TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Xisto Betuminoso

Por:   •  9/10/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.879 Palavras (8 Páginas)  •  349 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

RELATÓRIO DE CQA

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO (MECÂNICA)

XISTO BETUMINOSO

[pic 2]

São Paulo, 04 de outubro de 2016.

Índice

Páginas

1. Introdução;

3

2. História;

3

3. O Xisto Betuminoso;

4

4. Rocha sedimentar;

6

5. Geologia;

6

6. Reservas;

7. Conclusão;

8. Referências.

7

8

9

  1. Introdução

Essa pesquisa busca enfatizar um tema que vem sendo abordado por grandes potências, devido a abundância de petróleo que pode ser retirada do xisto betuminoso. Pelo fato do Brasil ser uma grande reserva de xisto, podemos dimensionar o volume disponível em nosso território, os benefícios, as desvantagens, custos com extração, efeitos ao meio ambiente, a poluição hídrica e a projeção futura para esse tema ao longo dos próximos anos.

  1. História

Humanos têm usado xisto betuminoso como combustível desde os tempos pré-históricos, já que geralmente queima sem nenhum processamento. Os antigos Bretões da Idade do Ferro também poliam o xisto betuminoso e o transformavam em ornamentos. A primeira patente britânica para extração de óleo de xisto betuminoso foi garantida a Becker e Serle em 1684. A mineração industrial moderna de xisto betuminoso teve início em 1837 em Autun, França, seguida pela exploração na Escócia, Alemanha e vários outros países.

As operações durante o século 19 focaram na produção de querosene, óleo de lamparina e parafina; esses produtos ajudaram a suprir a demanda crescente por iluminação que aumentou durante a Revolução Industrial. Também se produziram óleo combustível, óleo lubrificante, graxa e sulfato de amônio. O setor europeu de xisto betuminoso expandiu-se imediatamente antes da Primeira Guerra Mundial devido ao acesso limitado à recursos convencionais de petróleo e à produção em massa de automóveis e caminhões, que levou a um aumento no consumo de gasolina. (Yin, Liang, 07 de novembro de 2006).

Embora as indústrias estoniana e chinesa de xisto betuminoso tenham continuado a crescer após a Segunda Guerra Mundial, a maioria dos outros países abandonaram seus projetos devido aos altos custos de processamento e a disponibilidade de petróleo barato. Seguindo a crise do petróleo de 1973, a produção mundial de xisto betuminoso alcançou um pico de 46 milhões de toneladas em 1980 antes de cair para 16 milhões de toneladas em 2000, devido à competição da superabundância de petróleo convencional dos anos 80. (Carroll, Alan R , 17 de outubro de 2007).

[pic 3]Produção de xisto betuminoso em milhões de toneladas métricas, de 1880 a 2000.

  1. O Xisto Betuminoso

Qualquer movimento entre corpos sólidos, líquidos e gasosos produz atrito, que se opõe naturalmente. O Xisto Betuminoso é uma rocha sedimentar de grão fino, rica em material orgânico, contendo querogênio (uma sólida mistura decompostos químicos orgânicos), a partir do qual podem ser produzidos hidrocarbonetos líquidos chamados de petróleo de xisto. O petróleo de xisto é um substituto para o petróleo convencional; contudo, a extração do petróleo de xisto do xisto betuminoso é mais cara e tem maiores impactos ambientais. (Youngquist, Walter, 1998).

Depósitos de xisto betuminoso são frequentes em todo o mundo. As estimativas de depósitos globais vão de 2,8 a 3,3 trilhões de barris de óleo recuperável.

Aquecendo-se o xisto betuminoso a uma temperatura suficientemente alta ocorre o processo químico da pirólise para se obter um vapor. Com o resfriamento do vapor, o petróleo de xisto um petróleo não convencional é separado do gás de xisto (o termo gás de xisto pode se referir também ao gás que podem ocorrer folhelhos). O xisto betuminoso pode ser também queimado diretamente em fornalhas para se tornar um combustível de baixo poder de geração de energia, servindo também para a calefação urbana ou como matéria-prima na indústria química e na construção de materiais de processamento. (Dyni, John R, 2010).

O xisto betuminoso ganha uma atenção especial como uma potencial fonte abundante de petróleo sempre que o preço do petróleo convencional sobe. Entretanto, a extração e o processamento do xisto betuminoso aumentam uma série de preocupações ambientais, tais como o uso da terra, o manejo do lixo, o uso da água, o tratamento da água, a emissão dos gases estufa e a poluição do ar.

A Estônica e a China têm grandes indústrias sendo que Brasil, Alemanha e Rússia também fazem uso do xisto betuminoso.

Essa camada de rocha sedimentar, originada sob temperaturas e pressões elevadas, contendo matéria orgânica disseminada em seu meio mineral. Consiste numa fonte energética não renovável. É um tipo de rocha encontrada na natureza em duas formas diferentes: o betuminoso e o pirobetuminoso, ambos são ricos em betume. As características de cada um são:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (344.8 Kb)   docx (208.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com