de discos, movimentando-se velozmente, a uma velocidade maior que a do som, o que não seria possível para um avião naquele tempo. Ao retornar à base, o piloto contou sua história, mas só foi levado a sério por ser um profissional com muita experiência.

     A ufologia que começou na américa do norte em 1947, não ficaria só por lá, devido ao grande entusiasmo de vários pesquisadores ao redor do mundo inteiro, não seria muito distante pensar que um dia o Brasil teria grupos de ufólogos, ou seria?

Maringá e as cidades do norte do Paraná são regiões onde se encontra alta incidência de ovni’s, como já disse o Ufólogo Ademar José Gevaerd, nascido em Maringá e um dos maiores pesquisadores do ramo. Gevaerd diz ainda que várias noticias de avistamento de ovni’s não param de chegar e que as investigações são tantas que ele não tem tempo de checar todas a fundo.

Mas a história de maringá com a ufologia não surgiu agora, já é inclusive bem antiga. Essa história começou em 1981, um grupo de acadêmicos da Universidade Estadual de Maringá (PR) se reuniu e decidiu fundar o primeiro centro de pesquisas ufológicas dentro de uma fundação universitária brasileira. Dessa idéia surgiu, em agosto daquele ano, o Centro para Pesquisas de Discos Voadores (CPDV), uma entidade civil e científica, dedicada à pesquisa intensiva do Fenômeno UFO e sua divulgação – prioritariamente no meio acadêmico. Em 1988 em parceria com o Grupo Editorial Paracientífico (GEP), o CPDV lançou a Revista UFO, uma renomada revista sobre ufologia conhecida por todo Brasil e pelo mundo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (76.7 Kb)   docx (16.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com