TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Vicente Gentil

Por:   •  29/5/2021  •  Bibliografia  •  448 Palavras (2 Páginas)  •  124 Visualizações

Página 1 de 2

Aluna : Maria Gabriela Estolano Alves

  1. Considere uma pilha galvânica formada pelo par Fe-Cu, imersos em um meio corrosivo de aproximadamente 3,5% de NaCl, naturalmente aerada. O ferro naturalmente é oxidado nessas condições e para evitar essa situação foi adicionado à célula um terceiro eletrodo, constituído de uma liga de zinco. Ao meio foi adicionado fenolftaleína. Considerando essa nova situação informe:
  1. Qual é a função do eletrodo de zinco?

 Tem função de oxidar -se, ou seja, funciona como anodo.

  1. Os eletrodos de cobre e ferro constituem que parte da célula?

O ferro e Cobre não sofrem corrosão, funcionam como Catodo.

  1. observou-se uma coloração rósea ao redor dos eletrodos de cobre e ferro. Explique por que isso ocorre, apresente as reações químicas junto com a explicação. 

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

A coloração rósea dar-se-á devido a característica comum para meio alcalino ou básico.

  1. Por que eletrodos galvânicos de zinco, não são utilizados na proteção catódica de trocadores de calor? 

Mesmo o Zinco sendo normalmente anódico em relação ao Ferro, o mesmo pode sofrer inversão de polaridade e torna-se catódico em relação ao ferro, o eu ocasionara a corrosão do ferro.

  1. Explique por que os anodos de magnésio e zinco quando utilizados em estruturas enterradas necessitam de um revestimento condutor. OBS: informe a composição química comum desse enchimento. 

Ao se colocarem os ânodos inertes na superfície enterrada, é preciso envolvê-los com um enchimento condutor de coque moído (magnetita/ferrita), pois ele diminui a resistência de aterramento, facilitando o escoamento da corrente do ânodo para o solo e reduzindo o desgaste do ânodo inerte utilizado.

Não se deve superproteger uma superfície metálica quando for realizar uma proteção catódica, em virtude da ocorrência de H2 e OH- na área catódica, o que pode produzir fragilização do aço ou empolamento do revestimento.

  1. Considere um oleoduto que se encontra submerso no leito marinho. Explique a forma de proteger catodicamente esse oleoduto considerando o sistema galvânico e o sistema de corrente impressa.

Para sistema galvânico o fluxo de corrente elétrica fornecida origina-se diferença de potencial existe entre o metal e outro escolhido como anodo e que tem potencial mais negativo. Utiliza-se anodos de Zinco ou de alumínio. Os anodos são normalmente fixados diretamente aos tubos, por intermédio de solda elétrica da alma de aço do anodo.

Para sistema corrente impressa o fluxo de corrente fornecida origina-se da força eletromotriz de uma fonte geradora de corrente elétrica continua, alimentadas com corrente alternada , fornecem a corrente elétrica continua necessária a proteção da estrutura, para dispersar a corrente elétrica no eletrólito utiliza-se anodos especiais , anodos Fe-Si-Cr , com ou sem enchimento condutor. Os anodos podem ser lançados diretamente no fundo do mar ou enterrados na praia, dependendo de cada situação em particular.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (71.8 Kb)   docx (551.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com