TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Extração do Gas de Xisto

Por:   •  13/9/2016  •  Resenha  •  350 Palavras (2 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 2

Xisto

O xisto betuminoso é uma rocha sedimentar e porosa, rica em material orgânico. Em suas camadas, é possível encontrar gás natural semelhante ao derivado do petróleo (gas de xisto), que pode ser destinado para o uso como combustível de carros, geração de eletricidade, aquecimento de casas e para a atividade industrial.

Extração do gas de xisto

1. O solo e perfurado ate ultrapassar a fonte da agua subterranea e um cano de aço e inserido no vao

2. Cimento e bombeado pelo cano ate o fim da perfuração e sobe por fora dele, criando uma camada de proteção entre o duto e o aquifero (dependendo do aquifero, podem ser feitas mais camadas)

3. É preciso chegar a reserva horizontalmente, para aproveitar o metano do xisto( o cano enverga e fica paralelo ao solo)

4. Depois da perfuração, dispositivos com denotadores sao enviados pelos dutos que explode causando fraturas no cano de cimento

5. Agua e areia e um coquetel de quimicos sao injetados com pressao pelo cano, ampliando as rachaduras por onde o gas pe liberado( a agua abre a lamina e areia impede que as frissuras se fechem)

6. Os fluidos sao retirados e o gas comeca a ser recuperado pelo cano ( a maior parte das quimicas usadas ficam no subsolo)

7. Parte dos fluidos injetados (15% a 50%) sao recuperados armanezados numa especia de "piscina" e reutilizados

Risco Ambiental

Os impactos do uso desse método de exploração são sérios e bastante danosos para a sociedade e para a natureza. As substâncias químicas utilizadas não são divulgadas com precisão, mas já se sabe que esse processo resulta em contaminação de solo e da água. Isso porque o fraturamento da rocha aumenta sua permeabilidade, fazendo que a água usada no processo de extração se misture às substâncias químicas e penetre tanto nos corpos de água (lençol freático ou mesmo em aquíferos) quanto no solo, uma vez que ela é reintroduzida no interior da terra após o fraturamento. Ou seja, as reservas naturais de água subterrânea não podem mais ser usadas, além de poderem chegar até os rios e contaminá-los, e o solo passa a conter substâncias químicas danosas à saúde humana e animal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (51.1 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com