TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O USO DA ALVENARIA ESTRUTURAL E POSSÍVEIS ERROS NA EXECUÇÃO

Por:   •  24/10/2016  •  Monografia  •  2.630 Palavras (11 Páginas)  •  473 Visualizações

Página 1 de 11

FACULDADE KENNEDY

KERLEY GONÇALVES BARBOSA

EDMAR RODRIGUES COELHO

MAGNO MACHADO

O USO DA ALVENARIA ESTRUTURAL E POSSÍVEIS ERROS NA EXECUÇÃO

BELO HORIZONTE

2016

FACULDADE KENNEDY

KERLEY GONÇALVES BARBOSA

EDMAR RODRIGUES COELHO

MAGNO MACHADO

O USO DA ALVENARIA ESTRUTURAL E POSSÍVEIS ERROS NA EXECUÇÃO

Trabalho apresentado a disciplina de TCC do Curso de Engenharia Civil da Faculdade Kennedy como requisito para obtenção de título de Engenheiro Civil.

Professor Orientador:

BELO HORIZONTE

2016

Kerley Gonçalves Barbosa

Edmar Rodrigues Coelho

Magno Machado

O USO DA ALVENARIA ESTRUTURAL

E POSSÍVEIS ERROS NA EXECUÇÃO

Trabalho apresentado a disciplina de TCC do Curso de Engenharia Civil da Faculdade Kennedy como requisito para obtenção de título de Engenheiro Civil.

Professor Orientador:

Aprovada em ___/___/_____ pela banca constituída pelos seguintes professores:

                                                                                                               

Prof. Dr.

                                                                                

Prof. Dr.

                                                                                

Prof. Dr.

Belo Horizonte

2016

Para alcançar conhecimento, adicione coisas todo dia. Para alcançar sabedoria, elimine coisas todo dia. (Lao-Tsé).

O Uso da Alvenaria Estrutural e Possíveis Erros na Execução

Kerley Gonçalves Barbosa

Edmar Rodrigues Coelho

Magno Machado

Resumo:

Palavras Chaves: Alvenaria estrutural, erros de execução.

The Use of Structural Building and Possible Errors in Execution

Abstract

Keywords:

SUMÁRIO

1.0        INTRODUÇÃO        

2.0        METODOLOGIA        

3.0        DESENVOLVIMENTO        

4.0        CONCLUSÃO        

5.0        REFERENCIAS        


  1. INTRODUÇÃO

A alvenaria estrutural é uma das técnicas construtivas mais antigas da humanidade. Surgiu basicamente de forma empírica no século XX. No Brasil, surgiu em 1966 com a construção de edifícios de 4 pavimentos no condomínio Central Parque no estado de São Paulo (SILVA, 2013).

Consiste em uma técnica que não utiliza vigas e nem colunas no processo construtivo as quais são substituídas por blocos com capacidade de resistência ao seu próprio peso, ao peso da laje e as cargas dos pavimentos (CANO, 2005).

Segundo Souza (2011), a alvenaria estrutural consiste em blocos acoplados por argamassa, cujas paredes tem a finalidade de vedar e estruturar. Pode ser classificada em simples (não armada), armada ou mista.

Simples ou não armada refere-se a estrutura basicamente constituída de blocos e juntas de argamassa  e que não suportam muitos pavimentos. Armada refere-se as estruturas que além dos blocos e argamassa é também empregado armadura de sustentação, geralmente utilizado em edifícios com muitos pavimentos. A mista é a junção de ambas (SILVA SOUZA, 2011).

Com o desenvolvimento da construção civil, com a exigência de que as construções sejam cada vez mais sustentáveis e com índice baixo de desperdício, a alvenaria estrutural surge como melhor escolha para atender a essas necessidades, e, além disso, apresenta outras vantagens como agilidade, custo competitivo, durabilidade da construção, layout agradável e outras. Contudo para apresentar estas vantagens é necessária e indispensável à execução correta das técnicas bem como elaboração detalhada de um projeto a ser seguido (BARBOSA, 2011).

Por ser uma técnica que muito se cobra a redução de custo, a mão de obra qualificada é imprescindível uma vez que além de racionalizar custos e processos, evitará retrabalhos e contribuirá para a diminuição das patologias que são conseqüências da técnica mal executada (SIQUEIRA, 2007).

E quando se trata de patologias, percebe-se que os erros de execução da técnica tem sido cada vez mais freqüentes. De acordo com Guilherme e Rocha (2012), esses erros geralmente estão associados a projetos mal desenvolvidos, falta de informações técnicas e específicas de materiais e mão de obra sem qualificação técnica.

Além da função de vedação a alvenaria tem função de sustentação e os erros por mais que sejam simples podem ocasionar graves conseqüências como por exemplo a segurança. Souza e Cabral citam exemplo de erros que colocam essa segurança em risco: “falta de prumo, dimensões inadequadas de juntas verticais e horizontais e modulação diferente da planejada”

Para BARBOSA (2011), a qualidade, eficiência do sistema construtivo e a segurança do processo são frutos de uma boa execução da alvenaria estrutural. E para isso certos fatores são indispensáveis, dentre eles a “resistência à compressão do bloco, espessura da junta de assentamento, composição da argamassa, prumo das paredes entre outros” (BARBOSA, 2011, pag. 01).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)   pdf (278.7 Kb)   docx (367.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com