TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Transporte Metro ferroviário

Por:   •  16/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  431 Palavras (2 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 2

 Data: 08/10/2020

Curso: Pós-graduação em Engenharia Ferroviária

Matéria: Transporte Metroviário e Ferroviário de passageiros

Levando em consideração os temas abordados do decurso da aula de Transporte Metroviário e Ferroviário de Passageiros, faça um resumo de, no máximo uma página, abordando os tópicos mais relevantes tratados sob a sua ótica. 

Tente, na medida do possível, traçar paralelos com o transporte ferroviário de cargas e/ou com seu conhecimento prévio. 

Foi apresentada a função do transporte público para a sociedade, demonstrando que este não é um destino “fim”, ou seja, é apenas um elo entre o local que as pessoas residem e seus destinos.

Sempre que a pessoa está se locomovendo (ex: de casa para o trabalho, evento ou qualquer atividade) ela pretende utilizar um meio de transporte apenas para atingir seu objetivo, saindo da origem e chegando ao destino no menor percurso e tempo  possível.

O ideal é que seja um trajeto sem percalços, porém nem sempre é possível, visto que existem várias barreiras, sejam elas geográficas, de qualidade ou disponibilidade do transporte público de passageiros.

Com todos estes parâmetros, chegamos ao ponto aonde temos que analisar o quanto podemos e devemos investir na evolução dos transportes públicos, sejam eles de alta, média ou baixa capacidade.

Para que a população modifique o modo de se locomover (ex: substituir o carro pelo transporte público) deve existir um benefício perceptível, mensurado em 3 pilares básicos: conforto, tempo e disponibilidade. 

Quanto mais disponibilidade, conforto e menos tempo as pessoas têm nesses trajetos com transporte público, mais elas o adotarão como maneira principal de locomoção nos centros urbanos e/ou viagens entre cidades. O inverso também é verdadeiro, pois quanto pior, mais as pessoas buscarão o conforto no automóvel, mesmo que isso demande mais tempo nos deslocamentos.

Partindo deste pressuposto, precisamos analisar quais os recursos financeiros necessários para construir uma rede de transporte eficiente, verificando se sua construção e operação são viáveis e permitem que esta seja construída com retorno social equivalente ao capital investido.

Sempre vem à tona a discussão de porque algumas linhas ferroviárias deixaram de operar transporte de passageiros, restando apenas o transporte de cargas, valendo recordar que nem sempre estas linhas de passageiros tinham demanda viável para a operação, o que gerava imensos prejuízos, e exigia um grande aporte financeiro para manter seu funcionamento.

Por outro lado, o transporte de cargas permite um melhor retorno financeiro de determinados trechos ferroviários, e no fim das contas somente ele se mostra viável, pois sempre que existe o transporte misto (passageiros x carga), existem impactos severos na operação de ambos modais.

Esta análise é o fator central de decisão para manter ou criar um modal de transporte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (33.7 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com